XI SIMPÓSIO NACIONAL E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES — SIMFOP

XI SIMPÓSIO NACIONAL E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES — SIMFOP

online UNISUL - Tubarão - Santa Catarina - Brasil
presencial Com transmissão online

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Sobre o evento

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O XI Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional sobre Formação de Professores (SIMFOP/UNISUL) tem por finalidade a divulgação científica e a socialização de experiências pedagógicas por meio de diferentes grupos de pesquisa, assim como promover a articulação entre a universidade e as escolas de educação básica. O tema escolhido para a edição de 2024 é “Educação em contextos locais e globais: proposições e desafios para a próxima década.


EIXOS TEMÁTICOS E GRUPOS DE TRABALHO

EIXO 1. Práticas textuais discursivas

Ementa: O eixo Práticas textuais discursivas busca reunir discussões de pesquisas e/ou experiências de ensino e de aprendizagem que abordem práticas textuais e discursivas como leitura problematizadora da formação social em que vivemos. Considerando que a educação se dá em espaços formais e informais, analógicos e digitais, objetivamos provocar um debate que questione saberes dados como verdade(s) e coloque a teoria em diálogo/tensão com diferentes materialidades de análise, apontando para a possibilidade de uma educação democrática e inclusiva.

GT 01 - COGNIÇÃO, LINGUAGEM E ENSINOsob a coordenação do professor Dr. Fábio José Rauen (PPGCL/UNISUL) e das professoras Dra. Suelen Francez Machado Luciano (Faculdade SENAC) e Ma. Thalia Eluar do Nascimento (PPGCL), este simpósio tem como propósito problematizar aspectos cognitivo-comunicacionais das linguagens humanas, estabelecendo conexões com todos os níveis e modalidades de ensino.

GT 02 - DISCURSO E NARRATIVA, configura-se como simpósio, tem como coordenadora a professora Dra. Silvânia Siebert (PPGCL) e se propõe a discutir discurso e narrativa na perspectiva do ensino.

GT 03 - PSICANÁLISE E LINGUAGEM, simpósio coordenado pelos professores Dr. Maurício Maliska (PPGCL) e Dra. Adriana de Oliveira Limas Cardoso (Curso de Psicologia/UNISUL) vislumbra articular o campo da Psicanálise e da linguagem no âmbito da Educação Básica. 



EIXO 2. Educação, sujeitos e práticas pedagógicas

Ementa: As práticas pedagógicas constituem-se como objetos preciosos para a investigação e a compreensão dos processos educativos e seus sujeitos, tanto em espaços formais quanto informais da educação; além de favorecerem a ampliação do legado científica e teoricamente fundamentado sobre as relações de ensino-aprendizagem. No XI SIMFOP, o eixo Educação, sujeitos e práticas pedagógicas convida à circulação de ideias, reflexões e proposições sobre esse assunto, bem como suas implicações na cultura, na diversidade e na construção de uma educação emancipadora, incluindo o papel do Estado e os atravessamentos resultantes de tensões e aproximações com o tecido social.

GT 04 - AULA DE LITERATURA: ENSINAR E/OU LER LITERATURA. A proposta do simpósio é refletir sobre o ensino da literatura e as práticas de leitura literária nas salas de aula da Educação Básica. O objetivo é reunir pesquisas que problematizem temas como “práticas de mediação literária”, “tempos e espaços de leitura literária na escola”, “didática da literatura”, “formação de professores de literatura”, dentre outros estudos que se articulem na interface literatura e educação. Um dos conceitos que mobilizam nossas reflexões parte da corrente francesa de didática da literatura e trata da dimensão subjetiva da leitura. Como afirma Annie Rouxel (2013), ao se pensar o ensino de literatura é fundamental considerar-se essa dimensão subjetiva e as realizações efetivas dos sujeitos leitores (alunos, estudantes, professores). “A implicação do sujeito dá sentido à prática da leitura, pois ela é, ao mesmo tempo, o signo de apropriação do texto pelo leitor e a condição necessária de um diálogo com o outro, graças à diversidade das recepções de uma mesma obra” (p. 23). Desta maneira, pode-se dizer que a prática da leitura literária possibilitaria a identificação convidando o leitor a uma apropriação singular das obras, favorecendo a construção de uma outra relação com o texto, sendo possível levar em consideração os desejos e interpretações de leitores reais. O GT tem como coordenadores as professoras Dra. Chirley Domingues (UNISUL), Dra. Gabriela Rodella de Oliveira (UFSB), Eliane Santana Dias Debus (UFSC) e Profª Drª Andresa Fabiana B. Guimarães (IFSULDEMINAS- Campus Avançado Carmo de Minas).

