I SIMPÓSIO INTERNACIONAL ENTRELETRAS UEMA/UFNT REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E DE LITERATURA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: ABORDAGENS INTER OU TRANSDISCIPLINARES

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL ENTRELETRAS UEMA/UFNT REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E DE LITERATURA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: ABORDAGENS INTER OU TRANSDISCIPLINARES

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Exposições Virtuais

1. A potência das metamorfoses na prosa inventiva de Luiz Roberto Peel em “Zoodíaco Tocantino”

Link: https://prezi.com/p/73oxcsoiej8r/a-potencia-das-metamorfoses-na-prosa-inventiva-de-luiz-roberto-peel-em-zoodiaco-tocantino/


2. Varal de bordados poéticos

Link: https://prezi.com/p/r5lspmfg0nzs/varal-de-bordados-poeticos/


 Conheça o projeto "Poesia ponto a ponto - a voz da mulher maranhense" com o objetivo de divulgar e valorizar a produção literária dessas mulheres  por meio de uma arte milenar, o bordado, considerado, por longo tempo, menor e de pouco reconhecimento, justamente por ser associado a "prendas domésticas", invisibilizando a mulher.

No entanto, literatura e bordado são formas ativas de participação política e são nossa forma de resistir.


Este é um projeto desenvolvido pela Associação de Jornalistas e Escritoras de Brasil/Coordenadoria Maranhão (AJEB/MA)


Idealização visual de Robson de Macedo Cunha

LISTA DOS TRABALHOS + DATAS + HORÁRIOS + LINK DE TRANSMISSÃO

A LITERATURA E O ENSINO

 

Professora Dra. Valéria Medeiros e Professora Dra. Luciana de Camargo

Terça e quarta - 28 e 29 de setembro - 16h às 18h.

Link: <https://meet.google.com/hvm-bcek-ezw>

 

APRESENTAÇÃO

AUTORES

E-MAIL

1.     A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE AS AULAS REMOTAS

Maria Rita Chaves dos Santos

maritinhasantos@hotmail.com

2.     Ensino de Literatura e Formação de Leitores: novas perspectivas em tempos de ensino remoto

Eliane Miranda Machado, Andrea Martins Lameirão Mateus

eliane0907@hotmail.com, andreamateus@mail.uft.edu.br

3.     "DAS RUAS PARA ESCOLAS, DAS ESCOLAS PARA RUAS” – E PARA AS REDES: O POETRY SLAM E UMA PROPOSTA DECOLONIAL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Patrícia Pereira da Silva

patthypds@gmail.com

4.     Um trabalho intercultural através do texto literário em um ensino remoto de Espanhol/língua estrangeira

Guilherme Tardelli Fujikawa, Gabriel Alfredo Ramos Silva, Kátia Rodrigues Mello Miranda

guilherme.tardelli@unesp.br, gabriel.alfredo@unesp.br, katia.mello@unesp.br

5.     APRECIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DE POEMAS ATRAVÉS DO USO DA ESTILÍSTICA

Maria Verbênya Araújo Oliveira, Isadora Silva Bezerra Costa, Maria Letícia da Silva Maia

verbenya03@gmail.com, isadorasilvatj@gmail.com, marialeticiam505@Gmail.com

6.     As contribuições da poesia simbolista para a compreensão leitora e escritora de alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estado de Pernambuco na cidade  de Santa Inês- MA

Nayara Pereira Monte, Kataryne De Cassia Costa Sousa

naypereiiraa@gmail.com, katarynesousalee@hotmail.com

7.     A morte e a morte de Quincas Berro D’água, de Jorge Amado: uma análise na teoria psicanalítica

Robson de Macêdo Cunha, Leonice Ribeiro Furtado Silva Verde

robsonmacedocunha@gmail.com, leonicefurtadov2015@outlook.com

8.     Aulas de literatura para o 2° grau no ensino remoto: Quais as principais características

Rosélio Márcio Silva Miranda Filho

roselio.marcio@discente.ufma.br

 

 


ACONTECIMENTOS, LINGUAGENS E FILOSOFIAS

 

Professora M. Misleine Peel e Professor Dr. Luiz Peel

Terça e quinta - 28 e 30 de setembro - 16h às 18h.

Link: <https://meet.google.com/jdu-ayfz-gmy>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     Filosofia jovem: 10 teses com o pensamento de Fernanda Young

Pablo Vinícius Dias Siqueira

pablodiassi@gmail.com

2.     De Deleuze e Latour à Levy: a reterritorialização do Ensino de Língua Materna e o uso de tecnologias digitais em contexto de Pandemia

Eliane Miranda Machado, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

eliane0907@hotmail.com, luizpeel@mail.uft.edu.br

3.     Tecnicidades cotidianas, experimentações transdutivas e redes de saberes no Ensino Fundamental

PRISCILA VENANCIO COSTA, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

priscilavenncio@gmail.com, luizpeel@mail.uft.edu.br

4.     A LÍNGUA PORTUGUESA ENQUANTO FOMENTO FILOSÓFICO: POR UMA FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA

Nayara Nicoly Braga, Nayara Michelle Dantas de Araújo, Josefa Francisca Henrique de Jesus

nayaranicoly@gmail.com, nayaramichelle02@gmail.com, josefajesus@uern.br

5.     INTROSPECÇÕES ESTILÍSTICAS: UMA APORIA DA EXPERIMENTAÇÃO

Carlos Eduardo Herculano Jardim, Luiz Peel

cadujardim01@gmail.com, luizpeel@uft.edu.br

6.     TECNICIDADE LINGUÍSTICO-GRAMATICAL

Misleine Andrade Ferreira Peel, Luiz Peel

misandrade22@gmail.com, luizpeel@uft.edu.br

7.     CURRÍCULOS E AVALIAÇÕES PADRONIZADOS: AFETOS E INVENÇÕES

Misleine Andrade Ferreira Peel, Patrícia Damas Beites, Luiz Peel

misandrade22@gmail.com, pbeites@ubi.pt, luizpeel@uft.edu.br

8.     EDUCAÇÃO TRANSDUTIVA E ALAGMÁTICA: APREDIZAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA.

Janaina Silva Costa, Luiz Peel

janainacostaprofped@gmail.com, luizpeel@uft.edu.br

9.     UMA BREVE INTRODUÇÃO: CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

danielajaqueline20@gmail.com, luizpeel@icloud.com

10.  POR UMA LINGUAGEM E FILOSOFIA DA INFÂNCIA: O ACONTECIMENTO POETICO DO SER-CRIANÇA NAS PERSONAGENS DE LYGIA BOJUNGA E ELEANOR H. PORTER

Diogo Raimundo Rodrigues Santos, Antônio Máximo Ferraz

diogorod77@gmail.com, profmaximoferraz@gmail.com


 

ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA E ENSINO

 

Professor Dr. J. de Deus e Professor Dr. Ernesto Bertoldo

Terça - 28 de setembro - 16h às 18h.

Link: <http://meet.google.com/yeh-bmyz-phc>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     MAPEAMENTO DOS INDICADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ARAGUAÍNA/TO: ENFOQUE NO COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

Gabriel Victor Sousa Lima, João de Deus Leite

victor.gabriel@mail.uft.edu.br, joaodedeus@mail.uft.edu.br

2.     A construção da argumentação nos discursos das fake news sobre a covid-19, sob o viés da análise do discurso

Cleânia Martins de Oliveira

cleaniadeoliveira@hotmail.com

3.     “ELE NÃO TINHA ESTUDADO PRA FAZER ATA”: ENSINO E DIVISÃO DO TRABALHO NO ESPAÇO DISCURSIVO UNIVERSITÁRIO

Álvaro José da Silva Fonseca

alvaro.fonseca@uft.edu.br

4.     Reflexões sobre a constituição do arquivo do livro didático de Língua Portuguesa

Andreia Nascimento Carmo, João de Deus Leite

dreiancn@gmail.com, joaodedeus@mail.uft.edu.br

 


 

CONEXÕES ENTRE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

 

Professor Dr. Carlos Silva

Quarta - 29 de setembro - 16h às 18h.

Link: <http://meet.google.com/rmr-awou-tvi>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     ATAQUES AO STF: O PRONUNCIAMENTO DE LUIZ FUX SOB A PERSPECTIVA RETÓRICA

Max Silva da Rocha

msrletras@gmail.com

2.     As contribuições da Educação Midiática para o Ensino de Língua Portuguesa: relato de experiência

Juliana da Silva

julianasilvaletras@gmail.com

3.     ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO E A VERBOVISUALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

ANDERSON CRISTIANO DA SILVA

andcs23@hotmail.com

4.     Reflexões sobre as sutilezas do Discurso: O caso da marca FARM e sua representação em manchetes de jornais online.

graciele martins lourenço

gracielerp@hotmail.com

5.     A LINGUAGEM RELIGIOSA NA PROVISÃO ECLESIÁSTICA DO LIVRO DE TOMBO DA PARÓQUIA DE ITAPEBUÇU-CE: EDIÇÃO E ANÁLISE FILOLÓGICO-DISCURSIVA

Yago Bezerra Pessoa

y.bezerra@hotmail.com

6.     A IDENTIDADE CULTURAL COMO CONSTRUÇÃO DISCURSIVA TERRITORIAL PARA A NÃO DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ EM PROGRAMAS ELEITORAIS DE TELEVISÃO

CARLOS BORGES DA SILVA JUNIOR

BORGES.JUNIOR@UFT.EDU.BR

 


 

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

 

