V Encontro Estadual de História: "Trabalho, Direitos Sociais e Democracia no Brasil e na Amazônia"

V Encontro Estadual de História: "Trabalho, Direitos Sociais e Democracia no Brasil e na Amazônia"

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

V Encontro Estadual de História

"Trabalho, Direitos Sociais e Democracia no Brasil e na Amazônia"

A Associação Nacional de História – Seção Amazonas (ANPUH-AM) tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o V Encontro Estadual de Historia que ocorrerá entre os dias 20 a 23 de outubro de 2020, no formato virtual. A ANPUH-AM é uma das 27 seções estaduais que compõem a Associação Nacional de História, órgão máximo dos profissionais de História no Brasil. O V Encontro Estadual de História tem como tema “Trabalho, Direitos Sociais e Democracia no Brasil e na Amazônia”. O encontro, realizado pela ANPUH-AM, insere-se no quadro maior de atividades científicas nas quais os historiadores do país atualizam o debate sobre as questões centrais da sociedade brasileira, do presente e do passado, e reunirá diversos profissionais e estudantes de História da região Norte e do país inteiro para discutir temas prementes para a atualidade, colocando centralidade na importância da defesa do regime democrática para o desenvolvimento das sociedades modernas. 

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

PROGRAMAÇÃO DOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS.

?CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PROGRAMAÇÃO DOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS EM PDF


Terça-feira, 20 de outubro (14:00hs)

Sessão 01

ST-01a: Mundos do Trabalho: Trabalho, sociabilidade e resistência na Amazônia - Alba Barbosa Pessoa (SEDUC) e Francisca Deusa Sena da Costa (TRT11/ANPUH-AM).

Higor Pereira, Amanda Cristina Souza da Silva - “Não há escravos na região do Jari”: trabalho compulsório e relações de gênero no Projeto Jari (décadas finais do século XX)

Marlos Vinícius Gama de Matos - “Não levo desaforo para casa”: Táticas de resistência operária durante o Projeto Icomi no Amapá (1953-1956)

Cátia Franciele Sanf/elice de Paula - Aliciando “alienígenas”: A prática do trabalho escravo contemporâneo em Ariquemes/RO na década de 1980

Ana Carolina Monteiro Paiva - Dos barracões aos casarões: organização espacial na construção da ferrovia Madeira-Mamoré 

Sessão 02

ST-02: História e outras fontes: os usos de recursos audiovisuais na temática negra, indígena e amazônica - Sidney Barata de Aguiar (Doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM) e Tenner Inauhiny de Abreu (UEA-Tefé)

Márcio dos Santos Rodrigues - O mito do El Dorado e de cidades perdidas amazônicas nos Quadrinhos: História, imaginário e representações.

Amanda Thamara da Silva Ferreira, Karina Balieiro da Silva - O uso do ensino História da África e Cultura Afro-brasileira como um víes a luta contra o racismo.

Sidney Barata De Aguiar, Aida Vasconcelos do Nascimento - Transamazônica e Iracema: um contraste na estrada da ditadura militar brasileira (1964 – 1985)

Tenner Inauhiny de Abreu - Memória Patrimônio Histórico e Cultural no Acervo da Rádio Educação Rural de Tefé

André Luiz Passos Araújo - Uma imagem, muitas lutas: a identidade do movimento de apoio à resistência Waimiri-Atroari a partir da imagem visual de Maroaga

Jubrael Mesquita da Silva - Análise documental do Jornal da Comunidades Missão Teffé: vivências cotidianas e vida urbana na selva amazônica. 

Sessão 03

ST-04a: Cidade como espaço de trabalho e sociabilidade - Wanderlene Barros (ANPUH-AM) e Anderson Moura (UFAM)

Wanderlene de Freitas Souza Barros - Manaus em sua metamorfose da modernidade e seus efeitos – década de 1930.

Sergio Carvalho de Lima - Carvoeiros - as relações com a cidade e a resistência dos trabalhadores da carvoaria: Manaus (1945-1967)

Kivia Mirrana de Souza Pereira - O IDEAL CLUBE: Um espaço de distinção, sociabilidades e associativismo das elites em Manaus (1903-1920).

Marineide Ribeiro - Imigração Venezuelana: Os Warao do Delta do Orinoco ao direito a cidade de Manaus (2016-2019).