GT 05 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA é um simpósio coordenado pelos professores Dra. Josélia Euzébio da Rosa (PPGE/Unisul - Brasil), Prof. Dr. Ademir Damazio (GPEMAHC - TedMat - Brasil) e Prof. Dr. Osvaldo Augusto Chissonde Mame (Instituto Superior Universitário da Caála – Angola).  A proposta tem como objetivo refletir sobre possibilidades de superação das formas de aprender e ensinar Matemática em nível empírico, por meio da ressignificação da organização do ensino de modo a potencializar a apropriação de conhecimentos teóricos.

GT 06 - INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO, coordenado pelas professoras Dra. Luciane Pandini Simiano (PPGE) e Dr. André Luís de Souza Lima (PPGE), busca agregar a produção de diferentes Grupos de Estudos e Pesquisas que movimentam a produção teórica do campo dos estudos da infância, da Educação infantil e dos processos inclusivos na educação básica, de modo a refletir sobre práticas, os direitos e a educação da criança.

GT 07 - TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. Este simpósio objetiva discutir a tecnologia digital da informação e comunicação vem fazendo parte do dia a dia da sociedade modificando culturas, a maneira com que nos comunicamos e desenvolvemos atividades profissionais, de lazer e de organização social. Mais recentemente temos visto práticas que contam com a produção automática de textos, não só na formulação de documentos, como também no planejamento de aulas e demais atividades.  Para a Educação, inclusa neste cenário, se estabelece o desafio de problematizar e refletir de forma crítica e criativa sobre esses processos. A temática proposta envolve a discussão, no âmbito científico, das práticas de formação de professores, políticas públicas, ambientes e recursos digitais, incluindo inteligências artificiais, metodologias, ensino e aprendizagem da Educação Básica e Superior. Será coordenado pelos professores: Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher – (PPGE/UNISUL), Elcio Schuhmacher – Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Lia Raquel M. Oliveira (Educational Technology, University of Minho), Juliana Da Silveira (PPGCL/UNISUL) e Solange Leda Gallo (PPGCL/Unisul). 

GT 08 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS. Este GT é coordenado pelo prof. Rodrigo Rodrigues de Freitas (PPGE/UniSul) e a Pós-doutoranda Cláudia Regina dos Santos (PPGE/UniSul) e visa agregar estudantes de graduação, mestrado e doutorado que atuam com a temática da Educação Ambiental em espaços formais e não-formais. Nos espaços não-formais o GT visa abordar a participação social na gestão ambiental pública, a Aprendizagem Social em Sistemas Socioecológicos e a Extensão Pesqueira. A aprendizagem no nível social não é tão bem pesquisada como no nível individual, mas vem sendo considerada um fator crucial para o sucesso nas iniciativas de governança ambiental (Berkes, 2009). Um dos arranjos institucionais de maior interesse são as Áreas Marinhas Protegidas, que contam com projetos, conselho gestor, câmaras técnicas e grupos de trabalho. Freire (1983) se debruçou na relação entre comunicação e o trabalho de extensão, argumentando pela necessidade de pautar esse processo por uma educação humanizada, visando transformar as sociedades rurais. Aqui há um interesse especial na investigação do aprendizado e dos métodos e abordagens educativas utilizadas em iniciativas de monitoramento participativo da pesca artesanal, ciência cidadã e educação popular. Os debates sobre esta temática irão enfocar a criação de laços de cooperação e de arranjos institucionais para promover os produtos da sociobiodiversidade na zona costeira. Nos espaços formais de educação (ex.: escolas, institutos, universidades) o interesse do GT recai sobre a análise dos currículos, interação entre escolas e comunidades, assim como políticas públicas voltadas para a gestão dos recursos de uso comum. 


EIXO 3. Linguagem, cultura e arte

Ementa: O eixo Linguagem, cultura e arte do XI SIMFOP visa discutir a educação suas proposições e desafios, a partir das produções simbólicas da imagem, do corpo, da música na cultura, nas artes e na mídia enquanto espaços de “apreendência” (aprendizagens e vivências). Busca-se questionar, então, quais re-existências são possíveis e como são ressignificadas as experiências das linguagens na educação.  Lança-se, assim, para o debate  sobre a multiplicidade das linguagens e suas vivências sensíveis que potencializam os repertórios artísticos-culturais e simbólicos no campo da Educação.

