O Simpósio de Educação Básica do Coluni-UFF é uma iniciativa de formação docente a partir das demandas da Educação Básica e, para além do período do evento, desenvolvemos várias ações anteriores e posteriores de estudos, organização de comissões de trabalho e comissão científica, convites a palestrantes, divulgação em diversos meios digitais e impressos, recepção de trabalhos científicos, avaliação de trabalhos pela comissão científica, registro, organização de anais para publicação, elaboração de relatórios, escrita e publicação de artigos, apresentação de resultados do evento na Semana de Extensão da UFF e outros eventos de divulgação científica, dentre outras ações.
O evento tem por objetivo promover o diálogo entre saberes diversos que compõem a docência e a discência na Educação Básica. O Coluni-UFF é uma unidade de Educação Básica que atua nos eixos de ensino, pesquisa e extensão universitária valorizando o espaço escolar como locus privilegiado de integração e produção de conhecimentos.
O evento propõe uma agenda de atividades para dar visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão na educação básica, envolvendo as redes de ensino público e privada, nas esferas federal, estadual e municipal, por meio de mesas-redondas, minicursos, GTs de discussão e atividades culturais.
O primeiro Simpósio - I SEB -, criado no ano de 2018, apresentou-se com a característica singular de uma ação de extensão voltada para a formação docente, envolvendo a comunidade escolar do Coluni-UFF, licenciandos, docentes de outras unidades da UFF e Instituições de Ensino, especialmente da Rede Municipal de Ensino de Niterói, com o tema Desafios da Profissão Docente.
No ano de 2019, o II SEB já se configurava como uma ação de extensão com identidade permanente do Coluni-UFF e abordou questões que giravam em torno do tema Currículo em Foco.
No ano de 2020, no III SEB, considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que se refere a evitar as aglomerações, principalmente em espaços fechados, devido à pandemia mundial decorrente do COVID 19, reconhecemos a impossibilidade da realização do evento de forma presencial. No entanto, entendeu-se a urgência em discutir sobre o presente e o futuro da Educação Básica em tempos de pandemia assim como sobre as ações possíveis no contexto atual para se realizar uma Educação Popular, desenvolvendo-se o tema A Educação Básica em tempos de Pandemia: desafios, insubordinações e resistências.
Em 2021, com a pandemia ainda em curso, o IV SEB se propôs a continuar a discutir o cenário da Educação Básica em tempos de pandemia, em movimento ocular de 360º, para tentar entender as implicações deste contexto na vida escolar e na sociedade ao longo deste período, discutindo o presente com vistas a buscar caminhos para um futuro próximo, focando na valorização e divulgação do que a educação básica é capaz de produzir, mesmo em tempos atípicos. Por isso, o tema escolhido foi Cenários da Educação Básica na Pandemia: Práticas Educacionais e Vivências Pedagógicas.
Em 2021, tivemos a primeira edição com submissão de trabalhos e os trabalhos aprovados compuseram a primeira edição da publicação da Revista do SEB. Confira a publicação em: http://coluni.uff.br/revista-do-seb/