SIMPÓSIO ENTRELETRAS UEMA/UFNT
REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E DE LITERATURA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: ABORDAGENS INTER OU TRANSDISCIPLINARES
28, 29 e 30 de setembro de 2021
APRESENTAÇÃO
No intuito de fomentar o desenvolvimento de pesquisas linguístico-literárias, bem como de proporcionar um ambiente de estudos e trocas de conhecimentos acerca dos aspectos filológicos da Língua Portuguesa, valorizando os trabalhos dos pesquisadores do Norte e de Nordeste do país, a UEMA e a UFNT criaram o Simpósio Entreletras: Reflexões sobre a Aprendizagem de Língua e de Literatura em Tempos de Ensino Remoto: Abordagens Inter ou Transdisciplinares.
1. Previsão para envio dos trabalhos
Ø Inscrições como ouvinte: até o dia de início do evento
Ø Inscrições Com apresentação de trabalho: 15/07/2021 a 15/09/2021
Ø Período de avaliação: 15/08/2021 a 20/09/2021
Ø Disponibilização da planilha de apresentação: a partir de 24/09/2021
Ø Envio do artigo completo: 31/10/2021
2. Comissão Organizadora:
Ø Mestre Aldecina Costa Sousa
Ø Mestre Larissa de Jesus Alves Duarte
Ø Dr. Antonio Cilírio da Silva Neto
Ø Dr. Francisco Mário Lima Magalhães
Ø Dr. Josimar Carvalho Porto
3. Comissão Técnica
Ø Mestre Aldecina Costa Sousa
Ø Mestre Larissa de Jesus Alves Duarte
Ø Dr. Antonio Cilírio da Silva Neto
Ø Carlos Eduardo dos Santos Duarte - NTI
Ø Dabiane Sousa Franco de Carvalho – Secretária do curso de Letras
Ø Romildo Araújo de Sousa - Coordenação dos monitores
GRUPOS DE TRABALHO:
1. Produção de Textos: Escrita Ficcional, Não-Ficção Criativa e Tradução Literária [Dra. Andrea Martins Lameirão Mateus (UFNT)].
2. Estudos em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia [Dra. Ana Claudia Castiglione (UFNT).
3. Pragmática [Dra. Janete Silva Santos (UFNT) e Dra. Morgana Fabíola Cambrussi (UFFS).
4. Literaturas Estrangeiras na Contemporaneidade [Mestre Naiana Siqueira Galvão (UFNT) e Dra. Edna de Sousa Cruz (UEMASUL)].
5. Filologia: Formação Histórica das Línguas Românicas [Dr. António Cilírio da Silva Neto (UEMA)].
6. História da Literatura e Teoria Literária [Mestra Aldecina Costa Sousa (UEMA) e Dr. Aristóteles de Almeida Lacerda Neto (IFMA)].
7. Literatura de Cordel e seus Aspectos Plurissemióticos [Mestre Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha (Esc. Mun. Hermelinda de Castro) e Mestre Josefina Ferreira Gomes de Lima (Secretaria de Estado da Educação do Piauí)].
8. Semântica e Interfaces [Dra. Dieysa Kanyela Fossile (UFSC) e Mestre Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT)].
9. Literatura Portuguesa [Dra. Eliana Cristina Testa (UFNT) e Dr. Wagner Merije (UC)].
10. Linguagens e margens [Dra. Rose Bodnar (UFT) e Dr. Antonio Carlos Hohlfeldt (PUCRS)].
11. Ensino de Língua Inglesa [Dra. Denise Silva Paes Landim (UFNT) e Dra. Elisa Alencar (UFNT)].
12. Toponímia e Ensino: diálogos possíveis [Dra. Karilleyla dos Santos Andrade (UFT) e Mestre Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)].
13. Fonética e Fonologia para Crianças [Dra. Orleane Santana (UNITINS) e Dr. Marcelo Melo (UFRJ)].
14. Conexões entre Linguagem e Comunicação [Dr. Carlos Borges Jr. (UFNT) e Dr. José Dirceu Campos Góes (UESB)].
15. Pensamento ameríndio e poéticas de povos originários no contexto contemporâneo de produção literária no Brasil [Dra. Luama Socio (UNITINS)].