GT 09 - ESTÉTICA E POLÍTICA: GÊNERO, RAÇA E CLASSE, no formato de simpósio, sob a coordenação Dra. Ana Carolina Cernicchiaro (PPGCL), Dra. Nádia Régia Maffi Neckel (PPGCL/UNISUL) e Dra. Ramayana Lira de Sousa (PPGCL). Este GT visa a pensar o político e os regimes estéticos na história em suas potências do sensível na arte e na educação, compreendendo como as intersecções entre gênero, raça e  classe se (re) apresentam no cotidiano da Educação Básica.  Nesse sentido partimos da seguinte questão: Como corpo-linguagem re-existe no campo poético-político na Educação? 

GT 10 - IMAGINÁRIO, MEMÓRIA E RELAÇÕES DE AFETO, que tem como coordenadores os professores Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (PPGCL) e Dr. Mário Abel Bressan Júnior (PPGCL), tem como proposta oportunizar o debate da prática pedagógica, a partir das suas inferências diante da instrumentalização, técnica, inovação, afetividade, memória e imaginários.


EIXO 4. Políticas educacionais e o direito à educação de qualidade social

Ementa: As políticas educacionais pretéritas e do tempo presente não foram exitosas em garantir o direito à educação de qualidade social. Há uma “dívida” do Estado com as crianças e jovens e também com os docentes. Trata-se de uma discussão relevante e urgente a ser realizada no âmbito do XI SIMFOP, com intuito de problematizar as políticas pretéritas e fomentar a discussão de futuras políticas educacionais comprometidas com a superação da precarização da Educação em âmbito nacional e internacional.

GT 11 - ALFABETIZAÇÃO, POLÍTICAS E PRÁTICASCoordenado pelas professoras Dra. Maria Sirlene Pereira Schlickmann (PPGE/UNISUL), Profa. Dra. Rosângela Pedralli (UFSC) e a Profa. Madalena Teixeira (Universidade de Aveiro/Portugal), este GT objetiva reunir pesquisas que problematizem o campo da alfabetização em suas múltiplas facetas. Nesse sentido, são bem-vindas propostas que objetivem discutir o campo das políticas e práticas de alfabetização a partir de diferentes olhares, que visem superar paradigmas e contribuam para pensar o campo numa perspectiva de superação dos grandes desafios e questões que a alfabetização necessita enfrentar, desafios estes, potencializados pela pandemia de Covid-19.

GT 12 - ENSINO MÉDIO: POLÍTICAS E PRÁTICAS é mais um dos simpósios do evento que será realizado sob a coordenação dos professores Prof. Dr. Gilvan Luiz Machado Costa (PPGE/UNISUL), Prof. Dr. Paulo Jaime Lampreia Costa (Universidade de Évora) e Profa. Dra. Camila Regina Rostirola (UNOESC), e tem por propósito problematizar aspectos relacionados ao Ensino Médio no Brasil, com ênfase nas mudanças trazidas pela Lei n. 13.415/2017 à última etapa da Educação Básica.

GT 13 - POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORESAs organizadoras deste GT são as Professoras Dra. Flávia Wagner (PPGE/Unisul), Dra. Elisabete dos Santos Freire (PPGEF/São Judas Tadeu), Carline Santos Borges (PPGE/UFRRJ), Jilvania Bazzo (PPGE/UFSC). O espaço propõe  debater sobre as Políticas e a Formação dos Professores, tanto a formação inicial, quanto a formação continuada, a fim de analisar e debater as políticas vigente.

GT 14 - EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEMOCRACIACoordenado pela Dra. Cheron Zanini Moretti (PPGEDU/UNISC), Dr. Luciano Daudt da Rocha (PPGE/UNISUL) e Dra. Andréia da Silva Daltoé (PPGCL/UNISUL), este GT visa reunir pesquisas que tenham como reflexão o papel da educação e das instituições educacionais na superação das desigualdades sociais, especialmente de raça, gênero, classe e nacionalidade. Serão bem-vindas as propostas que reflitam sobre diferentes formas de, via educação, combater a crescente face autoritária que permeia a sociedade brasileira e global e coloca em xeque as conquistas populares. Ademais, interessam também as reflexões que analisem o papel da educação no enfrentamento às crises ambiental e migratória que vivenciamos na atual conjuntura.

