UFVJM tem como desígnios essenciais o ensino, a pesquisa e a extensão, agregados na formação de cidadãos qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para os problemas dos segmentos econômico, social e ambiental.
Dentre os cursos de engenharia oferecidos pelo Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da UFVJM, no Campus do Mucuri, estão os cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Hídrica, que objetivam promover a formação de um profissional apto a discutir e propor soluções aos desafios contemporâneos.
O evento tem como objetivo aproximar os estudantes do mercado de trabalho e das novas tecnologias, além de estabelecer uma integração entre o terceiro setor e a UFVJM, contribuindo para a formação profissional dos discentes e dos demais participantes, aqui incluídos os alunos do ensino médio, de outras instituições de ensino superior e da comunidade em geral pertencente ao Vale do Mucuri e região.