16. Análise de Discurso Francesa e Ensino [Dr. João de Deus Leite (UFNT) e Dr. Ernesto Sérgio Bertoldo (UFU)].
17. O uso das linguagens formal e informal [Dr. Francisco Mário Lima Magalhães (UEMA)].
18. Produções discursivas de gênero, Crítica de Gênero e estudos feministas na literatura, mídia e cinema [Dra. Carolina Vasconcelos Pitanga (UEMA) e Mestre Ítalo Ramon Melo Lima (UEMA)].
19. O teatro como instrumento otimizador no processo educativo [Prof. Dr. Elizeu Arruda de Sousa].
20. Leitura, Ensino e Formação de leitores literários [Profa Dra. Joseane Maia Santos Silva (CESC/UEMA) e Profa. Especialista Cintia Andréa Teixeira (UEMA)].
21. Acontecimentos, Linguagens e Filosofias [Mestre Misleine Andrade Ferreira Peel (UBI) e Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)].
22. Literatura e História [Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT) e Mestre Janailson Macêdo Luiz (UNIFESSPA)].
23. Questões de linguagem jurídica [Mestre Daise Alves (Faculdade Católica Dom Orione) e Dra. Nilsandra Martins de Castro (UFT)].
24. Figurações estéticas, memorialísticas e identitárias na literatura contemporânea [Prof. Dr. Derivaldo dos Santos (UFRN/PPgEL) e Profa. Dra. Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFNT)].
25. A literatura e o ensino [Profa Dra. Valéria Medeiros (UFNT) e Profa. Dra. Luciana Moura Colucci de Camargo (UFTM)].
DESCRIÇÕES DOS GRUPOS DE TRABALHOS
1. Produção de Textos: Escrita Ficcional, Não-Ficção Criativa e Tradução Literária [Dra. Andrea Martins Lameirão Mateus (UFNT)].
Este GT busca reunir trabalhos que teçam reflexões sobre produção textual, em especial os que envolvam a escrita nos diversos gêneros literários (incluindo a tradução) ou não-ficcional criativo (memórias, biografias, ensaística etc.). Abarcaremos trabalhos que discutam o processo e o ato de escrever, bem como o ensino e a aprendizagem da escrita e a formação do escritor e do tradutor literário.
Temáticas sugeridas:
- Usos da escrita criativa em contextos de formação;
- Cursos, manuais e técnicas de escrita ficcional;
- Gêneros literários contemporâneos;
- Tradução literária como tarefa de criação;
- Editoração, auto-publicação e contextos digitais.
2. Estudos em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia [Dra. Ana Claudia Castiglione (UFNT).
As palavras que fazem parte do repertório linguístico de uma dada comunidade social são objetos de estudo de um conjunto de ciências denominadas: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. A Lexicologia compreende a área da ciência da linguagem que se ocupa dos estudos referentes ao léxico de uma língua; a Lexicografia trata dos aspectos teóricos e práticos da elaboração de dicionários de língua geral; e a Terminologia se ocupa do estudo dos termos que são próprios de uma área técnico-científica. O objetivo deste Grupo de Trabalho é receber trabalhos de pesquisas que tenham como aporte teórico as áreas descritas, para apresentação e discussão contribuindo, assim, para o avanço dos estudos lexicais, sobretudo na região Norte do Brasil.