Terça-feira, 20 de outubro (16:00hs)

Sessão 
04

ST-01b: Mundos do Trabalho: Trabalho, sociabilidade e resistência na Amazônia - Francisca Deusa Sena da Costa (TJAM/ANPUH-AM) e Alba Barbosa Pessoa (SEDUC)

Mônica Xavier de Medeiros - “O principal objetivo era fazer com que o peixe não faltasse na mesa das famílias das comunidades”: As lutas em defesa dos lagos em Parintins/AM

Avelino Pedro Nunes Bento da Silva - Trabalho, Justiça e Memória: experiências e resistências de trabalhadores nos processos trabalhistas da Junta de Conciliação e Julgamento de Itacoatiara (1979/1984)

Paula de Souza Rosa; Jessyka Samya Ladislau Pereira Costa - “O célebre Telesforo Salvatierra”: conflitos pela posse de seringais e os mundos do trabalho no rio Madeira (1870-1887)

Maria José dos Santos  - Entre Barões e Comandantes: A aplicação da Lei de Terras de 1850 na Província do Amazonas.
Sessão
05

ST-03: Dimensões e desdobramentos dos governos varguistas (1930-1945; 1951-1954) – Amaury Oliveira Pio Júnior (SEDUC/PPGH-UFAM) e Davi Monteiro Abreu (SEMED)

Amaury Oliveira Pio Junior - O Integralismo sob o âmbito da Revolução de 1930 no Amazonas

Pedro Marcos Mansour Andes - “O povo soberano usando o direito de revolução”: o golpe de outubro 1930 em Manaus

Allan Diego Carneiro – Manaus e suas “coisas policiaes” - moralidade e transgressão em Manaus no ano de 1937.

Larissa Leite Colares - Crise e repercussão do suicídio de Vargas no Jornal do Comércio e A Crítica

Davi Monteiro Abreu - Ações dos governos de Getúlio Vargas E DE Álvaro Maia contra o comunismo no Amazonas (1935-1937).

Sessão
06

ST-04b: Cidade como espaço de trabalho e sociabilidade - Wanderlene Barros (ANPUH-AM) e Anderson Moura (UFAM)

Jheniffer Natividade Rodrigues - Pelo direito à cidade: histórias e memórias da ocupação dos bairros Itaúna II e Paulo Corrêa em Parintins/AM

Janaína Artiago - Trabalho doméstico de meninas: Circulação das “crias de família” em Manaus (1970).

Adrio Gleison dos Santos Barbosa - Botequins e cafés: espaços de vivências noturnas na cidade de Santarém no início do século XX.

Bruno Augusto Rodrigues Belchior - Vivências e trajetórias de vida de moradores em áreas inundáveis em Parintins/AM.

Quarta-feira, 21 de outubro (14:00hs)

Sessão
07

ST-05: Mundos do Trabalho: trabalhadores/as rurais, luta e resistência na Amazônia – Johmara Assis dos Santos (SEMED/ANPUH-AM) e Ananias Carvalho da Silva Neto (SEDUC)

Romulo Thiago Oliveira de Sousa - O interior amazonense dos anos 20 e 30: extratores autônomos, trabalhadores rurais e imobilizados.

Maiara Andrade Paes - “Juruti Velho era terra da fartura, muito peixe, muita caça, eu ainda vi muita fartura aqui nesse rio”: impactos da implantação da mineradora ALCOA em Juruti Velho.

Luiz Antonio Nascimento de Souza - Luta e Memória: a luta pela criação da Reserva Extrativista Baixo Rio Branco-Jauaperi em defesa de um modo de vida.
Sessão
08

ST-06a: História Indígena e do Indigenismo, ressignificando o lugar do índio: Da Colonização ao Tempo Presente – Eduardo Gomes da Silva Filho (UFRR) e Fernando Roque Fernandes (UNIR)

Carla Fabiana Costa Calarge - Jovens bororo entre Missionários: (in)visibilidade e resistência

Davi Avelino Leal - Historiografia e História indígena e do indigenismo na Amazônia

Angela Rebelo Da Silva Arruda - O lugar do índio na história: o que a história ambiental pode oferecer na historicidade indígena.

Bruno Rafael Machado Nascimento - Entre rios, matas e igarapés: jesuítas franceses e indígenas na fronteira setentrional.

Daniele Weigert - Nas margens da “civilização”: guerra e aliança Kaingang nos sertões do Paraná (1808-1840).
Sessão
09

ST-07: Emancipação e Pós-Abolição nas Américas – Júlio Cláudio da Silva (UEA-Parintins) e Maria Roseane Corrêa Pinto Lima (UFPA)

Deilson Trindade - A matriz negra e feminina no boi-bumbá de Parintins

Jessica Dayse Matos Gomes, Renilda Aparecida Costa - Afro-Parintins: notas sobre o boi-bumbá e a cultura negra em tupinambarana.

