3º Simpósio Popfilia: montar cenas, fantasiar vidas

3º Simpósio Popfilia: montar cenas, fantasiar vidas

online Este é um evento online

Sobre o evento

Quando? | 02, 03 e 04 de julho de 2025

Onde? | Em modelo remoto, por reuniões virtuais na plataforma Google Meet

Quem pode submeter propostas de trabalho | Doutores, mestres, estudantes de pós-graduação, graduados, estudantes de graduação e demais interessados

Prazo para submissões | até 21 de março de 2025 (novo prazo)

Aceites dos trabalhos aprovados | 21 de abril de 2025

Inscrições de ouvintes | de 05 de maio até 02 de julho de 2025

Inscrições de autores | de 21 de abril até 28 de maio de 2025

Envio de vídeos das apresentações | 10 de junho de 2025

Valores | pagamento após aprovação da submissão

- Ouvintes | gratuito

- Graduandos ou recém-graduados (2023 - 2025) | R$ 20,00

- Pós-graduandos lato ou stricto senso | R$ 40,00

- Mestres, doutores, professores e profissionais | R$ 60,00

MONTAR CENAS, FANTASIAR VIDAS

Os Estudos de Cultura Pop se consolidam no Brasil em função de sua capilaridade: estão presentes nos campos da música, do consumo e da publicidade, da cultura digital, das culturas urbanas, das experiências estéticas, do cinema e audiovisual, entre outros. Derivados dos debates em torno dos limites entre as noções de Cultura Popular e Pop, Alta e Baixa culturas, esses estudos compreendem que a Cultura Pop implica em reconhecer as zonas fronteiriças das disciplinas e dos campos da Comunicação, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

Entre as diversas abordagens que têm sido implementadas para estudar a Cultura Pop, destacamos especialmente o interesse nas performances, cenas e nos processos performativos. Pesquisas proliferam abordando cenas de filmes hollywoodianos que inspiram videoclipes, montações de drag queens que presentificam os corpos superlativos das divas, gestos das pistas de dança que deslocam imaginários de gêneros de música pop periférica para o mainstream, entre outros fenômenos. Estamos diantes de instâncias de interpelação que estimulam as diversas encenações midiáticas de si e as cenas de sujeição que nos produzem em vinculação aos regimes de alta visibilidade da cultura pop. 

Os interesses teóricos e analíticos frequentemente se desenvolvem a partir de atualizações dos chamados Estudos de Performance: um conjunto de empreendimentos “indisciplinares” que, tocando a Comunicação, Antropologia, Artes da Cena, Filosofia, Ciências Sociais e Literatura, entre outros, propõem debater as relações limítrofes entre corpo, encenação, teatralidades, gestos e suas aparições em cenas midiáticas, artísticas e cotidianas. Os Estudos da Performance propõem enxergar cenas e práticas performáticas enquanto corpus de análise mas também a sua apropriação como ferramenta teórico-metodológica para “traduzir” eventos como performances. 

A terceira edição do Simpósio Popfilia celebra o olhar sobre a Cultura Pop pela lente da Performance, reconhecendo a produção de pesquisas que observam a produção, o consumo, a plataformização e a performatividade da Cultura Pop como partes de um ecossistema que conecta as indústrias do entretenimento, territórios e experiências estéticas. Assim, os enquadramentos da performance frequentemente possibilitam incursões de pesquisa que interligam as narrativas e corporeidades hegemônicas às cenas de interação e fruição que preenchem e colorem nossos cotidianos. Jogos de encenação, transformação e reinvenção em que as fronteiras do ficcional são fluidas e passíveis de reconfigurações e fabulações são fundamentais para tecer novos movimentos às pesquisas.

Objetos da Cultura Pop e seu consumo permitem reconhecer o que foi outrora chamado de “conhecimentos sensitivos”, “confusos” ou “do corpo”, remetendo a um legado dos estudos da Estética que também investiram no papel da experiência na produção teórica. A perspectiva é debater a Cultura Pop sob à luz da Performance em um convite para explorar, criticar, torcer e reencenar a estética no contemporâneo. Apesar da Estética como disciplina ter sido uma ferramenta de crítica severa às culturas populares, cremos que há, em seu projeto, um gesto potencialmente rico de atentar para as relações entre poética, afeto e corpo e de valorizar “a aptidão natural para fantasiar”. Partimos do princípio de que falar de Estética é “bastardizá-la” num movimento que revela camadas de ficção e processos especulativos na comunicação e no cotidiano.

A proposta é, portanto, montar cenas e fantasiar vidas com a Cultura Pop. A fantasia seria uma espécie de vertigem da performance, pois reúne qualidades poéticas, retóricas e mercadológicas. É parte do mercado editorial, do cinema, do universo de games e da música; transformação, conversão e ruptura. A fantasia reposiciona as representações sociais, questiona as respostas morais, ressemantiza gramáticas, ativando sensibilidades, estados de corpo, relações entre corpos e encantos.

Assim, convidamos pesquisadoras, pesquisadores, artistas e pessoas interessadas das mais diversas áreas a submeter resumos expandidos cujas discussões giram em torno da Cultura Pop e suas diversas relações com os campos da Performance e da Estética, de preferência (mas não apenas) a partir das chaves temáticas apresentadas abaixo.