3. Pragmática [Dra. Janete Silva Santos (UFNT) e Dra. Morgana Fabíola Cambrussi (UFFS).
Neste GT, são acolhidos trabalhos que conduzam discussões pautadas em preceitos da pragmática linguística em suas múltiplas possibilidades, desde a ótica estritamente linguística até abordagens de interface. No que diz respeito aos aspectos linguísticos, o GT congregará estudos de cunho teórico, com revisão de literatura e/ou debate epistemológico em torno da constituição da pragmática como campo de investigação dos fenômenos de linguagem. Também se destinará à apresentação de investigações linguísticas cujas etapas metodológicas impliquem procedimentos relacionados à pragmática ou pragmaticamente sustentados, desde a problematização do método de investigação até a definição de elementos da cena enunciativa e seus modos de experimentação e de produção de dados linguísticos. Ainda no campo da linguagem, o GT pretende receber pesquisas voltadas a objetos tradicionalmente recortados pela pragmática, como inferências linguísticas, atos de fala, máximas conversacionais, polidez linguística, relevância, intencionalidade dos falantes e cooperação. Já as abordagens de interface dão conta de duas facetas de estudo da linguagem: a primeira, em relação com outros campos da linguística, acolhe pesquisas com aproximações entre pragmática e semântica, sociocognição e discurso ou pragmática e ensino de línguas; a segunda, em relação com outros campos das humanidades, acolhe pesquisas com aproximações entre pragmática e filosofia, política, psicologia e outros.
4. Literaturas Estrangeiras na Contemporaneidade [Mestre Naiana Siqueira Galvão (UFNT) e Dra. Edna de Sousa Cruz (UEMASUL)].
Este Grupo de Trabalho é composto por duas professoras efetivas que residem na região norte do país, doravante os estados do Maranhão e Tocantins. As professoras buscam evidenciar em suas aulas, projetos de pesquisa e extensão os inúmeros diálogos que a Literatura produzida em língua inglesa pode promover entre os diversos povos e culturas.
Proposta de trabalho: A proposta de apresentação para este grupo é envolver estudos com múltiplas temáticas que entrelaçam as literaturas produzidas em língua inglesa na contemporaneidade. Neste caso, as contribuições dos trabalhos podem abranger aspectos que ilustram discussões que permeiam pelo pós-colonialismo, os estudos culturais, os decoloniais, os feministas e as relações dialógicas que essas literaturas promovem com a sustentabilidade, o meio ambiente e a sociedade.
Temáticas do GT: Aos interessados em submeterem suas propostas de apresentação de trabalhos devem observar as temáticas estabelecidas pelo grupo:
Tema 1- Ancestralidade, resiliência e a Literatura;
Tema 2- O pensamento decolonial na ficção literária de língua inglesa;
Tema 3- Literatura e sustentabilidade: a Ecocrítica em pauta;
Tema 4- Utopias e distopias na literatura do século XX e XXI;
Tema 5- Literatura e o Ecofeminismo: diálogos e agenciamentos.
5. Filologia: Formação Histórica das Línguas Românicas [Dr. António Cilírio da Silva Neto (UEMA)].
Este GT busca reunir trabalhos que delineiem alguns caminhos percorridos pela Filologia Românica na leitura e na crítica de textos de nossa língua. Diante disso, visualizaremos os caminhos percorridos pela Filologia Portuguesa no Brasil e os rumos que estão tomando os trabalhos filológicos no presente. Temos por objetivo valorizar o estudo da Filologia Românica como ciência que explica e pesquisa a origem das línguas. Portanto, serão aceitas propostas que abordem uma reflexão da Filologia e sobre o ensino e a aprendizagem da língua, nos materiais didáticos, a partir dessa ciência.
Temáticas sugeridas:
1. Reflexões sobre a origem e evolução da Filologia Românica;
2. Crítica Textual e Leitura de textos antigos;
3. Literatura Trovadoresca: as cantigas;
4. Textos literários e não-literários;
5. Diacronia e sincronia dos Dicionários da Língua Portuguesa: textos e vocábulos;
6. O estudo e a evolução do latim e suas variedades nos livros didáticos e nas gramáticas.
6. História da Literatura e Teoria Literária [Mestra Aldecina Costa Sousa (UEMA) e Dr. Aristóteles de Almeida Lacerda Neto (IFMA)].
