Período de inscrição de simpósios: 27/08 a 31/10
(até 50 simpósios)
Inscrição de ouvintes: 01/10 a 30/11
Período de realização: 18/11 a 20/12/2024,
de segunda às sextas-feiras nos dois turnos manhã e tarde e/ou início da noite.
Evento totalmente gratuito e com certificado de 80 horas para quem tiver participação igual ou superior a 75% de presença.
Vagas: 1.000 (mil)
Palavras iniciais de apresentação:
Trata-se de uma reunião de estudos e resultados de pesquisas transnacionais que têm identificado nos últimos anos certas condições intelectuais, econômicas, tecnológicas, militares, organizativas e transvalorativas capazes de expor, dramatizar a derrocada do Ocidente, seus valores, suas regras, sua noção de democracia, de lógica cultural e, nessa tensão epistemológica e em várias ordens, nos permitido formular e resolver problemas decisivos, a saber: o que propor no âmbito do sistema educacional e sua popularização? O que reverter no plano das cognitividades, então dominadas, por falsos valores ocidentais? Como mobilizar e garantir soberania digital a países como Brasil ainda vulneráveis às tecnologias reacionárias do otanistão? Como estabelecermos parcerias estratégicas locais para uma nova política do cotidiano fundadas nos valores do Sul global e nas modernidades vernaculares e periféricas?
Objetivos:
Estimular a inserção nacional e internacional de mestrandos(as), doutorandos(as) e pósdoutorandos(as) do Pós-Crítica, através da mobilização de/e convite a dezenas de pesquisadores/as de todo o mundo, sobretudo os/as do Sul global, para seus simpósios; Fomentar o debate sobre sistemas educacionais, sistemas intelectuais, formas de tecnologias epistemicidas e construir, em contraponto, ecossistemas semiológicos e semióticos fundados numa poética da existência; Estabelecer condições para emergências de novas redes de produção e gestão de conhecimento fundadas nas modernidades periféricas e sua potência cognitiva e distributiva de riquezas materiais e simbólicas.
Metodologias:
Cada pesquisador(a) docente e discente do Pós-Crítica, sobretudo os(as) mestrados (as), doutorandos (as) e em Estágio Pós-doutoral deve, individualmente ou em grupo de até 03 membros, convidar os/as pesquisadores (as) internacionais já levantados, recentemente, e que desenvolvam pesquisas que possam ter interface, aderência à problemática de nossos projetos de pesquisa e convidá-los (as) para comunicações, conferências, palestras e/ou mesmo para com eles construírem a proposta do simpósio;
Cada simpósio deve ter o mínimo de duas mesas e o máximo de 06, daí recomendarmos a formação de pequenos grupos, entre nós, corpo docente e discente e/ou entre discentes, com apoio de seus/as orientadores/as, para propor seus simpósios, conforme formato acima.
Assim, e por se tratar de uma atividade autogestionária (os proponentes constroem sua proposta, faz a gestão e executa) é fundamental que se tenha em mãos:
a) título do simpósio com um resumo de até 5 linhas;
b) nomes, e-mails e fotos dos participantes de cada mesa;
c) cronograma de execução dentro do período do evento;
d) ter tempo disponível para treinamento para o trabalho de estúdio no Canal Pós-Crítica;
e) inserir uma mesa ou outra dos fóruns-tirocínios-docentes que, porventura, tenham pesquisadores/as internacionais.
Está sendo preparado um dispositivo para coleta dessas informações, decisivas, para a montagem da programação geral.
Agora, a máxima ATENÇÃO!
Informações de cada mesa do seu simpósio (mínimo de 02 e máximo de 06 mesas).
Título da mesa 1, 2 ...6.
Resumo (de 3 a 5 linhas)
Metodologia (de 3 a 5 linhas)
Modalidade (remoto, híbrido ou presencial)
Data: entre 18 de novembro e 20/12
Horário: a partir das 8:00 h às 20:00 h, em dias úteis.
Mediador Acadêmico: (fará apresentação dos participantes e mediará os debates com o público no chat)
Mediador Técnico: (receberá treinamento para operar no estúdio do Canal Pós-Crítica)
Participantes: de cada mesa
Para os participantes e mediadores: Nome completo sem abreviaturas, e-mail, instituição vinculada e foto.
Enviar o arquivo completo para o contato abaixo: (modelo aqui)
E-mail: eventosposcritica@gmail.com
Obs. 01: Os nomes de todos os participantes e mediadores deverão estar em seu formato completo e sem abreviações, juntamente com a indicação de seu melhor e-mail válido, essas informações são de extrema importância para o cadastro dos mesmos na plataforma de envio do certificado.
Obs. 02: As fotos inseridas neste documento precisam seguir o padrão de perfil com uma boa resolução e de preferência no formato quadrado.
Obs. 03: Em caso de alterações reenviar o arquivo destacando as mudanças que foram realizadas para que os ajustes sejam feitos. Os cards de divulgação juntamente com os links de acesso e compartilhamento serão encaminhados para o mesmo contato de envio da proposta.
O que esperamos:
a) Através de maior popularização de uma ciência aberta, e empenhada, contribuir para novas formas e roteiros de organização estético-política por um mundo multipolar;
b) estimular a criação de Centros de Pesquisa Avançada sobre o Brasil em nossas instituições parceiras e, com isso, afirmar nossa potência de pensar o mundo contemporâneo e seu destino, sem o aprisionamento do nosso sistema intelectual ainda bastante vira-lata e colonizado pelos pressupostos da modernidade ocidental em suas perspectivas históricas, filosóficas e estéticas.
c) estabelecer mediações com a rede de escolas públicas, no âmbito das linguagens e das ciências humanas, visando a construção de um olhar econômico político emancipatório.
d) explorar uma imagem internacional, e universal em diferença, de Canudos como geopolítica do esclarecimento.
e) inserir, internacionalmente, mestrandos (as), doutorandos(as) e pós-doutorandas(as) do Programa de Crítica Cultural, a partir de suas contribuições para uma outra noção de modernidade fundada no saber popular.
f) fomentar parcerias acadêmicas institucionais, e em rede, envolvendo país fundadores dos BRICS e seus novos membros, sobre valores cosmopolitas e multipolares.
Obs: O Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural agora, neste quadriênio 2021-2024, é nota 5, logo é obrigado a ter uma fecunda e produtiva internacionalização de seu corpo docente e discente, sob pena de baixar sua nota para 4 ou 3.
Salvador, 21/08/2024.
Prof. Dr. Osmar Moreira dos Santos
(Coordenador geral do evento)