Júlio Cláudio da Silva - Entre a arte e o ativismo: a trajetória de Léa Garcia, uma dama negra do teatro e cinema 1952-1957.

Geilza da Silva Santos - Direitos territoriais: o quilombo e suas ressemantizações em debate.

Luiz Morais; Bárbara Harianna Brito de Cabral - Movimentos de afirmação sociocultural e decolonialismo: expressões de resistência ao imperialismo europeu na Jamaica.

Quarta-feira, 21 de outubro (16:00hs)

Sessão 
10

ST-06b: História Indígena e do Indigenismo, ressignificando o lugar do índio: Da Colonização ao Tempo Presente - Eduardo Gomes da Silva Filho (UFRR) e Fernando Roque Fernandes (UNIR)

Emanuel de Araújo Rabelo - os povos indígenas nos movimentos sociopolíticos do século XX

Elemir Soares Martins, Eduardo Gomes da Silva Filho - A introdução da educação escolar indígena na reserva indígena de Caarapó-MS: reflexões de um aspirante a Xamã.

Bruno Miranda Braga - A construção da imagem do índio e o projeto civilizador: catequese, civilização e trabalho no Amazonas provincial.

Roberta Ketllen Souza Duarte - A presença indígena no modelo de “História do Brasil” projetado por Karl Friedrich Phillipp von Martius

Vitor Mateus Daniel da Costa, Patrícia Carvalho Rosa - Aldeias na cidade? histórias e territorialidades indígenas em Tefé.
Sessão 
11

ST-08: Lideranças Operárias, Imprensa e Greves na Amazônia Legal - Luciano Everton Costa Teles (UEA-Tefé) e Moisés Dias de Araújo (SEDUC)

Vanessa Cristina da Silva Sampaio - Mundos do Trabalho e Imprensa: denúncias e demandas dos trabalhadores do Distrito Industrial de Manaus

Dhyene Vieira dos Santos - Parar o bonde, parar a cidade: organização, negociação e ação dos trabalhadores do tráfego de bondes nas greves em Manaus

Caio Giulliano de Souza Paião - João Gonçalves Monica e o fim dos castigos físicos. Classe e cor na União dos Marinheiros e Moços do Amazonas em 1914

Moisés Dias De Araújo - A formação das Associações Operárias durante o Período da Grande Guerra.

Richard Kennedy Nascimento Candido - A construção de uma identidade operária entre os trabalhadores manauaras a partir do Primeiro de Maio (1890-1930).
Sessão 
12

ST-10:  História e Educação científica: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão na construção de experiências, vivências e práticas do Saber Histórico em Sala de Aula - Carlos Henrique Rodrigues Gomes (IFAM) e Paulo de Oliveira Nascimento (Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE)

Luiz Paulo da Silva Soares - A mídia cinemática no ensino de História: perspectivas docentes sobre este produto cultural

Gabriel Chaves Amorim - Projetos-de-vida para populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas: Ausências em práticas pedagógicas para juventudes de contextos étnico-raciais e de gêneros

João davidson maciel barroso, Paulo de Oliveira Nascimento - EM BUSCA DE MEMÓRIAS SANTAS: fontes históricas para o estudo da religiosidade popular no interior do Amazonas. 
José Luiz Xavier Filho- “EPARREY OYÁ: respeite nossa crença”: abordagem histórica e análise das religiões de matriz africana em livros da educação básica da Escola Municipal Cordeiro Filho – PE

Quinta-feira, 22 de outubro (14:00hs)

Sessão
13

ST-06c: História Indígena e do Indigenismo, ressignificando o lugar do índio: Da Colonização ao Tempo Presente - Eduardo Gomes da Silva Filho (UFRR) e Fernando Roque Fernandes (UNIR)

Paula Faustino Sampaio - Os movimentos sociais de mulheres indígenas nos impressos do Conselho Indigenista Missionário (1978-2020)

Amanda Thamara da Silva Ferreira, Adriana Nonato Braga - Um novo prisma da historiografia: Povos indígenas como sujeitos de sua própria história

Evelyn Marcele Campos Ramos - A representação dos indígenas nas folhas do Jornal do Commercio (1904-1934)

Diego Omar da Silveira - Memórias e autoimagens nos archivos do indigenismo religioso no Brasil: reflexões a partir da história e da antropologia

Ivanelison Melo de Souza - estudo da escravidão indígena nos registros de batismo da cúria metropolitana de Manaus do século XIX.
Sessão 
14

ST-09a: História e Patrimônio documental no Amazonas: constituição, trajetórias e apropriações das instituições e dos acervos documentais numa perspectiva histórica – Leandro Coelho de Aguiar (UFAM) e Renata Regina Gouvea Barbatho (Fundação Casa de Rui Barbosa).

