O NIFE é um núcleo de estudo e pesquisa do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). O objetivo do NIFE é promover a excelência da Educação Adventista, mediante a inovação didática na integração da fé com o ensino e a aprendizagem, em todos os níveis acadêmicos e em todas as áreas do conhecimento humano.
Em 1994 foi realizado o 1º Seminário de Integração Fé, Ensino e Aprendizagem sob a coordenação do Dr. Humberto Rasi e Dr. Enrique Becerra, Diretor do departamento de Educação e Diretor Associado da General Conference (https://christintheclassroom.org/). Portanto, há mais de duas décadas que este evento vem sendo realizado e cumprido sua missão no UNASP através do NIFE (https://www.unasp.br/nife/).
O 9º Seminário de Integração Fé, Ensino e Aprendizagem irá aprofundar a discussão sobre as experiências de boas-práticas de integração entre fé, ensino e aprendizagem (IFEA) em contextos reais de ensino. Para além das dimensões teóricas, os desafios práticos em cada área do conhecimento só podem ser plenamente desenvolvidos com o envolvimento do professor-pastor-pesquisador como base da práxis dos princípios da educação Adventista.
Didática da integração: Guia de elaboração e aplicação de sequências didáticas de boas práticas na Integração Fé, Ensino e Aprendizagem
Datas Importantes
Submissão de trabalho: 25 abril 2023
Nova data: 30 abril 2023
Notificação aos autores: até 2 de Maio de 2023
Nova data: 7 maio 2023
Submissão dos textos definitivos para publicação: até 9 de Maio 2023
Nova data: 12 maio 2023
Envio da apresentação gravada em vídeo: até 11 de Maio 2023 (Quinta-feira)
Nova data: 15 maio 2023
Inscrição: até 17 de Maio 2023 (Dia do Evento, Quarta-feira, 14h-18h, Online)
PROGRAMA - 17 maio 2023 (14h-18h) Online
14h00 Abertura
Prof. Martin Khun (Reitor do UNASP)
(Moderadora: Profa. Creriane Lima)
14h15 Reflexão: 120 Anos do Livro Educação de Ellen White - Pr. Wendel Lima (UNASP)
14h30 Palestra de Abertura: Formando estudantes Satan-Proof: Papel da Integração Fé-Ensino.
Dr. Sócrates Quisper (DSA)
15h15 Mesa Redonda: 120 Anos do Livro Educação de Ellen White
Coordenadores do curso de Pedagogia do UNASP.
Prof. Admilson Gonçalves de Almeida
Prof.a Dayse Karoline Sousa Silva de Carvalho
Prof.a Lucienne Dornelles
16h00 Intervalo
16h10 Comunicações Orais de Trabalhos
16h10 Avaliação surpresa com passeio em meio à natureza no ensino superior Adventista - Profa. Karla Adriane Corrêa Oliveira
16h20 Grupos pequeños en la Universidad Peruana Unión - Prof. Rubén Montero
16h30 Discussão de todos os trabalhos no Canal do Youtube
(Visualizações e comentários em simultâneo no Youtube: https://www.youtube.com/@NIFENEO . Os autores devem estar online para responder aos comentários da audiência sobre suas apresentações em vídeo das 16h30 até às 17h)
Gestão Escolar na Perspectiva Cristã - Profa. Rebeca Darius
Comunicação Coerente na Rede Adventista de Ensino - Profa. Hamanda Silvana Portal de Oliveira
Projeto de Treinamento para Tradutores Adventistas - Prof.a Creriane Samuel Nunes Lima
A Integração da Fé, Ensino-Aprendizagem na Disciplina de Formação de Professores no Curso de Pedagogia - Prof.a Silvia Quadros
Você é Especial para Nós - Profa. Maria José Carvalho da Conceição Marinho
Sequência Didática Integração Fé e Ensino em Ciências - Profa. Zarife Magalhães de Moraes Rojas e Prof. Francislê Neri de Souza
Uma Experiência de Integração de Valores Institucionais com o Ensino em Curso de Direito - Prof. Marcelo Alves
Avaliação surpresa com passeio em meio à natureza no ensino superior Adventista - Profa. Karla Adriane Corrêa Oliveira
Grupos pequeños en la Universidad Peruana Unión - Prof. Rubén Montero
17h Palestra de Encerramento: Como Jesus tratava Seus Alunos?
Pr. Dr. Adolfo Semo Suárez (Reitor do Salt DSA)
(Moderador: Prof. Fabio Darius)
17h50 Encerramento e Pré-Lançamento de Livro
"Desafios da Integração:
Reflexões e Experiências de Integração Fé, Ensino e Aprendizagem na Educação Adventista"
Prof. Francislê Neri de Souza
Profa. Creriane Lima
Prof. Fábio Darius