Este GT busca reunir trabalhos desenvolvidos na área de História da Literatura sejam eles situados no contexto das obras grego-latinas ou mesmo em produções que se avizinhem ao século XXI, mas apresentem características comuns aos gêneros da tradição clássica: poemas épicos, tragédias, comédias, fábulas, sátira. Também é de interesse do GT pesquisas desenvolvidas no âmbito da Teoria e Crítica Literária que apresentam análises desenvolvidas a partir das teorias arroladas pela crítica, que envolvem: a recepção da obra, a relação literatura e sociedade, literatura e psicanálise, literatura comparada, bem como as estéticas: Grotesco, Fantástico e Alegoria.
7. Literatura de Cordel e seus Aspectos Plurissemióticos [Mestre Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha (Esc. Mun. Hermelinda de Castro) e Mestre Josefina Ferreira Gomes de Lima (Secretaria de Estado da Educação do Piauí)].
Este GT busca reunir trabalhos que apresentem reflexões sobre literatura de cordel no Brasil: da origem aos dias atuais, abordando os seus aspectos plurissemióticos.
Temáticas sugeridas:
- Literatura de cordel no Brasil (ou em determinada região): expressão cultural e características do gênero;
- Cordel: cultura, oralidade e performance;
- Leitura e escrita de cordel na sala de aula e a formação do leitor;
- Cordel na mídia: da origem à cibercultura;
- O Cordel na BNCC e os aspectos plurissemióticos;
- Relações de gênero na literatura de cordel: textos e imagens;
- Representações de sujeitos na literatura de cordel;
- Estudos sobre temáticas em literatura de cordel.
8. Semântica e Interfaces [Dra. Dieysa Kanyela Fossile (UFSC) e Mestre Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UFNT)].
Este GT objetiva reunir trabalhos que deem ênfase, especialmente, à semântica. Pretendemos, neste GT, que a semântica seja discutida sob diferentes perspectivas/abordagens teóricas e diferentes interfaces, bem como a partir de referenciais teóricos variados. Para isso, buscamos e sugerimos pesquisas semânticas que dialoguem com a sintaxe, com a pragmática, com a filosofia, entre outras áreas.
9. Literatura Portuguesa [Dra. Eliana Cristina Testa (UFNT) e Dr. Wagner Merije (UC)].
Este GT abordará a literatura de língua portuguesa contemporânea, aspectos da prosa e da poesia, em relação ao pós-colonialismo, às distopias e às utopias que marcam a contemporaneidade.
10. Linguagens e margens [Dra. Rose Bodnar (UFT) e Dr. Antonio Carlos Hohlfeldt (PUCRS)].
Este GT explora as relações complexas entre as linguagens e suas margens, pois os limites e as fronteiras que as definem, em geral, são tênues, se expandem, se fragmentam, sobretudo na literatura e nas artes. Busca-se estudar e refletir sobre trabalhos inovadores, de escritores e de artistas que desafiaram, transgrediram e expandiram diversas fronteiras, sociais e estéticas, em suas criações e ou produções artísticas. Nas palavras de Regina Dalcastagnè (2011) “uma preocupação de escutar vozes que estão nas margens” do campo literário e artístico, aquelas vozes cuja legitimidade para produzir literatura e arte são colocadas em questão, mas que tensionam tanto com sua presença como com a sua produção literária e/ou artística
11. Ensino de Língua Inglesa [Dra. Denise Silva Paes Landim (UFNT) e Dra. Elisa Alencar (UFNT)].
Este GT tem como objetivo reunir trabalhos desenvolvidos na área de Ensino de Língua Inglesa amparados por perspectivas críticas e de educação linguística. Embora sejam perspectivas variadas, temos como denominador comum a problematização sobre o status da Língua Inglesa como língua franca no mundo globalizado e a possibilidade de maior agentividade de seus usuários nas relações de poder inscritas nas práticas sociais. É também de interesse deste Grupo de Trabalho fomentar a discussão de pesquisas voltadas para o ensino crítico de Língua Inglesa e o avanço dessas pesquisas e práticas, sobretudo no contexto do Norte do Brasil.
12. Toponímia e Ensino: diálogos possíveis [Dra. Karilleyla dos Santos Andrade (UFT) e Mestre Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)].