Dra. Denise Landim e Dra. Elisa Alencar

Terça, quarta e quinta - 28. 29 e 30 de setembro - 16h às 18h

Link: <http://meet.google.com/jxh-tvpi-nvb>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA VILA NOVA

MIliane Moreira Cardoso Vieira, Kaliny Alves Miranda Reis

milianevieira@hotmail.com, kaliny.alves@mail.uft.edu.br

2.     PRÁTICAS MULTIMODAIS CRÍTICAS: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Katia Bruginski Mulik

katiamulik@yahoo.com.br

3.     Narrativa ludificada no ensino de língua inglesa

Laila Alves Santos

lailaalvessantos85@gmail.com

4.     A LÍNGUA INGLESA NA BNCC: DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DO MUNICIPIO DE MARABÁ-PA

Jackeline Barros Alexandrino, Paulo da Silva Lima

jackelinealexandrino5@gmail.com, paulo.sl@ufma.br

5.     MULTILETRAMENTOS E A PRÁTICA DA ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA EM UM LABORATÓRIO VIRTUAL

Giselly Tiago Ribeiro Amado, Isabella Zaiden Zara Fagundes

gisellyamadoufu@gmail.com, izaiden@gmail.com

6.     ENGLISH THROUGH LITERATURE: A LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

Sara Gonçalves Rabelo

saragrabelo@gmail.com

7.     Uma Proposta de Abordagem de Ensino e Aprendizagem dos Verbos Irregulares da Língua Inglesa

Jhonathan Mendes Santos

jhonwill18@gmail.com

8.     Desafios do professor do século XXI

Mara Regina Pacheco

maravilhosapacheco@hotmail.com

9.     O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS DO DISCURSO EM TELEAULAS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA “SE LIGA NA EDUCAÇÃO”.

Bruno Drighetti

brunodrighetti@gmail.com

10.  A Autenticidade de texto e de tarefas no ensino de língua inglesa em tempos de ensino remoto

Leticia Berneira Cardozo

leticiacardozo1@yahoo.com.br

11.  Reflexões acerca do Letramento Crítico no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência sob a perspectiva da coordenadora

CÁTIA PITOMBEIRA

pitombeiracatia@gmail.com

12.  O Ensino de línguas frente a pandemia do covid-19

Lucimar Cristina Pires

lucycristinapires@hotmail.com

13.  USO DO TEXTO LITERÁRIO COMO INTRUMENTO DE AQUISIÇÃO LEXICAL E CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Anderson Alves Ribeiro de Oliveira

profandersondeoliver@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ESTUDOS EM LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA

 

Professora Dra. Ana C. Castiglione

Quarta e quinta - 29 e 30 de setembro - 8h30 às 10h00.

Links:

29 de setembro: <http://meet.google.com/tza-wkmq-wyp>

30 de setembro: <http://meet.google.com/cpb-hfiz-ciu>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     O MARIDO ENGANADO EM PERNAMBUCO É ENGANADO NO MARANHÃO? ESTUDO DIATÓPICO DAS DENOMINAÇÕES LEXICAIS A PARTIR DOS CORPORA DE DOIS ATLAS LINGUÍSTICOS

Edmilson José de Sá

edjm70@gmail.com

2.     DICIONÁRIO SOCIOTERMINOLÓGICO DA PISCICULTURA NA REGIÃO AMAZÔNICA

Josué Leonardo Santos De Souza Lisboa

josueleonardo10@hotmail.com

3.     Luzia-Homem: Dicionário de Cultura Linguística

Vicente de Paula da Silva Martins

vicente.martins@uol.com.br

4.     UMA ANÁLISE SOBRE A TERMINOLOGIA GRAMATICAL NO LIVRO DIDÁTICO E A ADESÃO POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Alex Dias da Conceição Silva

alexdias.professor@gmail.com

5.     DICIONÁRIO DAS CIÊNCIAS DO LÉXICO COM BASE NAS PUBLICAÇÕES DOS MEMBROS DO GTLEX/ANPOLL

fernando moreno da silva

fermosilva@yahoo.com.br

6.     DICIONÁRIO E SOCIEDADE: O QUE NOS REVELA O VERBETE HOMOSSEXUALISMO EM OBRAS LEXICOGRÁFICAS ESCOLARES?

Pauler Castorino, Vanessa Regina Duarte Xavier

pauler2009@hotmail.com, vrdxavier@gmail.com

7.     LÉXICO OMAGUÁ/KAMBEBA (FAMÍLIA TUPI-GUARANI) EM POEMA INDÍGENA: ABORDAGEM LEXICAL NUMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Kathia Alexandra Lara Canizares

kalcaniza@hotmail.com

8.     DEFINIÇÃO TERMINOLÓGICA: ALGUNS ENCAMINHAMENTOS

Edmar Peixoto de Lima, Tafnes Lais da Silva Gomes, ZILCLEA COSTA DE SOUZA BEZERRA

professoraedmar@gmail.com, tafneslais2013@gmail.com, zilclea@hotmail.com

 

 

 

FIGURAÇÕES ESTÉTICAS, MEMORIALÍSTICAS E IDENTITÁRIAS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA

 

Prof. Dr. Derivaldo dos Santos (UFRN/PPgEL) e Profa. Dra. Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFNT)

Terça-feira, 28 de setembro · 4:00 até 6:00pm

Link: <https://meet.google.com/bvq-wdzj-dvf>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     Das cinzas ao fogo: poéticas da memória em A impressão de Mira, de Ruth Ducaso

Rian Lucas da Silva

rian.pd2013@gmail.com

2.     Das cinzas ao fogo: poéticas da memória em A impressão de Mira, de Ruth Ducaso

Thiago Guilherme Calixto

thiagoguilhermecalixto@gmail.com

3.     O poder da palavra ou a palavra do poder? Uma análise do conto A máscara da morte rubra de Edgar Alan Poe e as falas do Presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da COVID-19 no Brasil.

Livia Maria Rosa Soares

livia.soares@ifma.edu.br

4.     CIDADE, ESCRITURA, ENIGMA: Tópicos para compreensão das poéticas do presente e suas raízes na viragem estética decadentista/simbolista

ANTONIO AÍLTON SANTOS SILVA

ailtonpoiesis@gmail.com

5.     A configuração do herói no romance contemporâneo - uma análise do narrador de Rastejo, de Humberto Hermenegildo de Araújo

Davi Tintino Filho

d.tintino1980@gmail.com

6.     O Conto Maria de Conceição Evaristo sob a ótica do Formalismo Russo

Kerlla Maria Oliveira Vidal, Anne Clay Prata Almeida

kerlla@yahoo.com.br, anne_clay@hotmail.com

7.     AS EMOÇÕES DE UM NARRADOR À LUZ DA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL

VILMA NUNES DA SILVA FONSECA

vilmanunes@uft.edu.br

8.     MEMÓRIAS E ESPAÇOS RENITENTES EM POR PARTE DE PAI E O OLHO DE VIDRO DO MEU AVÔ, DE BARTOLOMEU CAMPOS QUEIRÓS

Márcia Angélica Pontes da Silva

angelicacxma@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FILOLOGIA: FORMAÇÃO HISTÓRICA DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS

 

Professor Dr. Antonio Cilírio da Silva Neto

Quarta - 29 de setembro - 16h às 18h.

Link: <https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:sfRk7Yz28XbEEScTspyHJmpVLnsowG_fTEd2GxEu0n41@thread.tacv2/1631739072756?context=%7B%22Tid%22:%22da61127b-8832-41cf-978c-59185b848b98%22,%22Oid%22:%229bea66bc-f9be-4e50-93d1-a7b80837ff1d%22%7D>

 

TRABALHOS

AUTORES

EMAIL

1.     UMA PERSPECTIVA FILOLÓGICA SOBRE A NEOLOGIA LEXICAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

KARINE BEATRIZ BRANDAO GONCALVES, Thayana dos Santos Batalha

karinebeatrizbrandao@gmail.com, thayanabatalha@aluno.uema.br

2.     A Influencia do Latim nas línguas neolatinas

Agberto de Oliveira Costa

waterway3000@hotmail.com

3.     UMA HISTÓRIA FILOLÓGICA SOBRE A INFLUÊNCIA LATINA NO DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA INGLESA

Danilo Corrêa da Silva

aldeiadafolha1999@gmail.com

4.     UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A ORIGEM E O CONCEITO DE FILOLOGIA ROMÂNICA

Hellenai Pereira dos Santos, Thaynara Costa Oliveira

hellenaisantos.hs17@gmail.com, Thaynara.cooliveira@gmail.com

5.     Reflexões sobre a origem e evolução da Filologia Românica

Bruno da Silva da Costa, Antonio Cilírio da Silva Neto

xxbrunoxx19@gmail.com, antonioneto5@professor.uema.br

6.     AS RELAÇÕES HISTÓRICO-SOCIAIS DO LATIM VULGAR COM O TROVADORISMO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: QUESTÕES DE FILOLOGIA ROMÂNICA

Danilo Corrêa da Silva, Antonio Cilírio da Silva Neto, Bruna Mikaelle Garcia Da Silva

aldeiadafolha1999@gmail.com, antonioneto5@professor.uema.br, brunamikaely27@hotmail.com

7.     Do latim ao espanhol e italiano: a diacronia das vogais médias /?/ e /?/  à luz da Teoria de Traços

Marco Antônio Adamoli

marcoaadamoli@gmail.com

 

 

FONÉTICA E FONOLOGIA PARA CRIANÇAS

 

Professora Dra. Orleane Santana

Quinta - 30 de setembro - 16h às 18h.