Leandro Coelho de Aguiar - Notas preliminares acerca das noções de patrimônio documental e de escrita da história no Amazonas na Primeira República

César Aquino Bezerra - Constituição e trajetórias de acervos documentais no Amazonas: o caso de Clinton Thomas e a Igreja de Cristo em Urucará

Rodolfo Almeida de Azevedo, Thaiana Caroline Pires dos Santos - O contexto sócio-histórico como elemento auxiliar para organização do fundo da Alfândega de Manaus

Marcelo Passos da Costa Junior - Resultados parciais sobre “patrimônio documental” nas “Mensagens dos Governadores à Assembleia legislativa do Amazonas” entre 1889 e 1937
Sessão 
15

ST-11a: Ditadura, disputas de memória e o papel dos historiadores no Brasil –Thiago Broni de Mesquita (CAP/UFPA) e Thiago Rocha de Queiroz (Doutorando PPGH/UFAM)

Henrique Cintra Santos, Allana Letticia dos Santos - O negacionismo sobre a memória da violência da ditadura militar: a necessidade de resgatar os corpos dissidentes

Flávio William Brito Matos - A construção da ARENA e do MDB no Pará: sujeitos e disputas políticas (1964 – 1970)

Lyandra Beatriz Mendes Monteiro - “Oposicionismo nato”: disputas de memória e atuação dos movimentos estudantis na Amazônia setentrional (1964-1968)

Rafael Nascimento Gomes - O Estado Novo visto por um vizinho: a perspectiva uruguaia acerca da ditadura varguista (1937-1945)

Quinta-feira, 22 de outubro (16:00hs)

Sessão 
16

ST-06d: História Indígena e do Indigenismo, ressignificando o lugar do índio: Da Colonização ao Tempo Presente - Eduardo Gomes da Silva Filho (UFRR) e Fernando Roque Fernandes (UNIR)

Jaci Guilherme Vieira - Povos indígenas, ditadura militar e Igreja católica na Amazônia: novo projeto de missão entre os índios de Roraima: 1969 a 1997

Samuel Rocha Ferreira - Trabalho compulsório e resistência indígena na província do Pará (1821-1831)

Ristephany Kelly da Silva Leite - Missões, aldeias e aldeamentos: a implementação da administração missionária sob os povos originários entre o Jaguaribe e o Açu (primeira metade do século XVIII)

Daniella Mudesto Rosa São Thiago - O caminho da terra: os Pataxó do sul da Bahia e o "fogo de 51"

Fernando Roque Fernandes - Formação de professores indígenas na Amazônia e os desafios da educação superior intercultural: reflexões a partir de uma experiência no departamento de educação escolar indígena da Universidade Federal do Amazonas (2017-2019)
Sessão
17

ST-09b: História e Patrimônio documental no Amazonas: constituição, trajetórias e apropriações das instituições e dos acervos documentais numa perspectiva histórica - Leandro Coelho de Aguiar (UFAM) e Renata Regina Gouvea Barbatho (Fundação Casa de Rui Barbosa).

Renata Regina Gouvêa Barbatho - Efeméride e comemorações do primeiro centenário do Arquivo Nacional

Adriana Christiny Cavalcante de Macedo - Notas sobre a pesquisa e a preservação do acervo de Silvino Santos sob guarda do Museu Amazônico da UFAM

Francilene Silva de Oliveira; Fabiana Rodrigues Batista - Relato de experiência da atividade de preservação e conservação: acervo J.G. ARAÚJO

Filipe de Souza Miranda - A salvaguarda da memória do Judiciário paraense a partir dos documentos de arquivo: uma análise preliminar da preservação documental na Comarca de Bragança-PA

Rodrigo Tavares de Souza - A cidade como texto: patrimônio edificado, histórias e memórias da cidade de PARINTINS (AM)
Sessão 
18

ST-11b: Ditadura, disputas de memória e o papel dos historiadores no Brasil - Thiago Broni de Mesquita (CAP/UFPA) e Thiago Rocha de Queiroz (Doutorando PPGH/UFAM).