Este GT buscar reunir trabalhos que promovam discussões e reflexões sobre os estudos toponímicos como prática interdisciplinar e de (multi)letramentos. Apropriando-se de uma abordagem de caráter inovador e de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento, partimos do princípio de repensar e reavaliar, com outros olhares, novas posturas, novos comprometimentos, o estudo dos nomes de lugares numa perspectiva microtoponímica e nos livros didáticos de Língua Portuguesa, Geografia e História do Ensino Fundamental (anos finais), selecionados pelo PNLD.
Temáticas sugeridas:
- Estudos toponímicos e a BNCC;
- Toponímia e a (trans)interdisciplinaridade no ensino;
- Toponímia, memória e identidade no contexto do ensino;
- Toponímia e o ensino da literatura regional.
13. Fonética e Fonologia para Crianças [Dra. Orleane Santana (UNITINS) e Dr. Marcelo Melo (UFRJ)].
Neste GT, com a finalidade precípua de discutir e compreender por que as crianças brasileiras leem e escrevem mal, ficando sempre nos últimos lugares em avaliações internacionais de leitura e escrita, vamos refletir sobre os momentos iniciais da alfabetização em língua portuguesa, ou seja, sobre o contato da criança com as primeiras letras e como este contato inicial é decisivo para o seu sucesso em toda a vida estudantil. Discutiremos os fundamentos teóricos para a compreensão dos fatos da língua: suas unidades, seus mecanismos e sua representação. Proporemos atividades que estimulam o interesse pela leitura e ensinam os fatos básicos da escrita, de modo a levar a criança a pensar sobre o que lê e a compreender o texto. Refletiremos também sobre as implicações do fenômeno da variação linguística neste momento inicial da alfabetização com foco no letramento. É de interesse também deste GT trabalhos que discutem as metodologias de alfabetização de crianças.
14. Conexões entre Linguagem e Comunicação [Dr. Carlos Borges Jr. (UFNT) e Dr. José Dirceu Campos Góes (UESB)].
Este GT aborda relações entre linguagem e comunicação. Promove interfaces entre os campos da linguística, do jornalismo e dos estudos de mídia de modo geral, nos quais sejam possíveis articular reflexões teóricas, metodológicas, discursivas, etc. Está ancorado em fundamentos dos estudos dos Gêneros do Discurso (Bakhtin, 2011); Estudos Críticos de Mídia (Dijk, 2015; Thompson, 2002, 1998); Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2008), Análise do Discurso Francesa (Foucault, 2011), entre outros. Compreende a linguagem como um modo de ação e de representação, materializada em discurso, relações sociais, de poder; instituições/rituais, práticas e crenças/valores/desejos. (Harvey apud Chouliaraki e Fairclough, 1999).
15. Pensamento ameríndio e poéticas de povos originários no contexto contemporâneo de produção literária no Brasil [Dra. Luama Socio (UNITINS)].
Neste GT vamos refletir sobre a noção de uma filosofia pertinente ao contexto atual de cultura globalizada com base no pensamento ameríndio brasileiro presente tanto em ensaios e textos analíticos, quanto em textos literários (poéticos), de autores oriundos dos povos originários. Concomitante à diversidade étnica que percebemos caracterizar os traços distintivos dos povos originários, percebemos uma forte unidade de sentido em seus discursos com relação aos valores de preservação da vida, os quais, de modo geral, delineiam uma visão de mundo específica, a qual referenciamos ao paradigma filosófico. Nosso trabalho se estrutura a partir das seguintes abordagens:
- panorama da produção e divulgação dos discursos de povos originários brasileiros (notadamente através de canais digitais);
- leituras e análises de poéticas produzidas por artistas oriundos das comunidades de povos originários;
- leituras e análises de discursos políticos e filosóficos produzidos por pensadores oriundos das comunidades de povos originários;
- aproximação do pensamento dos povos originários com elementos do pensamento antropológico brasileiro;
- diálogos sobre decolonialidade.
