A 11ª edição da Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM (SINTEGRA) convida toda a comunidade acadêmica a refletir sobre o papel das tecnologias no contexto da educação superior. Com o tema “Tecnologias: para que e para quem?”, o evento se apresenta como um espaço de diálogo crítico e inclusivo sobre os desafios que as tecnologias trazem à nossa realidade acadêmica e regional.
A programação incluirá palestras, cursos, oficinas e mesas-redondas que abordarão temas emergentes como inteligência artificial, inovação pedagógica, transformações no ensino-aprendizagem, proteção de dados (LGPD), inclusão e transformação social. A proposta é compreender as tecnologias além de ferramentas operacionais, explorando-as como fenômenos sociais que influenciam relações humanas, práticas educativas e processos inclusivos nos territórios.
Ao integrar diferentes áreas do conhecimento, a SINTEGRA promoverá uma discussão ampla sobre os usos, sentidos e implicações das tecnologias no cotidiano acadêmico e nas comunidades. Quais possibilidades elas oferecem? Que riscos impõem? E como a universidade pode assumir um papel ativo na construção de soluções mais equitativas, acessíveis e comprometidas com o desenvolvimento regional?
Em tempos de aceleração tecnológica e incertezas sociais, a SINTEGRA se apresenta como uma oportunidade para que a UFVJM seja um espaço de discussão crítica e produção de conhecimentos.
Participe, conecte-se, integre-se.
Instituída em 2012, a SINTEGRA consolidou-se não apenas como o maior evento científico da UFVJM, mas como ummarco de integração acadêmica e social. Ao longo de mais de uma década, tem cumprido umpapel estratégico: conectar a universidade à sociedade, fomentando parcerias locais, nacionais e internacionais, além depromover diálogos interdisciplinares. Essapluralidade de vozes e saberesnão é acidental – traduz ocompromisso institucionalda UFVJM com uma produção científicaancorada na realidade regional.
O ENID UFVJMconsolida-se como umespaço privilegiado de diálogoentre as práticas docentes, a formação de licenciandos e os desafios cotidianos da Educação Básica. Em sua sexta edição, o evento reforça seu compromisso com aarticulação entre universidade, sociedade e escola, promovendo a socialização dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Atividades de Extensão e Estágios Supervisionados, assim como osdesenvolvidos por professores, graduandos e pós-graduandos da UFVJM.
Neste ano, o ENID alinha-se à temática central da XI SINTEGRA –"Tecnologia: Para que e para quem?"– para fomentarreflexões críticassobre:
O papel das tecnologias na sociedade, no ensino e na aprendizagem;
Os desafios de acesso e inclusão digital na educação;
As dimensões éticas e regionais no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
Ao integrar debates acadêmicos e experiências da sala de aula, o evento buscaqualificar a formação docenteeconstruir pontesentre a produção universitária e as demandas reais das escolas.
Participe desse diálogo fundamental para a educação na região!
INTERPET
É um evento do Programa Programa de Educação Tutorial (PET), reunindo estudantes, docentes e comunidade acadêmica em um espaço dedicado a integração e o intercâmbio de ideias entre os grupos PET de diferentes áreas do saber, enfatizando a interdisciplinaridade e a inovação educacional. Os participantes têm a oportunidade de apresentar resultados de projetos desenvolvidos ao longo do ano, além de discutir temas relevantes para o ensino, pesquisa e extensão universitária.
Ao melhor trabalho de cada modalidade, por área de conhecimento, será atribuído o Prêmio MelhoresSintegra 2025 em reconhecimento à relevância das ações desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão na UFVJM.
* Estudante de graduação e de pós-graduação vinculado à Programas de apoio a estudantes em vulnerabilidade social e projetos que visam a igualdade racial e a inclusão de pessoas com deficiência.
Condições para essa categoria (a comprovação pode ser realizada por meio do histórico emitido via e-campus): 1. ter cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escolas públicas; 2. ter renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos; 3. ser autodeclarado preto, pardo, quilombola ou indígena (necessário ter a autodeclaração confirmada pela Comissão de Heteroidentificação); 4. seja pessoa com deficiência (PcD).
Convidados
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Atividades
{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Antes de iniciar a submissão e elaboração do seu resumo, leia atentamente as instruções sobre cada modalidade de trabalho aceita pelo evento.
Para realizar a submissão, o autor principal deverá estar inscrito no evento. O formulário de submissão só é disponibilizado após a confirmação do pagamento.
Docentes, discentes e técnicos-administrativos da UFVJM podem enviar propostas deensino, pesquisa, extensão ou cultura relacionadas ao tema “Educação e Tecnologias: para quê e para quem?”,
Participe! Submeta sua propostae ajude a construir a programação.
Vamos juntos fazer uma SINTEGRA plural e inspiradora!
Convidamos você a compor conosco a Programação Cultural da 11ª SINTEGRA. Nessa edição, teremos as seguintes modalidades:
As propostas de intervenções ou apresentações artísticas* devem ser detalhadas por meio de: (I) Mídia demonstrativa(áudio, vídeo ou imagem) que ilustre os objetivos e a essência da atividade; (II) Síntese descritiva (no máximo 150 palavras) com os principais detalhes da proposta; e (III) Ficha técnicaem formato Word, contendo informações sobre participantes, recursos necessários e outras especificações técnicas.
As oficinas devem ter caráter formativo, artístico e cultural, com duração máxima de4 horas. Para submeter sua proposta, inclua um Resumo descritivo(até 250 palavras) contendo: título da oficina; síntese da proposta; objetivos gerais e específicos; infraestrutura e materiais necessários*.