Segundo Isoda (2010), a Jugyou Kenkyuu , expressão
original japonesa para Lesson Study (expressão em inglês), originou-se no ano
de 1872, constituindo-se em um processo de investigação de formas diferenciadas
e eficazes de ensino que, com o tempo, consolidou-se como um processo de
estudo/pesquisa da/na prática do professor, tendo como foco central a promoção
da aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, as aulas são planejadas e
construídas por um grupo de professores, coordenadores e gestores de uma
unidade escolar, de modo colaborativo e reflexivo, estando presente nos
contextos da formação inicial e continuada de professores. É importante
observar que o sucesso da sua implantação e execução conta com o apoio de
políticas educacionais e da administração de sistemas escolares. A palavra
Jugyou Kenkyuu significa literalmente “Pesquisa (Kenkyuu) de Aula (Jugyou)”,
passando a Jugyou Kenkyuu – Lesson Study a ser conhecida de forma ampla em
outros países da cultura ocidental, a partir do estudo com vídeos da Third
International Mathematics and Science Study (TIMSS) (STIGLER; HIEBERT, 1999),
bem como do crescente interesse pela metodologia de resolução de problemas como
estratégia didática essencial no ensino e aprendizagem da Matemática.
Atualmente, a Jugyou Kenkyuu – Lesson Study, por meio de um processo de
aculturação, vem ganhando espaço em diversos países, além dos países da Ásia e
do Sudeste Asiático, como Estados Unidos, Portugal, Suíça, Chile, Dinamarca,
Suécia, Brasil, entre outros.
No Brasil, isso se deu no ano de 2009, a partir do trabalho
pioneiro da Professora Yuriko Yamamoto Baldin, da Universidade Federal de São
Carlos (UFSCar), que adotou o termo “Pesquisa de Aula” para a Lesson Study,
indicando uma linha de pesquisa em Ensino da Matemática, como parte importante
da formação de professores. Desde então, ampliou-se o interesse por uma melhor
compreensão deste processo, dando origem aos primeiros projetos de pesquisa
realizados na Região Sudeste. Mais recentemente, tem-se ampliado os grupos de
pesquisa e os projetos que utilizam Lesson Study no ensino de matemática ou na
formação de professores, atingindo todas as regiões do Brasil.
É nesse cenário de ampliação do processo Lesson Study pelo mundo,
que o Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM)
se insere. Ele é uma iniciativa dos Grupos de Pesquisa Investigação em Ensino
de Matemática, da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em
Matemática, da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp) com o apoio
de outros grupos, associações e instituições de Ensino Superior. Trata-se de um
evento voltado para pesquisadores, formadores de professores, professores e
futuros professores que trabalham ou já trabalharam com a LS no Ensino de
Matemática e/ou na Formação de Professores, assim como a todos aqueles que têm
interesse em conhecer este processo, visando desenvolvê-lo em suas práticas
profissionais e/ou de investigação. Em edição inaugural, o evento tem por
objetivo:
1) Integrar pesquisadores nacionais e
internacionais que se dedicam à pesquisa em Lesson Study em contextos de
formação inicial ou continuada de professores, que ensinam matemática, em
instituições públicas e privadas.
2) Socializar e discutir pesquisas concluídas ou em
desenvolvimento que abordam, de alguma forma, Lesson Study na prática de
ensinar e de aprender matemática na Educação Básica, no Ensino Superior ou no
âmbito da formação e do desenvolvimento profissional de professores que ensinam
matemática.
A programação está sendo construída de modo que os participantes
conheçam experiências em Lesson Study desenvolvidas no Brasil e em outros
países. Para tanto, serão ofertadas mesas-redondas nos seguintes idiomas:
português, inglês e espanhol. O evento receberá resumos de pesquisas concluídas
e em desenvolvimento até 20 de abril de 2021, também, nos três idiomas citados
anteriormente. Desse modo, o participante poderá escolher as atividades e
verificar em qual idioma cada uma delas será ofertada, acessando a área
Programação.