16. Análise de Discurso Francesa e Ensino [Dr. João de Deus Leite (UFNT) e Dr. Ernesto Sérgio Bertoldo (UFU)].
Neste grupo temático, estamos interessados em discutir os possíveis modos de subjetivação construídos pelos sujeitos envolvidos no ensino de língua e de literatura no cenário educacional brasileiro. Filiados aos fundamentos das diferentes correntes da Análise de Discurso, ser-nos-á possível evidenciar análises e problematizações de diferentes corpora relacionados à temática em tela. Interessa-nos, mais de perto, pensar nas tomadas de posição dos envolvidos nas diferentes situações de ensino de língua e de literatura, não perdendo de vista a perspectiva de que há condições sócio-históricas e ideológicas constituindo e atravessando essas situações. Enfocar as diferentes tomadas de posição, como efeito discursivo, abre horizontes para pensarmos, por exemplo, nas contradições entre teoria e prática a partir dos ensinos enfocados neste simpósio temático. Trata-se de pensar, antes de tudo, na contradição como categoria dialética em que a tomada de posição está, fatalmente, em relação com os sentidos, de fato, inscritos e com aqueles que são apagados, para que essa inscrição de sentido se constitua. Assim, na esteira discursiva, estamos pensando na tomada de posição como um construto teórico e analítico que resguarda uma relação contingente e necessária na totalidade dos sentidos. Buscando produzir implicações para o campo aplicado do ensino de língua e de literatura, seria dizer que a tomada de posição, materialmente constituída na e pela linguagem, está ancorada em processos discursivos. Esses processos expressam a relação parte e todo dos sentidos historicamente constituídos e apagados na sociedade. Sendo assim, dado o modo de funcionamento da memória discursiva, na sua relação com o interdiscurso, podemos destacar que há uma circunscrição imaginária e simbólica sobre o ensino de língua e de literatura. Voltamos o nosso olhar para o modo como as contradições entre teoria e prática fazem trabalhar outros processos de filiação discursiva no ensino da língua e da literatura como objetos de ensino. No âmbito deste grupo de trabalho, as seguintes temáticas são pertinentes:
- O espaço de sala de aula e seus atravessamentos discursivos.
- Processos de subjetivação e a aula como acontecimento discursivo.
- Processos de subjetivação e as forças institucionais em práticas discursivas de ensino de língua e de literatura.
- Arquivo, memória e ensino de língua e de literatura.
17. O uso das linguagens formal e informal [Dr. Francisco Mário Lima Magalhães (UEMA)].
Este GT visa analisar as linguagens Informal e Formal em seus vários aspectos. Para isso, é necessário o professor conhecer as diferenças entre ambas para que ele possa saber lidar com alunos sem que demonstre a linguagem como um meio de constranger. Por outro lado, o professor precisa saber passar a necessidade de especializar-se na linguagem formal para que os alunos possam estar aptos a usá-la em algumas situações de suas vidas. Será de interesse desse GT analisar diversos gêneros textuais dentro de suas várias tipologias como música, crônicas, poemas e charges. Ainda se pesquisará nesse GT várias vertentes da linguagem informal e formal baseando-se em Camacho, Chomsky e Lyons. Também, poderá ser destacada a análise de erro na linguagem formal e quando o erro deve ser considerado. Por fim, esse GT analisará situações que envolvam as linguagens informal e formal como uma forma de conhecer cada um de seus aspectos para que se domine a linguagem formal e saiba interagir com aqueles que estarão falando em linguagem informal.
18. Produções discursivas de gênero, Crítica de Gênero e estudos feministas na literatura, mídia e cinema [Dra. Carolina Vasconcelos Pitanga (UEMA) e Mestre Ítalo Ramon Melo Lima (UEMA)].
O GT visa receber estudos e pesquisas sobre o gênero enquanto marcador social da diferença, interseccionalidade, representações de feminilidade e masculinidade, múltiplas identidades, normas e regimes de sexualidade, tendo como objeto de investigação os campos literários, midiáticos e artísticos.