Link: <https://meet.google.com/dnd-qyyh-bny>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

 

1.     A relação fala-escrita e a dinamicidade das representações mentais

Marcelo Alexandre Silva Lopes de Melo, Anderson Xavier da Silva, Giulia Riso Izoton

malmelo.lopes@letras.ufrj.br, silva_anderson2@hotmail.com, giuliariso@letras.ufrj.br

 

2.     SEGMENTAÇÃO NÃO CONVENCIONAL DE PALAVRAS: A HIPOSSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA INICIAL

Eliete Figueira Batista da Silveira, Alex Jefferson Medeiros Fernandes da Silva

elietesilveira@hotmail.com, alex.mixppglev@letras.ufrj.br

 

3.     PRÁTICAS DE ROLE PLAYING GAME E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Jéssica Caroline de Góis

jessicagois@live.com

 

4.     CONTRIBUIÇÕES DA FONÉTICA E DA  FONOLOGIA PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

ORLEANE EVANGELISTA DE SANTANA, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

orleanesantana@bol.com.br, luizpeel@mail.uft.edu.br

 

 

HISTÓRIA DA LITERATURA E TEORIA LITERÁRIA

 

Professora Mestra Aldecina Costa Sousa (UEMA) e Professor Dr. Aristóteles de Almeida Lacerda Neto (IFMA)

Monitor responsável: Bruno da Silva Costa

Quarta e quinta – 29 e 30 de setembro - 16h às 18h.

Link para a sala de apresentação dos trabalhos: <https://meet.google.com/yvo-sumv-rrr>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     A SUPOSTA FOBIA EM LIRA DOS VINTE ANOS: Álvares de Azevedo sob o escrutínio de Mário de Andrade

Euridio Lima Sousa Mesquita

euridiolimabjt@gmail.com

2.     DA GRAMATICALIDADE À SUBJETIVAÇÃO DO LEITOR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE A FENOMENOLOGIA LITERÁRIA

Silvio Tony Santos de Oliveira Oliveira

silviophoenix@hotmail.com

3.     Orgulho e preconceito: a mulher, no início do século XIX, sob uma perspectiva protofeminista de Jane Austen

Maria do Carmo Balbino Galeno

imcbgaleno@hotmail.com

4.     O Estruturalismo de Propp no conto A Máquina Extraviada de José J. Veiga

Paulina da Silva Sena, Maria Vitória Sousa Franco de Carvalho, Rebeca Campos Silva

paulinasenna11@gmail.com, vitoriasousafranco@gmail.com, rebecacampos504@gmail.com

5.     As escolhas lexicais na caracterização da personagem Lúcia no romance Lucíola de José de Alencar: uma abordagem estilística

Stefhani Garrêto Dos Santos Araujo

stefhanigarreto05@gmail.com

6.     EPONINA, O PRIMEIRO ROMANCE MARANHENSE

Antonia Pereira de Souza

antoniapsouza5@gmail.com

7.     RELAÇÃO OBRA E LEITOR NO CONTO MISS DOLLAR DE MACHADO DE ASSIS: UMA ANÁLISE ESTETICAMENTE RECEPCIONAL?

CARMELINDA CARLA CARVALHO E SILVA

carmelinda.sig7@gmail.com

8.     HESITAÇÃO FANTÁSTICA: UMA POSSIBILIDADE NA LEITURA DO CONTO PACTO COM A LUA DE AIRTON SAMPAIO

CARMELINDA CARLA CARVALHO E SILVA

carmelinda.sig7@gmail.com

9.     Do saci, de Monteiro Lobato, aos sacis das histórias populares: uma viagem ao mundo do fabulário sobre essa personagem na literatura infantil

Sâmia Regina Mourão de Sousa

Saminha.ss@unifesspa.edu.br

10.  O SAGUINÁRIO SACRAMENTO CONDENA SEUS CÉLEBRES FIÉIS: O PROFANO ADOECE O FEMININO EM “O SANTO INQUÉRITO”, DE DIAS GOMES

Francisca Júlia da Silva Soares

frjulias08@gmail.com

11.  HISTÓRIA DO REI APOLÔNIO DE TIRO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA

Vinícius Medeiros dos Santos

vinicius_medeiros2@hotmail.com

12.  Um debate sem fim, apontamentos de análise: a questão da lírica frente à mimese

Anderson Chaves

andersonchaves2008@hotmail.com

13.  O GROTESCO EM MIGUEL E OS DEMÔNIOS, DE LOURENÇO MUTARELLI

Marcos Antonio Fernandes dos Santos

marcossantos@professor.uema.br

14.  UMA REPRESENTAÇÃO DO FEMININO E O DIREITO VIGENTE NO SÉCULO XVI: uma análise a partir da peça, A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente.

Denise Brito Silva

denise.silva@ifma.edu.br

 

 

 

 

 

LEITURA, ENSINO E FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS

 

Professora Dra. Joseane Maia e Profa. Cintia Andréa Teixeira

Monitor responsável: Rebeca Campos Silva

Quarta e quinta - 28 e 29 de Setembro - 16h às 18h.

Link: < https://meet.google.com/btj-kmym-kqz>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.      PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO MÉDIO:  DESAFIOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO PARA ALUNOS DO NOTURNO

Hérica Romena do Carmo

professorahericaromena@hotmail.com

2.      PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO MÉDIO:  DESAFIOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO PARA ALUNOS DO NOTURNO

Hérica Romena do Carmo

professorahericaromena@hotmail.com

3.      FORMAÇÃO DO LEITOR DURANTE O ENSINO REMOTO:  PRODUÇÃO DE TEXTOS E ENSINO DE LITERATURA

Sandra Trabucco Valenzuela, Regina Célia Ruiz

sandratrabucco@uol.com.br, reginaceliaruiz@gmail.com

4.      INCENTIVO À LEITURA DE LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS

Arielly Rangel Rodrigues, Vanessa Nascimento Almeida

aryelly48@outlook.com, vanessaalmeida4600@gmail.com

5.      Projeto Lendo e Escrevendo

JOSE RICARDO TOME DOS SANTOS

jrt.santos2013@gmail.com

6.      Leitura literária em ambiente digital: perspectivas e análises sobre o funcionamento do Círculo Literário de CiberLeitura

Ianca Fernandes Duarte

iancaduartte@hotmail.com

7.      DESAFIOS DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Regina Farias da Silva do Nascimento

reginafariasnascimento@gmail.com

8.      EXPERIMENTAÇÃO LITERÁRIA E ESTATÍSTICA EM UMA INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL

Misleine Andrade Ferreira Peel, Rafael Nascimento Melo, Luiz Peel

misandrade22@gmail.com, rafael.melo@estudante.ifto.edu.br, luizpeel@uft.edu.br

9.      AS MANIFESTAÇÕES DOS RECURSOS LINGUÍSTICO-EXPRESSIVOS NA POESIA DE SILVANA MENESES: UMA PROPOSTA DE INCENTIVO À LEITURA

Max Mateus Moura da Silva, Marinalva Aguiar Teixeira Rocha, Ruan Carlos Moura Costa

max.uemaletras@gmail.com, marinalvaat@hotmail.com, ruanc237@gmail.com

10.   A NARRATIVA CONTÍSTICA E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE LEITURA SUBJETIVA

Carla Alves da Silva

carlinhajeune@hotmail.com

11.   Leitura literária: proposta para dinamizar as aulas remotas

Marinalva Aguiar Teixeira Rocha, Elizeu Arruda de Sousa, Ozias Da Silva Saraiva Junior

marinalvaat@hotmail.com, lzuarruda2211@gmail.com, oziasjunior2017@gmail.com

12.   Bate-papo Literário: o prazer em compartilhar vivências de leitura - um relato de experiência.

Aldecina Costa Sousa, Aimê Chaves Costa

aldecinasousa@professor.uema.br, aimechaves@gmail.com

13.   “Senhor, isso é poesia? Então nóis gosta”:  como a literatura marginal-periférica entra na escola.

Renata Gomes Tolentino Dias Lopes

renata.tolentino@ufabc.edu.br

14.   BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AS ABORDAGENS SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E OS LETRAMENTOS CRÍTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Osalda Maria Pessoa

osaldampessoa@outlook.com

15.   ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, LÍNGUA INGLESA E ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS

Beatriz da Silva Lustosa, Larisse Carvalho de Oliveira, PEDRO HENRIQUE ALVES DO NASCIMENTO

beatriz.lustosa@urca.br, larisse.carvalho@urca.br, pedro.alves@urca.br

 

 

 

 

 

 

 

LINGUAGEM JURÍDICA E PRAGMÁTICA

 

Professor Dr. Luiz Peel

Quarta - 29 de setembro - 16h às 18h.

Link: <https://meet.google.com/orr-rezp-ryq>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     A SEMIOTIZAÇÃO DO MUNDO NO DISCURSO FORENSE:  UM OLHAR DA SEMIOLINGUÍSTICA PARA A ESCRITA EM PETIÇÕES INICIAIS

Douglas do Carmo Araújo, Ilana da Silva Rebello

douglasaraujo_20@hotmail.com, ilanarebello@id.uff.br

2.     A gramática do bem-estar no contexto da Covid-19

Alice Ribeiro Dionizio

alicerdionizio@gmail.com

3.     ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E AUTONOMIA: uma análise do filme Central do Brasil

Guilherme Silva Vanderley

guilherme.vanderley@mail.uft.edu.br

4.     SEÇÃO “CIDADÃOS BRASILEIROS” NAS CONSTITUIÇÕES: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-LEXICAL

ALANA DE ANDRADE DA CONCEIÇÃO

alanaandrade.adv@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

LITERATURA

 

Dra. Eliane Testa

Quinta - 30 de setembro - 16h às 18h.

