Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática

Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática

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Sobre o evento

Segundo Isoda (2010), a Jugyou Kenkyuu expressão original japonesa para Lesson Study (expressão em inglês), originou-se no ano de 1872, constituindo-se em um processo de investigação de formas diferenciadas e eficazes de ensino que, com o tempo, consolidou-se como um processo de estudo/pesquisa da/na prática do professor, tendo como foco central a promoção da aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, as aulas são planejadas e construídas por um grupo de professores, coordenadores e gestores de uma unidade escolar, de modo colaborativo e reflexivo, estando presente nos contextos da formação inicial e continuada de professores. É importante observar que o sucesso da sua implantação e execução conta com o apoio de políticas educacionais e da administração de sistemas escolares. A palavra Jugyou Kenkyuu significa literalmente “Pesquisa (Kenkyuu) de Aula (Jugyou)”, passando a Jugyou Kenkyuu – Lesson Study a ser conhecida de forma ampla em outros países da cultura ocidental, a partir do estudo com vídeos da Third International Mathematics and Science Study (TIMSS) (STIGLER; HIEBERT, 1999), bem como do crescente interesse pela metodologia de resolução de problemas como estratégia didática essencial no ensino e aprendizagem da Matemática. Atualmente, a Jugyou Kenkyuu – Lesson Study, por meio de um processo de aculturação, vem ganhando espaço em diversos países, além dos países da Ásia e do Sudeste Asiático, como Estados Unidos, Portugal, Suíça, Chile, Dinamarca, Suécia, Brasil, entre outros.

No Brasil, isso se deu no ano de 2009, a partir do trabalho pioneiro da Professora Yuriko Yamamoto Baldin, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que adotou o termo “Pesquisa de Aula” para a Lesson Study, indicando uma linha de pesquisa em Ensino da Matemática, como parte importante da formação de professores. Desde então, ampliou-se o interesse por uma melhor compreensão deste processo, dando origem aos primeiros projetos de pesquisa realizados na Região Sudeste. Mais recentemente, tem-se ampliado os grupos de pesquisa e os projetos que utilizam Lesson Study no ensino de matemática ou na formação de professores, atingindo todas as regiões do Brasil.

É nesse cenário de ampliação do processo Lesson Study pelo mundo, que o Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM) se insere. Ele é uma iniciativa dos Grupos de Pesquisa Investigação em Ensino de Matemática, da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática, da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp) com o apoio de outros grupos, associações e instituições de Ensino Superior. Trata-se de um evento voltado para pesquisadores, formadores de professores, professores e futuros professores que trabalham ou já trabalharam com a LS no Ensino de Matemática e/ou na Formação de Professores, assim como a todos aqueles que têm interesse em conhecer este processo, visando desenvolvê-lo em suas práticas profissionais e/ou de investigação. Em edição inaugural, o evento tem por objetivo:

1)     Integrar pesquisadores nacionais e internacionais que se dedicam à pesquisa em Lesson Study em contextos de formação inicial ou continuada de professores, que ensinam matemática, em instituições públicas e privadas.

2)  Socializar e discutir pesquisas concluídas ou em desenvolvimento que abordam, de alguma forma, Lesson Study na prática de ensinar e de aprender matemática na Educação Básica, no Ensino Superior ou no âmbito da formação e do desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática.

A programação está sendo construída de modo que os participantes conheçam experiências em Lesson Study desenvolvidas no Brasil e em outros países. Para tanto, serão ofertadas mesas-redondas nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol. O evento receberá resumos de pesquisas concluídas e em desenvolvimento até 20 de abril de 2021, também, nos três idiomas citados anteriormente. Desse modo, o participante poderá escolher as atividades e verificar em qual idioma cada uma delas será ofertada, acessando a área Programação. 

Palestrantes

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Programação

Horário de Brasília/Brasil

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Calendar

Coordenação Geral

  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas
  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Comissão Organizadora

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aluska Dias Ramos Macedo, Universidade Federal de Campina Grande
  • Andrey de Paula, Universidade Federal do Tocantins
  • Alex Henrique Alves Honorato, Universidade Estadual de Campinas
  • Carina Maia de Castro Mundim, Universidade de Brasília
  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas
  • Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Dalvirene Braga, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília
  • Yuriko Yamamoto Baldin, Universidade Federal de São Carlos
  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília
  • Wesley Pereira da Silva,  Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília

Comissão Científica

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Ana Letícia Losano, Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros, Instituto Federal de São Paulo, Campus Hortolândia
  • Jenny Patricia Acevedo-Rincón, Universidad Del Norte
  • Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP- Câmpus de Presidente Prudente)
  • Marisa Quaresma, Universidade de Lisboa (UL)
  • Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Universidade de Campinas (UNICAMP)
  • Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Roberta Menduni, Universidade Estadual do Sul da Bahia (UESB)
  • Thaís de Oliveira Ferrasso, Instituto Federal de São Paulo, Campus Bragança Paulista
  • Mauri Luís Tomkelski, Universidade de Lisboa (UL)
  • Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul


Inscrições

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Submissões

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Orientações para a Submissão de Resumos

Para a submissão de resumos é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento.

  • Nesta primeira edição do evento, a submissão de trabalho será apenas na modalidade de resumo simples (contendo de 200 a 250 palavras), enunciando, de forma clara e sintética, o problema de pesquisa, a abordagem metodológica empreendida e os resultados, destacando se é uma pesquisa concluída ou em desenvolvimento, que tenham foco em Lesson Study no Ensino de Matemática;

  • Todos os resumos serão avaliados pela Comissão Científica e, os aceitos, serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento;

  • Cada resumo pode ter no máximo quatro autores. Um autor pode submeter no máximo três resumos, sendo primeiro autor em apenas um deles e coautor nos outros dois.