19. O teatro como instrumento otimizador no processo educativo - Prof. Dr. Elizeu Arruda de Sousa.
Cartaxo (2001, p. 37 ) ressalta que “o teatro provoca, sensibiliza e educa a quem vivencia e a quem assiste, possibilitando, assim, a formação de um homem novo, capaz de contribuir na construção de uma sociedade justa, fraterna e igualitária”. A linguagem cênica, especialmente em sua configuração dramática, tem o potencial de promover mudanças qualitativas na essência espiritual daqueles que integram o fazer teatral ou dos que são espectadores dessa arte. Ante esses aspectos tão profícuos e pelo seu caráter lúdico e criativo, o teatro apresenta-se como um potente instrumento metodológico no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma aproximação dos educandos com as temáticas a serem enfocadas pelos docentes. Por intermédio da linguagem teatral, qualquer conteúdo pode ser abordado numa perspectiva de maior envolvimento e interesse dos discentes. O GT aqui proposto tem como intento receber trabalhos e pesquisas que revelam essa aliança entre a linguagem teatral e o processo educativo ante os mais diversos públicos nas variadas modalidades de ensino. Tais trabalhos podem ser relatos ou análise de experiências vivenciadas com o uso do teatro no contexto didático; também podem estar ancorados em reflexões acerca desse entrelace abarcando arte dramática e ensino, bem como sugestões de atividades metodológicas inseridas na vertente mencionada .
20. GT: Leitura, Ensino e Formação de leitores literários [Profa. Dra. Joseane Maia Santos Silva (CESC/UEMA)].
Quando se trata de leitura e formação de leitores, em que pesem a ampla circulação de obras teóricas e metodológicas, da amplitude das discussões em eventos, bem como das melhorias do acesso de alunos ao objeto livro, esses avanços não correspondem, ainda, em resultados impactantes no nível de competência leitora tampouco na melhoria da educação brasileira. O processo de recepção da obra literária e a qualidade das interações/vivências estabelecidas entre língua, linguagem e literatura são desafios impostos para educadores, sobretudo, nos tempos atuais, de ensino remoto. Esse GT agrupa pesquisas e estudos numa perspectiva teórico-prática da educação literária, visando contribuir com o debate acerca da formação docente, dos saberes e fazeres pedagógicos.
21. GT: Acontecimentos, Linguagens e Filosofias [Mestre Misleine Andrade Ferreira Peel (UBI) e Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFNT)]
Por meio deste GT, almejamos trabalhos que teçam reflexões sobre acontecimentos e filosofias, em suas relações inter ou transdisciplinares com o ensino e com a aprendizagem de língua e de literatura. Abraçaremos pesquisas que discutam essas temáticas em todos os níveis educacionais, buscando especialmente os trabalhos com embasamento teórico na filosofia da técnica e/ou do acontecimento, a partir de Simondon, de Deleuze, de Guattari e de outros filósofos que se tenham dedicado a cartografias e a errâncias que provoquem o desabrochar criativo e inventivo dos participantes do jogo pedagógico.
Temáticas sugeridas:
Transdução e ensino de língua e de literatura;
Filosofias e aprendizagens de língua portuguesa;
Transgramáticas;
Metaestabilidade e processos de individuação;
Filosofias e aprendizagens de literatura.