Link: <http://meet.google.com/xvk-ybbq-bkw>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     TEOLINDA GERSÃO E LYGIA FAGUNDES TELLES: A SEDUÇÃO E O PERIGO DA LEITURA

Fernando Henrique Crepaldi Cordeiro

fhcc2001@yahoo.com.br

2.     ABUSO, TRAUMA E CURA:  A POESIA DE RUPI KAUR E DE AMANDA LOVELACE

SHARMILLA O'HANA RODRIGUES DA SILVA

sharmillaufpi@outlook.com

3.     CANÇÕES DE JOÃO DO VALE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO TEXTO E NO LETRAMENTO LITERÁRIO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Alice Xavier da Silva, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha

alice3xavier@gmail.com, angelitafontenele@hotmail.com

4.     PROPONDO A COLONIALIDADE DOS AFETOS: UMA LEITURA DE LUCY, DE JAMAICA KINCAID

Ruan Nunes Silva

ruan@phb.uespi.br

5.     Por uma literatura menor, uma proposta maior: linguagem e resistência nas obras de Luandino Vieira e Mia Couto

Enio Gontijo Lacerda

eglacerda08@gmail.com

 

 

 

 

 

LITERATURA DE CORDEL E SEUS ASPECTOS PLURISSEMIÓTICOS

 

Professora M. Angelita da Cunha e Professora M. Josefina de Lima

Terça - 28 de setembro - 16h às 18h.

Link:  <https://meet.google.com/pwj-yvjy-ufm>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     CORDEL: UMA POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO LITERÁRIO

ANA MARIA DE CARVALHO

ana74u@yahoo.com.br

2.     CORDELISTAS EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO PIAUÍ: CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha, Eliane Cristina Testa

angelitafontenele@hotmail.com, poetisalia@gmail.com

3.     REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA NA LITERATURA DE CORDEL E A DISCURSIVIDADE DA SANTIFICAÇÃO DO MOTORISTA GREGÓRIO

Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha, João de Deus Leite

angelitafontenele@hotmail.com, joaodedeus@mail.uft.edu.br

4.     A TRAJETÓRIA DE NÍSIA FLORESTA E SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO E NO JORNALISMO NOS VERSOS DE CORDEL,  DE AURINEIDE ALENCAR  et al.

Josefina Ferreira Gomes de Lima

josefinacordelista@even3.com.br

5.     A FALSA INFIDELIDADE AMOROSA DE MARIQUINHA VERSIFICADA NO FOLHETO DE CORDEL FLORENTINO E MARIQUINHA NO TRIBUNAL DO DESTINO, DE MARCO HAURÉLIO

MIKEIAS CARDOSO DOS SANTOS, FABIO JOSE SANTOS DE OLIVEIRA

mikeiascx@hotmail.com, oliveira.fabio@ufma.br

6.     A LITERATURA DE CORDEL NO COTIDIANO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS LEITORAS E DE ESCRITAS NO ENSINO MÉDIO

MIKEIAS CARDOSO DOS SANTOS, Maria Do Socorro Carvalho.

mikeiascx@hotmail.com, socorroliteratura10@gmail.com

 

 

LITERATURA E HISTÓRIA

 

Professor Dr. César Figueiredo e Professor M. Janailson Luiz

Quarta e quinta - 29 e 30 de setembro - 16h às 18h.

Link: <http://meet.google.com/dmj-mqdj-ria>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     DELITOS SACRALIZADOS, PREGRAÇÕES TEMPESTUOSAS: ADVERTÊNCIAS CRUENTAS NOS SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA

Francisca Júlia da Silva Soares

frjulias08@gmail.com

2.     NOS BASTIDORES DO ARQUIVO PESSOAL DE FONTES IBIAPINA: a história pelo viés da literatura

Lueldo Teixeira Bezerra

lueldot@gmail.com

3.     REPRESSÃO NO COTIDIANO: RASTROS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL EM UM CÃO UIVANDO PARA LUA, DE ANTÔNIO TORRES

Vanusia Amorim Pereira dos Santos

vanusia.amorim@yahoo.com

4.     A marginalização da violência em Caio Fernando Abreu

Larissa Camargo

lalinhaccastro@hotmail.com

5.     MINHAS MEMÓRIAS DE INTERMITÊNCIAS DA MORTE

Brendon Husley Rimualdo Rodrigues

brendon__husley@hotmail.com

6.     O “OURO NEGRO” E O IMAGINÁRIO AMAZÔNICO EM MAD MARIA, DE MÁRCIO SOUZA

Marcilene Queiroz Cabral Santos, Cátia Monteiro Wankler

mqcsantos@gmail.com, cmwankler@gmail.com

7.     METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA: A GUERRA POR OUTRA PERSPECTIVA

Lucas Felipe Batista Bispo

lucasfelipe_br@hotmail.com

8.     Ficção, História e Memória em Niketche: Uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane.

Tina Charlie Bezerra Santos

tinacharlie2009@gmail.com

9.     O PAPEL DE PAREDE AMARELO: a obra literária enquanto estudo representativo da condição da mulher na história

Stephanie Miranda dos Santos, Gustavo dos Santos Souza

stemisantos@gmail.com, gustaucdb@gmail.com

10.  A palavra coibida em "Menina a caminho", de Raduan Nassar

Gabriella Kelmer De Menezes Silva

gabi.kelmer@gmail.com

11.  Ideologia e riso em Triste Fim de Policarpo Quaresma e Leite Derramado

Elizabete Barros de Sousa Lima

elizabete.barros@mail.uft.edu.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O TEATRO COMO INSTRUMENTO OTIMIZADOR NO PROCESSO EDUCATIVO

Prof Elizeu Arruda

Quinta - 30 de setembro - 16h às 18h.

Links:

<https://meet.google.com/wco-mivm-bnk>

<https://meet.google.com/zyo-rjgg-upy>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     NO PALCO DA ENCENAÇÃO, A LITERATURA CAXIENSE

CLEYSSON BRUNO COSTA RODRIGUES, Elizeu Arruda de Sousa

baumchannelbr@gmail.com, lzuarruda2211@gmail.com

2.     A linguagem cênica apresenta ... A Literatura Caxiense

Elizeu Arruda de Sousa, Thamires Lauanda Castro dos Santos, Aerlys Pinheiro dos Santos

lzuarruda2211@gmail.com, lauandacastro007@gmail.com, aerlyssantos789@gmail.com

3.     MÁSCARAS QUE PROFETIZAM A RÉPLICA HUMANA: A FATÍDICA PERFORMANCE DA PSIQUE EM PEÇAS SHAKESPERIANAS AMPLIAM O TEATRO EM SALA DE AULA

Francisca Júlia da Silva Soares

frjulias08@gmail.com

4.     Otimizando o Ensino de Literatura por intermédio da Linguagem Teatral

Raquel Araújo Da Silva Sousa

rachelsousacx@gmail.com

 


 

O USO DAS LINGUAGENS FORMAL E INFORMAL

 

Professor Francisco Mário Lima Magalhães

Quarta – 29 de setembro - 16h às 18:00h

link: <https://meet.google.com/hjp-soat-efr>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     REDES SOCIAIS E SALAS DE AULA: O “Meme” Enquanto Ferramenta de Ensino-Aprendizagem

Antonio Marcos Da Silva Rocha

marcos-siva-rocha@live.com

2.     LINGUAGENS INFORMAL E FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise

Francisco Mário Lima Magalhães

franciscomario@professor.uema.br

3.     A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENEM: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMA COMO ELA É ABORDADA

Jéssica Tailane da Costa, Francisco Diego Sousa, Maria Aparecida Porto Bessa

tayllanej@gmail.com, frandiegosousa@gmail.com, cyda_bessa87@hotmail.com

4.     O ENSINO REMOTO DA GRAMÁTICA NOS TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA C. E. PADRE CHAGAS PARA APTIDÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA REDAÇÃO DO ENEM

Paulina da Silva Sena, Francisco Mário Lima Magalhães, Marco Antonio Gomes de Matos

paulinasenna11@gmail.com, franciscomario@professor.uema.br, antoniomatosshalom@gmail.com

 


 

PENSAMENTO AMERÍNDIO E POÉTICAS DE POVOS ORIGINÁRIOS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA NO BRASIL

 

Professora Dra. Luama Socio

Quarta e quinta - 29 e 30 de setembro - 16h às 18h.

Link: <https://meet.google.com/tcv-wdqz-eyb>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     A LITERATURA INDÍGENA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO COMBATE AO EPISTEMICÍNDIO

Jairo da Silva e Silva

jairodasilvaesilva@gmail.com

2.     CÂNONE LITERÁRIO E LITERATURA INDÍGENA NUMA PERSPECTIVA DO RECONHECIMENTO

soraima moreira alves ferreira

soraimamoreira@gmail.com

3.     APROXIMAÇÕES DAS FIGURAS FEMININAS INDÍGENA E NEGRA: ELIANE POTIGUARA E AS VIVÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS

Francinilde Pereira dos Santos Furtado, Luama Socio

pereirafurtado2@gmail.com, luama.s@unitins.br

4.     OS SIGNOS POÉTICOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS NAS NARRATIVAS INFANTO-JUVENIS DE MURUÉ SURUÍ E GECLÉSIO GUAJAJARA

Lohanna da Silva Azevedo

lohaazevedo@gmail.com

5.     A PERFORMANCE POÉTICA INDÍGENA EM CONEXÃO COM A DIMENSÃO URBANA DA ERA GLOBALIZADA

Léo Daniel da Conceição Silva

leodanielsilva@gmail.com

6.     Futuro e tradição: o sentido das figuras da tradição dos povos originários em textos poéticos de jovens autores no contexto da cibercultura.