GT 15 – PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (Unisul/Capes). Este GT coordenado pela profa. Dra. Luciane Pandini Simiano coordenadora institucional do Pibid e Profa. Dra. Maria Sirlene Pereira Schlickmann Coordenadora Institucional do Residência pedagógica, possui como objetivo discutir sobre as experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos bolsistas que integram o Pibid e o Programa Residência Pedagógica/PRP Unisul/Capes, nas instituições de Educação Básica, em especial, as desenvolvidas durante a participação nessa edição dos programas (2023/2024).

Programação

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Calendar

Convidados

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Comissão Organizadora

Maria Sirlene Pereira Schlickmann (PPGE/UNISUL)

Chirley Domingues (PPGE/PPGCL – UNISUL)

Luciane Pandini Simiano (PPGE/UNISUL)

Fábio José Rauen (PPGCL/UNISUL)

Nádia Régia Maffi Neckel (PPGCL/UNISUL)

Madalena Teixeira (Universidade de Aveiro/Portugal)

Eliane Santana Dias Debus (PPGE/PGET – UFSC)

Nelita Bortolotto (PPGE/UFSC)

Comissão Local

André Luís de Souza Lima (PPGE/UNISUL) 

Andréia da Silva Daltoé (PPGCL/UNISUL)

Flávia Wagner (PPGE/UNISUL)

Heloisa Juncklaus Preis Moraes (PPGCL/UNISUL) 

Josélia Euzébio da Rosa (PPGE/UNISUL)

Juliana Da Silveira (PPGCL/UNISUL) 

Laura Giordani Marques (PPGCL/UNISUL) 

Leonardo Alexsander Lessa (PPGCL/UNISUL) 

Luciano Daudt da Rocha (PPGE/UNISUL)

Mário Abel Bressan Júnior (PPGCL/UNISUL)

Comissão Científica

Ademir Damazio (GPEMAHC/TedMat)

Adriana de Oliveira Limas Cardoso (Curso de Psicologia/UNISUL)

Ana Carolina Cernicchiaro (PPGCL/UNISUL)

André Luís de Souza Lima (PPGE/UNISUL) 

Andréia da Silva Daltoé (PPGCL/UNISUL)

Andresa Fabiana B. Guimarães (IFSUL/MINAS- Campus Avançado Carmo de Minas)

Carline Santos Borges (PPGE/UFRRJ)

Chirley Domingues (PPGE/PPGCL – UNISUL)

Elcio Schuhmacher (PPGECIM/FURB)

Eliane Santana Dias Debus (PPGE/PGET – UFSC)

Elisabete dos Santos Freire (PPGEF/São Judas Tadeu)

Fábio José Rauen (PPGCL/UNISUL)

Flávia Wagner (PPGE/UNISUL)

Gabriela Rodella de Oliveira (UFSB)

Gilvan Luiz Machado Costa (PPGE/UNISUL)

Heloisa Juncklaus Preis Moraes (PPGCL/UNISUL)

Jilvania Lima dos Santos Bazzo (PPGE/UFSC)

Josélia Euzébio da Rosa (PPGE/UNISUL)

Juliana Da Silveira (PPGCL/UNISUL) 

Lia Raquel M. Oliveira (Educational Technology, University of Minho)

Luciane Pandini Simiano (PPGE/UNISUL)

Laura Giordani Marques (PPGCL/UNISUL) 

Leonardo Alexsander Lessa (PPGCL/UNISUL) 

Luciano Daudt da Rocha (PPGE/UNISUL)

Madalena Teixeira (Universidade de Aveiro/Portugal)

Maria Sirlene Pereira Schlickmann (PPGE/UNISUL)

Mário Abel Bressan Júnior (PPGCL/UNISUL)

Maurício Maliska (PPGCL/UNISUL) 

Nádia Régia Maffi Neckel (PPGCL/UNISUL)

Osvaldo Augusto Chissonde Mame (ISU da Caála/Angola)

Ramayana Lira de Sousa (PPGCL/UNISUL)

Rodrigo Rodrigues de Freitas (PPGE/UNISUL)

Rosângela Pedralli (UFSC)

Silvânia Siebert (PPGCL/UNISUL)

Solange Leda Gallo (PPGCL/ UNISUL)

Suelen Francez Machado Luciano (Faculdade SENAC)

Thalia Eluar do Nascimento (PPGCL/UNISUL)

Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher (PPGE/UNISUL)

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