  • Após a realização do evento, os participantes que tiveram seus resumos aceitos para apresentação, terão a possibilidade de ampliar seus trabalhos em formato de resumo expandido (de 3 a 5 páginas) para publicação nos anais do evento. O prazo para essa segunda etapa é até 15 de junho de 2021.

Orientações para a apresentação de Comunicação Científica


  • Os trabalhos aprovados serão reunidos por alinhamento temático em Salas Virtuais com no máximo 5 trabalhos - dispostas na área de apresentação de trabalhos da plataforma do evento  <https://www.even3.com.br/silsem/>. Acesse com seu login e senha. 

  • O Link de acesso às Salas Virtuais será disponibilizado na plataforma do evento na área do Participante, clique à esquerda no menu “apresentação de trabalhos”. (Atenção: para acessar o site, deve-se utilizar o e-mail informado na inscrição).

  • Cada trabalho será apresentado oralmente (sem apoio de slides) pelos autores(as) em até 20 minutos (10 minutos para a apresentação e 10 minutos para discussão a partir dos questionamentos feitos pelos participantes e coordenador(a) da Sala Virtual). A opção pela apresentação oral visa minimizar imprevistos técnicos e ampliar o diálogo entre os participantes nas Salas Virtuais. 

  • Caso autor/autora e coautor/coautora façam uso da fala, eles (elas) devem dividir o tempo, de maneira que a soma das falas não ultrapasse 10 minutos.

  • Solicitamos aos autores(as) que leiam os trabalhos dos colegas da Sala Virtual e que elaborem 1 (um) questionamento/reflexão/comentário para enriquecer o debate.

Orientações para a participação nas Atividades

  • Para participar de todas as atividades do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM) e receber a certificação, você deve estar inscrito(a). (Atenção: O prazo de inscrição é até 11.05.2021). Acesse a plataforma do evento <https://www.even3.com.br/silsem/>,  com seu login e senha. 

  • As Comunicações Científicas serão transmitidas, exclusivamente, pela plataforma do evento na área do Participante, não sendo acessível para pessoas não inscritas.

  • O Link de acesso às "Salas Virtuais" de Comunicações Científicas será disponibilizado na plataforma do evento na área do Participante, clique à esquerda no menu “apresentação de trabalhos”. (Atenção: para acessar o site, deve-se utilizar o e-mail informado na inscrição).

  • Pedimos aos participantes que escolham com consciência a Sala Virtual que acompanharão a cada dia, evitando, assim, deslocamentos entre  Salas Virtuais depois do início das apresentações.

  • O Link de acesso às Mesas-redondas será disponibilizado na plataforma do evento na área do Participante, clique à esquerda no menu “Transmissão on-line”. (Atenção: para acessar o site, deve-se utilizar o e-mail informado na inscrição). 

  • As mesas-redondas serão (re)transmitidas pelo Canal do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM) no Youtube  <https://www.youtube.com/channel/UCQUOVM1EIWpu8zUbONKllZg>. (Atenção: se você está inscrito no evento e deseja receber a certificação, você deve acompanhar as mesas-redondas pela plataforma <https://www.even3.com.br/silsem/> e não pelo canal do GIEM no Youtube).

FAQ – Perguntas Frequentes

Navegou pelo site do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA e ainda ficou com algumas dúvidas, conheça aqui nosso FAQ . 


Os trabalhos submetidos poderão ser em qual categoria? Serão aceitos relatos de experiência?

Nesta primeira edição do evento, serão aceitos apenas trabalhos na categoria de comunicação científica, elaborada a partir de uma pesquisa concluída ou em desenvolvimento. Relatos de experiência, portanto, não serão aceitos.


É obrigatório submeter um trabalho para participar do SILSEM?

Não, você poderá participar como ouvinte, tanto nas discussões das mesas-redondas, quanto nas comunicações científicas. 


Haverá certificado? De quantas horas? 

Sim, para receber o certificado, você deverá assinar as listas de presença nas atividades, via plataforma do evento (Even3). A carga horária será de acordo com as horas de sua participação registradas em nosso sistema.


Como será controlado a presença no evento? Haverá uma lista de presença?

A presença será contabilizada pelo próprio acesso na plataforma even3, ou seja, para que as participações sejam registradas, os inscritos precisarão acessar cada atividade pelo link disponibilizado na plataforma e, automaticamente, será contabilizada sua presença.


Que órgão/instituição emitirá o certificado?

O certificado será emitido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Distrito Federal – SBEM/DF. 


As palestras ficarão disponíveis para quem não puder assistir no horário da transmissão?

Sim, no YouYube, em endereço a ser divulgado. 


Serão aceitos trabalhos de Educação Matemática em GERAL? 

Não, não serão. O SILSEM é um evento com o objetivo de socializar e discutir pesquisas concluídas ou em desenvolvimento que abordam, de alguma forma, a Lesson Study na prática de ensinar e de aprender matemática na Educação Básica, no Ensino Superior ou no âmbito da formação e do desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. Em vista disso, os trabalhos a serem propostos e aceitos devem fazer relação com a metodologia de Lesson Study no ensino de matemática.

Materiais para Divulgação

Acesse aqui os materiais de divulgação.

Realização

                            

Apoio

                 

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