Erika Rodrigues Jerônimo, FRANCIVALDO SOUZA DA SILVA

erika1jer@gmail.com, francivaldosouza@unitins.br

7.     RELATOS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA OBRA "NO TEMPO EM QUE OS ANIMAIS FALAVAM", DE GECLÉSIO GUAJAJARA

Thiago Silva e Silva, Geclesio Vituriano Faustino Guajajara

thiago.silva@ifma.edu.br, geclesiofaustino@gmail.com

8.     FUTURO E TRADIÇÃO: O SENTIDO DAS FIGURAS DA TRADIÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS EM TEXTOS POÉTICOS DE JOVENS AUTORES NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA

FRANCIVALDO SOUZA DA SILVA, Erika Rodrigues Jerônimo

francivaldosouza@unitins.br, erika1jer@gmail.com

 


 

PRODUÇÃO DE TEXTOS: ESCRITA FICCIONAL, NÃO-FICÇÃO CRIATIVA E TRADUÇÃO LITERÁRIA

 

Professora Dra. Andrea M. L. Mateus

Terça - 28 de setembro - 16h às 18h.

Link: <https://meet.google.com/hsp-mogo-xig>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     Fanfictions de obras da Literatura Espanhola: a reescrita virtual como estratégia de aprendizagem de língua estrangeira

Daphne Jardim Sampaio

daphnesampaio@gmail.com

2.     ELEMENTOS DE MOTIVAÇÃO: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA FANFICTION EM PROCESSOS DE  MULTILETRAMENTO

Laura Ribeiro Araújo, Raquel Abreu-Aoki

lazhiral@hotmail.com, abreuaoki.raquel@gmail.com

3.     UM POETA TRADUZ O POETA DE OUTRO POETA: UMA LEITURA CRÍTICA DA TRADUÇÃO DE AUGUSTO DE CAMPOS DO POEMA DER DICHTER, DE RILKE

Ana Maria Ferreira Torres

anaferreira.t@gmail.com

4.     TRADUÇÃO LITERÁRIA: TAREFA DE CRIAÇÃO POR CLARICE LISPECTOR

Thaís Fernandes De Amorim

amorimthas@yahoo.com.br

 

 

 

 

 

PRODUÇÕES DISCURSIVAS DE GÊNERO, CRÍTICA DE GÊNERO

E ESTUDOS FEMINISTAS NA LITERATURA, MÍDIA E CINEMA

 

Professora Carolina Vasconcelos Pitanga e Ítalo Ramon Melo Lima

Quarta – 29 de setembro – 16h às 18h

Link: < https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a7MlVREQHHRON7U7Qlb6_GDR2FLtE-HcY9iLrJeK4uHc1%40thread.tacv2/conversations?groupId=e5e6a4a5-be8a-49ca-9df9-541219a4ddb9&tenantId=da61127b-8832-41cf-978c-59185b848b98>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E PATRIARCADO PRESENTES NA OBRA INOCÊNCIA, DE VISCONDE DE TAUNAY.

Thaila Bastos da Fonseca, Elcione Sousa da Silva Cordeiro

thailabastos@yahoo.com, elcionecordeiro2012@gmail.com

2.     "Sob o olho Dele": discurso religioso e relações de gênero em The Handmaid's Tale

Ana Carolina Martins Varela

anavarela1@outlook.com.br

3.     O DISCURSO SOBRE AS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NA MÍDIA SINOPENSE E REGIÃO AMAZÔNICA MATO-GROSSENSE

JORDIEL PEREIRA DA SILVA

jordiel.silva@unemat.br

4.     FEMINISMO NEGRO, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO CONTO NKALA: UM RELATO DE BRAVURA, DE CRISTIANE SOBRAL

Nayane Larissa Vieira Pinheiro, Nágila Alves da Silva, Algemira de Macêdo Mendes

nayanelarissapinheiro@gmail.com, nagilaalvessilva@aluno.uespi.br, algemiramacedo@cchl.uespi.br

5.     ENUNCIAÇÃO DO FEMININO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Maria Juliana Pereira Sousa, Carolina Vasconcelos Pitanga

mariajulianaps567@gmail.com, carolinavpitanga@gmail.com

 

 

 

 

SEMÂNTICA E INTERFACES

 

Professora Dra. Dieysa Fossile e M. Daniela Barreto

Quarta e quinta - 29 e 30 de setembro - 16h às 18h.

Link: <https://meet.google.com/vsi-pgyb-egz>

 

TRABALHO

AUTORES

EMAIL

1.     UM MERGULHO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA DÉCADA DE 1990: ANALISANDO E DESCREVENDO A SEMÂNTICA

Mychelle Nayara Rêgo Nolêto Braga, Dieysa Kanyela Fossile

mychellenayaraa@gmail.com, dieysafossile@yahoo.com

2.     A SEMÂNTICA NA LITERATURA E NA GRAMÁTICA DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

Maria da Conceição dos Santos Teixeira, Dieysa Kanyela Fossile, Lukas Nascimento Santana

santos.maria@mail.uft.edu.br, dieysafossile@yahoo.com, lnsantana0503@gmail.com

3.     UMA BREVE INTRODUÇÃO: O ADVENTO DA(S) SEMÂNTICA(S)

Dieysa Kanyela Fossile, Daniela Jaqueline Tôrres Barreto

dieysafossile@yahoo.com, danielajaqueline20@gmail.com

4.     SEMÂNTICA: UMA DISCUSSÃO DAS ABORDAGENS ATUAIS

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto, Dieysa Kanyela Fossile

danielajaqueline20@gmail.com, dieysafossile@yahoo.com

5.     A SEMÂNTICA EM LIVROS DIDÁTICOS ANTIGOS DE LÍNGUA PORTUGUESA ADOTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS

Dieysa Kanyela Fossile, Raquel Ferreira da Rosa Oliveira

dieysafossile@yahoo.com, raquelrosaoliveira22@gmail.com

6.     CONTRIBUIÇÕES DA SEMÂNTICA ENUNCIATIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE SOBRE QUESTÕES DO ENEM.

DALVA LOBÃO ASSIS

dalvalobaodla2@gmail.com

Sobre o evento

SIMPÓSIO ENTRELETRAS UEMA/UFNT

REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E DE LITERATURA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: ABORDAGENS INTER OU TRANSDISCIPLINARES

 

28, 29 e 30 de setembro de 2021

 

APRESENTAÇÃO

 

No intuito de fomentar o desenvolvimento de pesquisas linguístico-literárias, bem como de proporcionar um ambiente de estudos e trocas de conhecimentos acerca dos aspectos filológicos da Língua Portuguesa, valorizando os trabalhos dos pesquisadores do Norte e de Nordeste do país, a UEMA e a UFNT criaram o Simpósio Entreletras: Reflexões sobre a Aprendizagem de Língua e de Literatura em Tempos de Ensino Remoto: Abordagens Inter ou Transdisciplinares.

 

1.   Previsão para envio dos trabalhos

 

Ø  Inscrições como ouvinte: até o dia de início do evento

Ø  Inscrições Com apresentação de trabalho: 15/07/2021 a 15/09/2021

Ø  Período de avaliação: 15/08/2021 a 20/09/2021

Ø  Disponibilização da planilha de apresentação: a partir de 24/09/2021

Ø  Envio do artigo completo: 31/10/2021

 

2. Comissão Organizadora:

 Ø  Mestre Aldecina Costa Sousa

Ø  Mestre Larissa de Jesus Alves Duarte

Ø  Dr. Antonio Cilírio da Silva Neto

Ø  Dr. Francisco Mário Lima Magalhães

Ø  Dr. Josimar Carvalho Porto

 

3. Comissão Técnica

 Ø  Mestre Aldecina Costa Sousa 

Ø  Mestre Larissa de Jesus Alves Duarte

Ø  Dr. Antonio Cilírio da Silva Neto

Ø  Carlos Eduardo dos Santos Duarte - NTI

Ø  Dabiane Sousa Franco de Carvalho – Secretária do curso de Letras

Ø  Romildo Araújo de Sousa - Coordenação dos monitores


GRUPOS DE TRABALHO:

1.      Produção de Textos: Escrita Ficcional, Não-Ficção Criativa e Tradução Literária [Dra. Andrea Martins Lameirão Mateus (UFNT)].

2.     Estudos em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia [Dra. Ana Claudia Castiglione (UFNT).

3.     Pragmática [Dra. Janete Silva Santos (UFNT) e Dra. Morgana Fabíola Cambrussi (UFFS).

4.     Literaturas Estrangeiras na Contemporaneidade [Mestre Naiana Siqueira Galvão (UFNT) e Dra. Edna de Sousa Cruz (UEMASUL)].

5.     Filologia: Formação Histórica das Línguas Românicas [Dr. António Cilírio da Silva Neto (UEMA)].

6.     História da Literatura e Teoria Literária [Mestra Aldecina Costa Sousa (UEMA) e Dr. Aristóteles de Almeida Lacerda Neto (IFMA)].

7.     Literatura de Cordel e seus Aspectos Plurissemióticos [Mestre Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha (Esc. Mun. Hermelinda de Castro) e Mestre Josefina Ferreira Gomes de Lima (Secretaria de Estado da Educação do Piauí)].

8.     Semântica e Interfaces [Dra. Dieysa Kanyela Fossile (UFSC) e Mestre Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT)].