22. GT: Literatura e História [Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT) e Mestre Janailson Macêdo Luiz (UNIFESSPA)]
O GT Literatura e História visa à discussão sobre as produções da Literatura Moderna e Contemporânea, do Testemunho e Memorialísticas, bem como objetiva as narrativas biográficas e as denominadas escrita de si, especialmente, desde que sejam contextualizadas com a História. Compreendendo a importância desse diálogo intertextual entre a Literatura e a História, esperamos receber propostas que possuam como norte a discussão das narrativas literárias a partir de acontecimentos e eventos históricos, tendo, portanto, a história como painel de fundo para a composição dos diversos cenários e gêneros literários. Igualmente, intencionamos discorrer acerca dos limites epistemológicos e teóricos entre a história e a literatura, assim como as obras de ficção histórica. Ainda, visando potencializar os matizes da história como painel em que se debruçará o estudo da literatura cabe espaço também para dialogar sobre a relação entre a Literatura e os Arquivos (públicos ou particulares), de igual importância a relação entre Literatura e Jornalismo (tanto no sentido de patrimônio cultural quanto com aporte do jornal como fonte de pesquisa histórica). Finalizando, compreendemos que o cinema (quer em termos de gênero ficcional, quer em termos de gênero documentário) também possui um campo de reprodução histórica, que funciona como se fosse um painel histórico de um período, representando os seus eventos e personagens históricos, gênero esse que, muitas vezes, se apropria da Literatura do Testemunho, memorialística ou biográfica a fim de demarcar a reprodução fílmica a partir de um diálogo com a literatura. Nestas perspectivas, reiteramos a importância desse campo intertextual e das suas pluralidades, portanto, convidamos todos que possam contribuir com a reflexão sobre o enquadramento da produção literária moderna e contemporânea, da memória, da biografia e dos testemunhos de história, com o intuito de buscar sobremaneira um enquadramento profícuo entre as áreas do conhecimento compreendidas entre a Literatura e a História.
23. Questões de linguagem jurídica [Mestre Daise Alves (Faculdade Católica Dom Orione) e Dra. Nilsandra Martins de Castro (UFT)]
O GT Linguagem Jurídica visa reunir trabalhos que se desenvolvam na interface entre linguagem e direito. Do mesmo modo como em outras áreas, o Direito possui linguagem própria, mostrando-se, em muitos aspectos, de difícil compreensão. Contudo, essa especificidade, embora seja marca da área, precisa ser discutida, especialmente quando pensamos no cidadão comum. Assim, reuniremos temáticas que discutam:
A escrita forense;
A linguagem forense versus a simplificação conceitual;
Vícios linguísticos e de prolixidade;
Tecnicismo jurídico;
Juridiquês;
Estrangeirismo/expressões latinas na Linguagem Forense
Terminologia na Ciência Jurídica;
Retórica na Linguagem Jurídica;
A importância da Linguagem na atividade jurídica.
24. Figurações estéticas, memorialísticas e identitárias na literatura contemporânea [Prof. Dr. Derivaldo dos Santos (UFRN/PPgEL) e Profa. Dra. Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFNT)]
Este grupo de trabalho ocupa-se da investigação de práticas literárias e de relações entre forma literária, processo e representação social, no âmbito da literatura brasileira e de outros sistemas literários, considerando o modo como a literatura, à sua maneira, interage com outras áreas do conhecimento. Nessa direção, o interesse é agregar estudos acerca do texto literário (poesia e prosa) em sua relação com a vida social e histórica, a partir dos seguintes eixos norteadores: a) tradição e modernidade; b) processos de rememoração e figurações identitárias na ficção literária contemporânea; c) literatura de testemunho, violência e silêncio.
25. A literatura e o ensino [Profa Dra. Valéria Medeiros (UFNT) e Profa. Dra. Luciana Moura Colucci de Camargo (UFTM)]
Os diversos cursos da área de Letras, em especial no que concerne às Licenciaturas, enfrentam um desafio ( antes e durante a pandemia do COVID 19 ) que se apresenta desde o início dos processos formativos, qual seja, instrumentalizar teórica e criticamente agentes de ensino para atuarem como mediadores de leitura que promovam, através do aprofundamento da visão crítica de mundo, a emancipação dos sujeitos sociais. Este GT pretende acolher propostas de práticas docentes na área do ensino da literatura e iniciativas de promoção de leitura literária, seja na universidade, na escola ( ensino básico, médio, EJA, zona urbana, rural, quilombolas, indígenas etc ), nos sistemas penitenciário e sócio-educativo, no trabalho, nos exames nacionais ( ENEM, ENCCEJA etc ) e em outros espaços, além de propiciar discussões sobre as atuais políticas relativas à leitura (inclusive bibliotecas públicas, escolares ou não) e à literatura, presencial ou por meios digitais.