Ciclo de Palestras: Tecnologias de apoio à pesquisa

Ciclo de Palestras: Tecnologias de apoio à pesquisa

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Apresentação do Ciclo de Palestras

1. Contextualização

O Ciclo de Palestras "Tecnologias de apoio à pesquisa" tem como objetivo principal divulgar o potencial dos meios tecnológicos nos processos de pesquisa. 

Esta iniciativa surge na sequência do sucesso do I Seminário Luso-Brasileiro de Educação dedicado às Metodologias de Pesquisa. Após a conclusão do evento, foram enviados vários mails para a equipe organizadora no sentido de promover novas iniciativas relacionadas com temáticas das metodologias de pesquisa.  Este Ciclo de Palestras visa atender essa expectativa de muitos participantes no referido Seminário.

Muitos pesquisadores reconhecem várias dificuldades no desenvolvimento de algumas tarefas nos projetos de pesquisa: 

a) Demora na pesquisa bibliográfica;

b) Dificuldades na gestão de referências;

c) Demora na formatação quanto às normas ABNT dos textos acadêmicos;

d) Distribuição, aplicação e coleta de instrumentos;

e) Tratamento de dados qualitativos;

f) Apresentação de resultados.


O Ciclo de Palestras conta com o apoio do Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação (GPKosmos) da Universidade Federal de Santa Maria em colaboração com a equipe responsável pela organização do I Seminário Luso-Brasileiro de Educação.


A inscrição no Ciclo de Palestras dará acesso:

- Todas as Palestras;

- Certificado de Participação de 20 horas;

- Documentação de apoio;

- Arquivos em vídeo relativos à gravação de todas as atividades.

 

2. Destinatários

- Estudantes de graduação e pós-graduação interessados em otimizar atividades de pesquisa através de meios tecnológicos;

- Professores do ensino básico e superior que procurem reforçar os seus conhecimentos no âmbito das tecnologias nos contextos de pesquisa.


3. Calendário

18 de junho a 6 de julho.

(Horário de Brasília)


Palestra 1. 18 de junho - 16h às 18h;

Palestra 2. 22 de junho - 16h às 18h; 

Palestra 3. 25 de junho - 16h às 18h;

Palestra 4. 29 de junho - 16h às 18h;

Palestra 5. 02 de julho - 16h às 18h; 

Palestra 6. 06 de julho - 16h às 18h; 

Carga horária total (palestras e atividades autônomas): 20h


O link de acesso a cada Palestra, será enviado no próprio dia para e-mail cadastrado na inscrição.


4. Palestrantes e convidados


Os palestrantes e convidados são pesquisadores que vão apresentar relatos de experiências de utilização das tecnologias nos processos de pesquisa.


Dr. Danilo Ribas Barbiero, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Dr. Marco Batista, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.

Dr. Miguel Dias, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Doutoranda Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Mestre Rafael Peixoto de Moraes Pereira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte.


5. Programação


Palestra 1. O potencial da tecnologia na pesquisa

18 de junho - 16h às 18h.

1.1 Apresentação geral do ciclo de palestras;

1.1 Tecnologias nas várias etapas da pesquisa;

1.2 Apresentação geral do potencial da tecnologia na pesquisa;

1.3 Tecnologias e instrumentos de coleta de dados em contextos de pandemia

1.4 Overview de algumas aplicações.


Palestra 2. Técnicas avançadas do processador de texto para formatação de normas ABNT

22 de junho - 16h às 18h.

2.1 Utilização de estilos para formatação automática de títulos, seções, citações e legendas;

2.2 Criação de sumário automático;

2.3 Sumário automático para ilustrações (quadros, tabelas, figuras, etc.);

2.4 Quebras de seção, cabeçalhos, rodapés e notas de rodapé.


Palestra 3.  Repositórios científicos

25 de junho - 16h às 18h.

3.1 Vantagens do uso de repositórios científicos;

3.2 Apresentação de lista repositórios científicos nacionais e internacionais;

3.3 Técnicas para pesquisa em repositórios;

3.4 Palavras chave e tesauros;

3.5 Utilização de operadores boleanos e caracteres especiais;

3.6 Repositórios com potencial para exportação de resultados de pesquisa.


Palestra 4. Questionários On-line

29 de junho - 16h às 18h.

4.1 Aplicações para desenvolvimento de questionários on-line;

4.2 Vantagens sobre a aplicação de questionários on-line;

4.3 Cuidados na aplicação de questionários a distância;

4.4 Exportação de resultados para planilhas.


Palestra 5. Software para gestão de referências bibliográficas

02 de julho - 16h às 18h.

5.1 Exemplos de software para gestão de referências bibliográficas;

5.2 Instalação e configuração;

5.3 Adicionar referências no software;

5.4 Pesquisa de termos e de referências no software;

5.6 Utilização colaborativa do software de gestão de referências;

5.7 Integração do gestor de referências com processador de texto;

5.8 Criação de citações diretas e indiretas;

5.9 Criação automática de referências.


Palestra 6. Aplicativos de apoio à análise de conteúdo

06 de julho - 16h às 18h.

6.1 Particularidades da pesquisa qualitativa;

6.2 Aplicações de apoio à transcrição de entrevistas;

6.3 Tecnologias na leitura flutuante de dados;

6.4 Softwares de análise qualitativa de dados;

6.5 Exemplos de análise de conteúdo com Qualitative Data Analysis.


6. Certificação

A participação no Ciclo de Palestras dará acesso a certificado de curso de curta duração - 20 horas.


7. Materiais de apoio

Todos os inscritos no Ciclo de Palestras vão ter acesso a documentação e bibliografia de apoio.


8. Informações

Todas as informações e esclarecimento de dúvidas podem sem colocadas através do email slbe.secretariado@gmail.com

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Palestrantes e Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}