9.     Literatura Portuguesa [Dra. Eliana Cristina Testa (UFNT) e Dr. Wagner Merije (UC)].

10. Linguagens e margens [Dra. Rose Bodnar (UFT) e Dr. Antonio Carlos Hohlfeldt (PUCRS)].

11. Ensino de Língua Inglesa [Dra. Denise Silva Paes Landim (UFNT) e Dra. Elisa Alencar (UFNT)].

12. Toponímia e Ensino: diálogos possíveis [Dra. Karilleyla dos Santos Andrade (UFT) e Mestre Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)].

13. Fonética e Fonologia para Crianças [Dra. Orleane Santana (UNITINS) e Dr. Marcelo Melo (UFRJ)].

14. Conexões entre Linguagem e Comunicação [Dr. Carlos Borges Jr. (UFNT) e Dr. José Dirceu Campos Góes (UESB)].

15. Pensamento ameríndio e poéticas de povos originários no contexto contemporâneo de produção literária no Brasil [Dra. Luama Socio (UNITINS)].

16. Análise de Discurso Francesa e Ensino [Dr. João de Deus Leite (UFNT) e Dr. Ernesto Sérgio Bertoldo (UFU)].

17. O uso das linguagens formal e informal [Dr. Francisco Mário Lima Magalhães (UEMA)].

18. Produções discursivas de gênero, Crítica de Gênero e estudos feministas na literatura, mídia e cinema [Dra. Carolina Vasconcelos Pitanga (UEMA) e Mestre Ítalo Ramon Melo Lima (UEMA)].

19.   O teatro como instrumento otimizador  no processo educativo [Prof. Dr. Elizeu Arruda de Sousa].

20. Leitura, Ensino e Formação de leitores literários [Profa Dra. Joseane Maia Santos Silva (CESC/UEMA) e Profa. Especialista Cintia Andréa Teixeira (UEMA)].

21. Acontecimentos, Linguagens e Filosofias [Mestre Misleine Andrade Ferreira Peel (UBI) e Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)].

22.  Literatura e História [Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT) e Mestre Janailson Macêdo Luiz (UNIFESSPA)].

23.   Questões de linguagem jurídica [Mestre Daise Alves (Faculdade Católica Dom Orione) e Dra. Nilsandra Martins de Castro (UFT)].

24. Figurações estéticas, memorialísticas e identitárias na literatura contemporânea [Prof. Dr. Derivaldo dos Santos (UFRN/PPgEL) e Profa. Dra. Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFNT)].

25. A literatura e o ensino [Profa Dra. Valéria Medeiros (UFNT) e Profa. Dra. Luciana Moura Colucci de Camargo (UFTM)].

 

DESCRIÇÕES DOS GRUPOS DE TRABALHOS

 

1.     Produção de Textos: Escrita Ficcional, Não-Ficção Criativa e Tradução Literária [Dra. Andrea Martins Lameirão Mateus (UFNT)].

Este GT busca reunir trabalhos que teçam reflexões sobre produção textual, em especial os que envolvam a escrita nos diversos gêneros literários (incluindo a tradução) ou não-ficcional criativo (memórias, biografias, ensaística etc.). Abarcaremos trabalhos que discutam o processo e o ato de escrever, bem como o ensino e a aprendizagem da escrita e a formação do escritor e do tradutor literário.

Temáticas sugeridas:

- Usos da escrita criativa em contextos de formação;

- Cursos, manuais e técnicas de escrita ficcional;

- Gêneros literários contemporâneos;

- Tradução literária como tarefa de criação;

- Editoração, auto-publicação e contextos digitais.

 

2.     Estudos em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia [Dra. Ana Claudia Castiglione (UFNT).

As palavras que fazem parte do repertório linguístico de uma dada comunidade social são objetos de estudo de um conjunto de ciências denominadas: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. A Lexicologia compreende a área da ciência da linguagem que se ocupa dos estudos referentes ao léxico de uma língua; a Lexicografia trata dos aspectos teóricos e práticos da elaboração de dicionários de língua geral; e a Terminologia se ocupa do estudo dos termos que são próprios de uma área técnico-científica. O objetivo deste Grupo de Trabalho é receber trabalhos de pesquisas que tenham como aporte teórico as áreas descritas, para apresentação e discussão contribuindo, assim, para o avanço dos estudos lexicais, sobretudo na região Norte do Brasil.

 

3.     Pragmática [Dra. Janete Silva Santos (UFNT) e Dra. Morgana Fabíola Cambrussi (UFFS).

Neste GT, são acolhidos trabalhos que conduzam discussões pautadas em preceitos da pragmática linguística em suas múltiplas possibilidades, desde a ótica estritamente linguística até abordagens de interface. No que diz respeito aos aspectos linguísticos, o GT congregará estudos de cunho teórico, com revisão de literatura e/ou debate epistemológico em torno da constituição da pragmática como campo de investigação dos fenômenos de linguagem. Também se destinará à apresentação de investigações linguísticas cujas etapas metodológicas impliquem procedimentos relacionados à pragmática ou pragmaticamente sustentados, desde a problematização do método de investigação até a definição de elementos da cena enunciativa e seus modos de experimentação e de produção de dados linguísticos. Ainda no campo da linguagem, o GT pretende receber pesquisas voltadas a objetos tradicionalmente recortados pela pragmática, como inferências linguísticas, atos de fala, máximas conversacionais, polidez linguística, relevância, intencionalidade dos falantes e cooperação. Já as abordagens de interface dão conta de duas facetas de estudo da linguagem: a primeira, em relação com outros campos da linguística, acolhe pesquisas com aproximações entre pragmática e semântica, sociocognição e discurso ou pragmática e ensino de línguas; a segunda, em relação com outros campos das humanidades, acolhe pesquisas com aproximações entre pragmática e filosofia, política, psicologia e outros.

 

4.     Literaturas Estrangeiras na Contemporaneidade [Mestre Naiana Siqueira Galvão (UFNT) e Dra. Edna de Sousa Cruz (UEMASUL)].

Este Grupo de Trabalho é composto por duas professoras efetivas que residem na região norte do país, doravante os estados do Maranhão e Tocantins. As professoras buscam evidenciar em suas aulas, projetos de pesquisa e extensão os inúmeros diálogos que a Literatura produzida em língua inglesa pode promover entre os diversos povos e culturas.

Proposta de trabalho: A proposta de apresentação para este grupo é envolver estudos com múltiplas temáticas que entrelaçam as literaturas produzidas em língua inglesa na contemporaneidade. Neste caso, as contribuições dos trabalhos podem abranger aspectos que ilustram discussões que permeiam pelo pós-colonialismo, os estudos culturais, os decoloniais, os feministas e as relações dialógicas que essas literaturas promovem com a sustentabilidade, o meio ambiente e a sociedade.

Temáticas do GT: Aos interessados em submeterem suas propostas de apresentação de trabalhos devem observar as temáticas estabelecidas pelo grupo:

Tema 1- Ancestralidade, resiliência e a Literatura;

Tema 2- O pensamento decolonial na ficção literária de língua inglesa;

Tema 3- Literatura e sustentabilidade: a Ecocrítica em pauta;

Tema 4- Utopias e distopias na literatura do século XX e XXI;

Tema 5- Literatura e o Ecofeminismo: diálogos e agenciamentos.

 

5.     Filologia: Formação Histórica das Línguas Românicas [Dr. António Cilírio da Silva Neto (UEMA)].

Este GT busca reunir trabalhos que delineiem alguns caminhos percorridos pela Filologia Românica na leitura e na crítica de textos de nossa língua. Diante disso, visualizaremos os caminhos percorridos pela Filologia Portuguesa no Brasil e os rumos que estão tomando os trabalhos filológicos no presente. Temos por objetivo valorizar o estudo da Filologia Românica como ciência que explica e pesquisa a origem das línguas. Portanto, serão aceitas propostas que abordem uma reflexão da Filologia e sobre o ensino e a aprendizagem da língua, nos materiais didáticos, a partir dessa ciência.

 

Temáticas sugeridas:

1. Reflexões sobre a origem e evolução da Filologia Românica;

2. Crítica Textual e Leitura de textos antigos;

3. Literatura Trovadoresca: as cantigas;

4. Textos literários e não-literários;

5. Diacronia e sincronia dos Dicionários da Língua Portuguesa: textos e vocábulos;

6. O estudo e a evolução do latim e suas variedades nos livros didáticos e nas gramáticas.

 

6.     História da Literatura e Teoria Literária [Mestra Aldecina Costa Sousa (UEMA) e Dr. Aristóteles de Almeida Lacerda Neto (IFMA)].

Este GT busca reunir trabalhos desenvolvidos na área de História da Literatura sejam eles situados no contexto das obras grego-latinas ou mesmo em produções que se avizinhem ao século XXI, mas apresentem características comuns aos gêneros da tradição clássica: poemas épicos, tragédias, comédias, fábulas, sátira.  Também é de interesse do GT pesquisas desenvolvidas no âmbito da Teoria e Crítica Literária que apresentam análises desenvolvidas a partir das teorias arroladas pela crítica, que envolvem: a recepção da obra, a relação literatura e sociedade, literatura e psicanálise, literatura comparada, bem como as estéticas: Grotesco, Fantástico e Alegoria. 

 

7.     Literatura de Cordel e seus Aspectos Plurissemióticos [Mestre Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha (Esc. Mun. Hermelinda de Castro) e Mestre Josefina Ferreira Gomes de Lima (Secretaria de Estado da Educação do Piauí)].

Este GT busca reunir trabalhos que apresentem reflexões sobre literatura de cordel no Brasil: da origem aos dias atuais, abordando  os  seus aspectos  plurissemióticos.

