Esse evento responde à urgente finalidade do Instituto Federal de Brasília, bem como dos Cursos Superiores de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e de Licenciatura em Pedagogia, de promover e fomentar a discussão de temas imprescindíveis na formação acadêmica e da sociedade, como educação, letramento, criatividade e inovação.
No cenário atual, o trabalho com a educação implica o desdobramento da compreensão das diversas formas de aprendizagem para o desenvolvimento das diversas práticas de letramento, foco central de discussão e de aprofundamento no evento proposto. A noção de letramento corresponde, por sua vez, à construção, compreensão e efetiva aplicação do conhecimento ao mundo, às reais demandas da sociedade.
Diante do entendimento de que a escola constitui lugar privilegiado para o desenvolvimento das práticas de letramento, o trabalho pedagógico tem demandado estratégias criativas e inovadoras. O trabalho pedagógico carrega em si processos criativos que, quando conscientemente pensados pelos profissionais da educação possibilitam a criação de práticas de ensino inovadoras e transformadoras. De igual modo, a consciência da criatividade e das etapas do processo criativo permitem aos atores sociais autonomia e a liberdade necessárias para a ressignificação das práticas sociais com o objetivo de melhoria dos processos e produtos gerados no ambiente de trabalho.
Desse modo, a noção de ação estratégica de criatividade permite a compreensão da ideia de que, através de apropriação e mescla de textos e discursos, de forma criativa, falantes e escritores são, por vezes, capazes de abrir espaço para ações e identidades que antes não eram possíveis. Assim, reitera-se que criatividade é, sobretudo, uma questão de encontrar o caminho em torno de restrições ou limitações colocadas pelos discursos operados. Sendo assim, torna-se necessário e urgente o diálogo sobre a criatividade e sua relação com o trabalho pedagógico como forma de transformação das práticas sociais, que visa à inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
Ademais, trata-se de um princípio de integração social promover eventos de caráter acadêmico, que suscitem a discussão acerca desses temas cruciais para o desenvolvimento de todas as esferas do Distrito Federal. Debater e promover reflexões, desenvolver novas pesquisas e divulgar à comunidade do Distrito Federal e do entorno os resultados obtidos nas pesquisas realizadas por essa comunidade acadêmica é imperioso no que tange às respostas sociais do IFB.