  • You better work, bitch | Teorias e práticas de Performance na Cultura Pop

  • Vida, devolva minhas fantasias | Fantasias, bad trips, utopias e distopias na Cultura Pop

  • Nós não estamos mais no Kansas, Totó | Territorialidades do pop em rituais, geopolíticas da cultura pop, cosmopolitismos, dinâmicas locais de performance

  • Ooh, it’s so good, it’s so… good | Corporeidades, coreografias, gestos e contatos entre corpos envolvendo a Cultura Pop

  • Turning tables | As viradas estéticas nas abordagens sobre o Pop

  • Divas, monstros, ciborgues e heróis | Identidades e interseccionalidades de gênero, classe, raça e sexualidade

  • If I could turn back time | Temporalidades, memórias e ressurgências na Cultura Pop

  • Uma história de amor, de aventura e de magia | Fandom, comunidades imaginadas e as ficções coletivas do Pop

  • O algoritmo não mente? | Plataformas e curadoria invisível na Cultura Pop

  • Brazil… I am devastated | Fabulações coloniais e decoloniais da Cultura Pop no contexto brasileiro e latino-americano

Normas e funcionamentos

O Simpósio Popfilia acolhe trabalhos de pessoas de todos os níveis de formação acadêmica, abarcando graduandos, pós-graduandos, professores e outros profissionais interessados. A seleção para as apresentações se dará a partir da avaliação de propostas de trabalho, levando em consideração a consistência do projeto e a diversidade de temáticas e autoria. Dado que o evento se dará em modelo remoto, as apresentações serão realizadas pelo envio assíncrono de vídeos após a aprovação das propostas de trabalho, de forma que os encontros síncronos serão dedicados exclusivamente às discussões, organizadas em mesas on-line por vídeochamada. O Simpósio estimula a construção de apresentações criativas, abarcando tanto formatos tradicionais e assimilados aos ritos acadêmicos quanto outras possibilidades performáticas propostas pelos autores. Os vídeos serÃo disponibilizados no canal do Youtube do Simpósio Popfilia e, independentemente do formato, não devem exceder 15 minutos.

Os critérios de seleção para as propostas de trabalho serão:

a. Aderência temática à chamada de trabalhos;

b. Qualidade da estrutura textual e adequação da formatação ao modelo fornecido de proposta de trabalho;

c. Robustez acadêmica da proposta, incluindo a solidez da metodologia indicada, escolha do corpus e o embasamento teórico do debate; 

Para além dos critérios acima descritos, preza-se também pela diversidade de formação e titulação dos autores, bem como suas regiões de origem, gênero e etnia.


As submissões das propostas de trabalho podem ser realizadas gratuitamente através da plataforma Even3, mediante o envio dos documentos e dados requisitados. As submissões devem seguir as normas contidas no template oficial do Simpósio, disponível para download (ANEXO I).

As propostas podem ser escritas em coautoria por até duas pessoas, contanto que ambas se inscrevam no evento caso a proposta seja aceita. No processo de submissão, apenas o primeiro autor deve submeter o documento com a proposta e colocar os dados do coautor, se tiver. É permitido participar de até dois trabalhos no simpósio, sendo um deles como autor e outro como coautor. Antes do evento, todos os textos e vídeos das propostas selecionadas serão publicados nos anais digitais do Simpósio, visando a proliferação e qualificação do debate. 

As inscrições de ouvintes e autores são feitas pela plataforma Even3. No caso de autores e coautores, a inscrição deve ser realizada após a emissão das cartas de aceite mediante recebimento de link enviado pela comissão do evento, de modo que a taxa de pagamento para participação no simpósio seja paga após a confirmação do aceite. A inscrição para ouvintes é gratuita.

A programação completa do evento, contendo as palestras com convidados, as ações formativas e os horários de encontros das mesas, será divulgada com antecedência e distribuída ao longo dos três dias de simpósio.

Para obtenção do certificado, os autores e coautores devem estar presentes no dia designado para debate da sua proposta de trabalho. Ouvintes devem ter presença em pelo menos 1 dia do evento.

Para atualizações, informações e contato, acesse nosso site, siga @grupop.ufpe no Instagram ou fale conosco através do e-mail simposiopopfilia@gmail.com

Inscrições

Lembrete: autores e co-autores só pagam a inscrição caso a sua proposta de trabalho tenha sido aceita.

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Submissões das Propostas de Trabalho

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Atividades

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Comissão e Organização

COMISSÃO CIENTÍFICA - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop/UFPE)

Dr. Thiago Soares (UFPE) – Diretor da comissão científica

Dr. Daniel de Andrade Lima (UFPE)

Dr. Mario Rolim (UFPE)

M.e/Doutorando Eduardo Rodrigues (UFPE)

M.ª/Doutoranda Lívia Maria Pereira (UFPE)


COMISSÃO DE PRODUÇÃO

M.e/Doutorando Eduardo Rodrigues (UFPE) – Coordenador  Felipe Galvão (Mestrando - UFPE) Amanda Medeiros (Estudante de Graduação - UFPE) Guilherme Souto (Estudante de Graduação - UFPE)


IDENTIDADE VISUAL

Eduardo Azerêdo | Instagram

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