Temáticas sugeridas:

- Literatura de cordel no Brasil (ou em determinada região): expressão cultural e características do gênero;

- Cordel: cultura, oralidade e performance;

- Leitura e escrita de cordel na sala de aula e a formação do leitor;

- Cordel na mídia: da origem à cibercultura;

- O Cordel na BNCC e os aspectos plurissemióticos;

- Relações de   gênero na literatura de cordel: textos e imagens;

- Representações de sujeitos na literatura de cordel;

- Estudos sobre temáticas em literatura de cordel.

 

8.     Semântica e Interfaces [Dra. Dieysa Kanyela Fossile (UFSC) e Mestre Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT)].

Este GT objetiva reunir trabalhos que deem ênfase, especialmente, à semântica. Pretendemos, neste GT, que a semântica seja discutida sob diferentes perspectivas/abordagens teóricas e diferentes interfaces, bem como a partir de referenciais teóricos variados. Para isso, buscamos e sugerimos pesquisas semânticas que dialoguem com a sintaxe, com a pragmática, com a filosofia, entre outras áreas.

 

9.     Literatura Portuguesa [Dra. Eliana Cristina Testa (UFNT) e Dr. Wagner Merije (UC)]. 

Este GT abordará a literatura de língua portuguesa contemporânea, aspectos da prosa e da poesia, em relação ao pós-colonialismo, às distopias e às utopias que marcam a contemporaneidade.

 

10. Linguagens e margens [Dra. Rose Bodnar (UFT) e Dr. Antonio Carlos Hohlfeldt (PUCRS)].

Este GT explora as relações complexas entre as linguagens e suas margens, pois os limites e as fronteiras que as definem, em geral, são tênues, se expandem, se fragmentam, sobretudo na literatura e nas artes. Busca-se estudar e refletir sobre trabalhos inovadores, de escritores e de artistas que desafiaram, transgrediram e expandiram diversas fronteiras, sociais e estéticas, em suas criações e ou produções artísticas. Nas palavras de Regina Dalcastagnè (2011) “uma preocupação de escutar vozes que estão nas margens” do campo literário e artístico, aquelas vozes cuja legitimidade para produzir literatura e arte são colocadas em questão, mas que tensionam tanto com sua presença como com a sua produção literária e/ou artística

 

11. Ensino de Língua Inglesa [Dra. Denise Silva Paes Landim (UFNT) e Dra. Elisa Alencar (UFNT)].

Este GT tem como objetivo reunir trabalhos desenvolvidos na área de Ensino de Língua Inglesa amparados por perspectivas críticas e de educação linguística. Embora sejam perspectivas variadas, temos como denominador comum a problematização sobre o status da Língua Inglesa como língua franca no mundo globalizado e a possibilidade de maior agentividade de seus usuários nas relações de poder inscritas nas práticas sociais. É também de interesse deste Grupo de Trabalho fomentar a discussão de pesquisas voltadas para o ensino crítico de Língua Inglesa e o avanço dessas pesquisas e práticas, sobretudo no contexto do Norte do Brasil.

 

12. Toponímia e Ensino: diálogos possíveis [Dra. Karilleyla dos Santos Andrade (UFT) e Mestre Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)].

Este GT buscar reunir trabalhos que promovam discussões e reflexões sobre os estudos toponímicos como prática interdisciplinar e de (multi)letramentos. Apropriando-se de uma abordagem de caráter inovador e de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento, partimos do princípio de repensar e reavaliar, com outros olhares, novas posturas, novos comprometimentos, o estudo dos nomes de lugares numa perspectiva microtoponímica e nos livros didáticos de Língua Portuguesa, Geografia e História do Ensino Fundamental (anos finais), selecionados pelo PNLD.

Temáticas sugeridas:

- Estudos toponímicos e a BNCC;

- Toponímia e a (trans)interdisciplinaridade no ensino;

- Toponímia, memória e identidade no contexto do ensino;

- Toponímia e o ensino da literatura regional.

 

13. Fonética e Fonologia para Crianças [Dra. Orleane Santana (UNITINS) e Dr. Marcelo Melo (UFRJ)].

Neste GT, com a finalidade precípua de discutir e compreender por que as crianças brasileiras leem e escrevem mal, ficando sempre nos últimos lugares em avaliações internacionais de leitura  e escrita, vamos refletir sobre os momentos iniciais da alfabetização em língua portuguesa, ou seja, sobre o contato da criança com as primeiras letras e como este contato inicial é decisivo para o seu sucesso em toda a vida estudantil. Discutiremos os fundamentos teóricos para a compreensão dos fatos da língua: suas unidades, seus mecanismos e sua representação. Proporemos atividades que estimulam o interesse pela leitura e ensinam os fatos básicos da escrita, de modo a levar a criança a pensar sobre o que lê e a compreender o texto. Refletiremos também sobre as implicações do fenômeno da variação linguística neste momento inicial da alfabetização com foco no letramento. É de interesse também  deste GT trabalhos que discutem as metodologias de alfabetização de crianças.

 

14. Conexões entre Linguagem e Comunicação [Dr. Carlos Borges Jr. (UFNT) e Dr. José Dirceu Campos Góes (UESB)].

Este GT aborda relações entre linguagem e comunicação. Promove interfaces entre os campos da linguística, do jornalismo e dos estudos de mídia de modo geral, nos quais sejam possíveis articular reflexões teóricas, metodológicas, discursivas, etc. Está ancorado em fundamentos dos estudos dos Gêneros do Discurso (Bakhtin, 2011); Estudos Críticos de Mídia (Dijk, 2015; Thompson, 2002, 1998); Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2008), Análise do Discurso Francesa (Foucault, 2011), entre outros. Compreende a linguagem como um modo de ação e de representação, materializada em discurso, relações sociais, de poder; instituições/rituais, práticas e crenças/valores/desejos. (Harvey apud Chouliaraki e Fairclough, 1999).

 

15. Pensamento ameríndio e poéticas de povos originários no contexto contemporâneo de produção literária no Brasil [Dra. Luama Socio (UNITINS)].

Neste GT vamos refletir sobre a noção de uma filosofia pertinente ao contexto atual de cultura globalizada com base no pensamento ameríndio brasileiro presente tanto em ensaios e textos analíticos, quanto em textos literários (poéticos), de autores oriundos dos povos originários. Concomitante à diversidade étnica que percebemos caracterizar os traços distintivos dos povos originários, percebemos uma forte unidade de sentido em seus discursos com relação aos valores de preservação da vida, os quais, de modo geral, delineiam uma visão de mundo específica, a qual referenciamos ao paradigma filosófico. Nosso trabalho se estrutura a partir das seguintes abordagens:

- panorama da produção e divulgação dos discursos de povos originários brasileiros (notadamente através de canais digitais);

- leituras e análises de poéticas produzidas por artistas oriundos das comunidades de povos originários;

- leituras e análises de discursos políticos e filosóficos produzidos por pensadores oriundos das comunidades de povos originários;

- aproximação do pensamento dos povos originários com elementos do pensamento antropológico brasileiro;

- diálogos sobre decolonialidade.

 

16. Análise de Discurso Francesa e Ensino [Dr. João de Deus Leite (UFNT) e Dr. Ernesto Sérgio Bertoldo (UFU)].

Neste grupo temático, estamos interessados em discutir os possíveis modos de subjetivação construídos pelos sujeitos envolvidos no ensino de língua e de literatura no cenário educacional brasileiro. Filiados aos fundamentos das diferentes correntes da Análise de Discurso, ser-nos-á possível evidenciar análises e problematizações de diferentes corpora relacionados à temática em tela. Interessa-nos, mais de perto, pensar nas tomadas de posição dos envolvidos nas diferentes situações de ensino de língua e de literatura, não perdendo de vista a perspectiva de que há condições sócio-históricas e ideológicas constituindo e atravessando essas situações. Enfocar as diferentes tomadas de posição, como efeito discursivo, abre horizontes para pensarmos, por exemplo, nas contradições entre teoria e prática a partir dos ensinos enfocados neste simpósio temático. Trata-se de pensar, antes de tudo, na contradição como categoria dialética em que a tomada de posição está, fatalmente, em relação com os sentidos, de fato, inscritos e com aqueles que são apagados, para que essa inscrição de sentido se constitua. Assim, na esteira discursiva, estamos pensando na tomada de posição como um construto teórico e analítico que resguarda uma relação contingente e necessária na totalidade dos sentidos. Buscando produzir implicações para o campo aplicado do ensino de língua e de literatura, seria dizer que a tomada de posição, materialmente constituída na e pela linguagem, está ancorada em processos discursivos. Esses processos expressam a relação parte e todo dos sentidos historicamente constituídos e apagados na sociedade. Sendo assim, dado o modo de funcionamento da memória discursiva, na sua relação com o interdiscurso, podemos destacar que há uma circunscrição imaginária e simbólica sobre o ensino de língua e de literatura. Voltamos o nosso olhar para o modo como as contradições entre teoria e prática fazem trabalhar outros processos de filiação discursiva no ensino da língua e da literatura como objetos de ensino. No âmbito deste grupo de trabalho, as seguintes temáticas são pertinentes:

- O espaço de sala de aula e seus atravessamentos discursivos.

- Processos de subjetivação e a aula como acontecimento discursivo.

- Processos de subjetivação e as forças institucionais em práticas discursivas de ensino de língua e de literatura.

- Arquivo, memória e ensino de língua e de literatura.

 

17. O uso das linguagens formal e informal [Dr. Francisco Mário Lima Magalhães (UEMA)].

Este GT visa analisar as linguagens Informal e Formal em seus vários aspectos. Para isso, é necessário o professor conhecer as diferenças entre ambas para que ele possa saber lidar com alunos sem que demonstre a linguagem como um meio de constranger. Por outro lado, o professor precisa saber passar a necessidade de especializar-se na linguagem formal para que os alunos possam estar aptos a usá-la em algumas situações de suas vidas. Será de interesse desse GT analisar diversos gêneros textuais dentro de suas várias tipologias como música, crônicas, poemas e charges. Ainda se pesquisará nesse GT várias vertentes da linguagem informal e formal baseando-se em Camacho, Chomsky e Lyons. Também, poderá ser destacada a análise de erro na linguagem formal e quando o erro deve ser considerado. Por fim, esse GT analisará situações que envolvam as linguagens informal e formal como uma forma de conhecer cada um de seus aspectos para que se domine a linguagem formal e saiba interagir com aqueles que estarão falando em linguagem informal.


18.  Produções discursivas de gênero, Crítica de Gênero e estudos feministas na literatura, mídia e cinema [Dra. Carolina Vasconcelos Pitanga (UEMA) e Mestre Ítalo Ramon Melo Lima (UEMA)]. 

O GT visa receber estudos e pesquisas sobre o gênero enquanto marcador social da diferença, interseccionalidade, representações de feminilidade e masculinidade, múltiplas identidades, normas e regimes de sexualidade, tendo como objeto de investigação os campos literários, midiáticos e artísticos.

 

19. O teatro como instrumento otimizador  no processo educativo - Prof. Dr. Elizeu Arruda de Sousa.

Cartaxo (2001, p. 37 ) ressalta que “o teatro provoca, sensibiliza e educa a quem vivencia e a quem assiste, possibilitando, assim, a formação de um homem novo, capaz de contribuir na construção de uma sociedade justa, fraterna e igualitária”.  A linguagem cênica, especialmente em sua configuração dramática, tem o potencial de promover mudanças qualitativas na essência espiritual daqueles que integram o fazer teatral ou dos que são espectadores dessa arte. Ante esses aspectos tão profícuos e pelo seu caráter lúdico e criativo, o teatro apresenta-se como um potente instrumento metodológico no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma aproximação dos educandos com as temáticas a serem enfocadas pelos docentes. Por intermédio da linguagem teatral, qualquer conteúdo pode ser abordado numa perspectiva de maior envolvimento e interesse dos discentes.  O GT aqui proposto tem como intento receber trabalhos e pesquisas que revelam essa aliança entre a linguagem teatral  e o processo educativo ante os mais diversos  públicos nas variadas modalidades de ensino. Tais trabalhos podem ser relatos ou análise  de experiências vivenciadas com o uso do teatro no contexto didático;  também podem estar ancorados em reflexões acerca desse entrelace abarcando arte dramática e ensino,  bem como  sugestões de  atividades  metodológicas  inseridas  na vertente mencionada .  

 

20. GT: Leitura, Ensino e Formação de leitores literários [Profa. Dra. Joseane Maia Santos Silva (CESC/UEMA)].

Quando se trata de leitura e formação de leitores, em que pesem a ampla circulação de obras teóricas e metodológicas, da amplitude das discussões em eventos, bem como das melhorias do acesso de alunos ao objeto livro, esses avanços não correspondem, ainda, em resultados impactantes no nível de competência leitora tampouco na melhoria da educação brasileira. O processo de recepção da obra literária e a qualidade das interações/vivências estabelecidas entre língua, linguagem e literatura são desafios impostos para educadores, sobretudo, nos tempos atuais, de ensino remoto. Esse GT agrupa pesquisas e estudos numa perspectiva teórico-prática da educação literária, visando contribuir com o debate acerca da formação docente, dos saberes e fazeres pedagógicos.


21. GT: Acontecimentos, Linguagens e Filosofias [Mestre Misleine Andrade Ferreira Peel (UBI) e Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)]

Por meio deste GT, almejamos trabalhos que teçam reflexões sobre acontecimentos e filosofias, em suas relações inter ou transdisciplinares com o ensino e com a aprendizagem de língua e de literatura. Abraçaremos pesquisas que discutam essas temáticas em todos os níveis educacionais, buscando especialmente os trabalhos com embasamento teórico na filosofia da técnica e/ou do acontecimento, a partir de Simondon, de Deleuze, de Guattari e de outros filósofos que se tenham dedicado a cartografias e a errâncias que provoquem o desabrochar criativo e inventivo dos participantes do jogo pedagógico.

Temáticas sugeridas:

  • Transdução e ensino de língua e de literatura;

  • Filosofias e aprendizagens de língua portuguesa;

  • Transgramáticas;

  • Metaestabilidade e processos de individuação;

  • Filosofias e aprendizagens de literatura.

 

22. GT: Literatura e História [Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT) e Mestre Janailson Macêdo Luiz (UNIFESSPA)]

O GT Literatura e História visa à discussão sobre as produções da Literatura Moderna e Contemporânea, do Testemunho e Memorialísticas, bem como objetiva as narrativas biográficas e as denominadas escrita de si, especialmente, desde que sejam contextualizadas com a História. Compreendendo a importância desse diálogo intertextual entre a Literatura e a História, esperamos receber propostas que possuam como norte a discussão das narrativas literárias a partir de acontecimentos e eventos históricos, tendo, portanto, a história como painel de fundo para a composição dos diversos cenários e gêneros literários. Igualmente, intencionamos discorrer acerca dos limites epistemológicos e teóricos entre a história e a literatura, assim como as obras de ficção histórica. Ainda, visando potencializar os matizes da história como painel em que se debruçará o estudo da literatura cabe espaço também para dialogar sobre a relação entre a Literatura e os Arquivos (públicos ou particulares), de igual importância a relação entre Literatura e Jornalismo (tanto no sentido de patrimônio cultural quanto com aporte do jornal como fonte de pesquisa histórica). Finalizando, compreendemos que o cinema (quer em termos de gênero ficcional, quer em termos de gênero documentário) também possui um campo de reprodução histórica, que funciona como se fosse um painel histórico de um período, representando os seus eventos e personagens históricos, gênero esse que, muitas vezes, se apropria da Literatura do Testemunho, memorialística ou biográfica a fim de demarcar a reprodução fílmica a partir de um diálogo com a literatura. Nestas perspectivas, reiteramos a importância desse campo intertextual e das suas pluralidades, portanto, convidamos todos que possam contribuir com a reflexão sobre o enquadramento da produção literária moderna e contemporânea, da memória, da biografia e dos testemunhos de história, com o intuito de buscar sobremaneira um enquadramento profícuo entre as áreas do conhecimento compreendidas entre a Literatura e a História.

 

23. Questões de linguagem jurídica [Mestre Daise Alves (Faculdade Católica Dom Orione) e Dra. Nilsandra Martins de Castro (UFT)]

O GT Linguagem Jurídica visa reunir trabalhos que se desenvolvam na interface entre linguagem e direito. Do mesmo modo como em outras áreas, o Direito possui linguagem própria, mostrando-se, em muitos aspectos, de difícil compreensão. Contudo, essa especificidade, embora seja marca da área, precisa ser discutida, especialmente quando pensamos no cidadão comum. Assim, reuniremos temáticas que discutam: 

  • A escrita forense;

  • A linguagem forense versus a simplificação conceitual;

  • Vícios linguísticos e de prolixidade;

  • Tecnicismo jurídico; 

  • Juridiquês;

  • Estrangeirismo/expressões latinas na Linguagem Forense

  • Terminologia na Ciência Jurídica;

  • Retórica na Linguagem Jurídica;

  • A importância da Linguagem na atividade jurídica.

 

24. Figurações estéticas, memorialísticas e identitárias na literatura contemporânea [Prof. Dr. Derivaldo dos Santos (UFRN/PPgEL) e Profa. Dra. Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFNT)]

 

Este grupo de trabalho ocupa-se da investigação de práticas literárias e de relações entre forma literária, processo e representação social, no âmbito da literatura brasileira e de outros sistemas literários, considerando o modo como a literatura, à sua maneira, interage com outras áreas do conhecimento. Nessa direção, o interesse é agregar estudos acerca do texto literário (poesia e prosa) em sua relação com a vida social e histórica, a partir dos seguintes eixos norteadores: a) tradição e modernidade; b) processos de rememoração e figurações identitárias na ficção literária contemporânea; c) literatura de testemunho, violência e silêncio. 

 

25. A literatura e o ensino [Profa Dra. Valéria Medeiros (UFNT) e Profa. Dra. Luciana Moura Colucci de Camargo (UFTM)]

 

Os diversos cursos da área de Letras, em especial no que concerne às Licenciaturas, enfrentam um desafio ( antes e durante a pandemia do COVID 19 ) que se apresenta desde o início dos processos formativos, qual seja, instrumentalizar teórica e criticamente agentes de ensino para atuarem como mediadores de leitura que promovam, através do aprofundamento da visão crítica de mundo, a emancipação dos sujeitos sociais. Este GT pretende acolher propostas de práticas docentes na área do ensino da literatura e iniciativas de promoção de leitura literária, seja na universidade, na escola ( ensino básico, médio, EJA, zona urbana, rural, quilombolas, indígenas etc ), nos sistemas penitenciário e sócio-educativo, no trabalho, nos exames nacionais ( ENEM, ENCCEJA etc ) e em outros espaços, além de propiciar discussões sobre as atuais políticas relativas à leitura (inclusive bibliotecas públicas, escolares ou não) e à literatura, presencial ou por meios digitais.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}