Edilza Joana Oliveira Fontes - A Operação Amazônia e a inauguração do núcleo pioneiro da UFPA em 1968: a construção do silêncio

Thiago Rocha de Queiroz - João Miranda e as eleições de 1974 - embates políticos através do humor em Manaus (1973-1975)

Leonardo Rodrigues - A utopia de lutar: o movimento estudantil e a repressão militar no Amazonas (1964 – 1985)

Fernanda Fernandes da Silva - A trajetória do Partido Comunista do Brasil (PCB) no Amazonas: Da fundação do comitê estadual ao golpe civil-militar.
Sessão
19

ST-15a: Impérios Ibéricos Coloniais: Sociedade, Instituições e Cultura no Ultramar (Séculos XVI-XIX) - Rafael Rocha (UFAM) e Sarah Dos Santos Araújo (Uninorte/SEDUC)

Leonardo Augusto Ramos Silva - "Papéis apaixonados e odiosos”: "clamores” e contendas entre moradores e jesuítas em torno do trabalho indígena na Capitania do Caeté (Sécs. XVII e XVIII)

Adriano Rodrigues de Oliveira - A representação da América Meridional no Mapa-Múndi de Sebastião Caboto

Maria Izeth Braga Beltrão - Interações sociais na fronteira das Terras do Cabo Norte com a Guiana Francesa no período da Cabanagem

Vitória Mascarenhas de Jesus - Expansão colonial para o Baixo Amazonas: atuação da família Mota (1684 –1740)

Sexta-feira, 23 de outubro (14:00hs)

Sessão
20

ST-12: Ensino de História e relações étnico-raciais e de gênero – Monalisa Pavonne Oliveira (UFRR) e Manuela Areias Costa (UEMS)

Ana Cláudia Carmo Cedraz - Práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e da cultura negra nas escolas públicas municipais de Valente- BA

Antônia Lucivânia Da Silva - A Escola vai à comunidade quilombola: uma experiência pedagógica desenvolvida pelo PIBID Multidisciplinar/Universidade Regional do Cariri

Verônica Aparecida da Silveira Aguiar - A história da arte e o ensino de história medieval: experiências descoloniais

Manuela Areias Costa - Histórias Afro-Atlânticas: Biografias, Ensino de História e Educação Antirracista

Monalisa Pavonne Oliveira - Relações étnico-raciais e o Ensino de História no Novo Ensino Médio à luz da História do Tempo Presente
Sessão
21

ST-13a: Gênero, trabalho e movimento sociais - Daizyenne Santos da Silva (SUSAM) e Bárbara Rebeka Gomes (Doutoranda PPGH/UFAM)

Túlio Henrique Pinheiro, Erica Pinto De Moraes - A mulher rural do Vale do Jequitinhonha: uma história contada por elas

Agda Lima Brito - O Trabalho e Cotidiano de Mulheres nos Seringais 1950-1970

Luciane Maria Dantas de Campos - Uma feminista bem comportada na Tribuna amazonense: o pioneirismo político de Maria de Miranda Leão

Alícia Manuela Santos Picanço de Miranda - Memórias e histórias de vida: as experiências rememorativas de trabalhadoras velhas macapaenses

Nilda Priscila Lima Diógenes - A atuação feminina no movimento estudantil da Universidade do Amazonas (1978-1988)
Sessão
22

ST-15b: Impérios Ibéricos Coloniais: Sociedade, Instituições e Cultura no Ultramar (Séculos XVI-XIX) - Rafael Rocha (UFAM) e Sarah Dos Santos Araújo (Uninorte/SEDUC)

Thiago da Silva Pinto -Da Vila de Guimarães  à Sao Paulo: aclamar é legitimar. 

José Augusto Sena Vasconcelos, Wânia Alexandrino Viana - Conflitos e prestação de serviços nos procedimentos de provimento de postos de capitães para fortaleza de pauxis (primeira metade do século XVIII)

Rafael Ale Rocha - Comércio e Fronteiras na Amazônia Portuguesa: os rios Negro, Solimões, Madeira e o Cabo Norte (século XVII)

Fernando Crosara Vieira Azara, Alexandre Bruno Barzani Santos - Padre Bento de Andrade Vyeira: um blasfemo eclesiástico nas malhas da inconfidência
Sessão
23

ST-16a: História da saúde e das doenças: saberes, discurso médico-científico e políticas públicas - Keith Valeria de Oliveira Barbosa (UFAM) e Érico Silva Muniz (UFPA)

Talyta Marjorie Lira Sousa Nepomuceno - As causas mortis e as doenças dos escravizados e libertos na cidade de Teresina na segunda metade do século XIX

Adriana Brito Barata Cabral - Educandário Gustavo Capanema: o combate a lepra em Manaus de 1942 a 1979

Márcio De Carvalho - "Não somos exclusivista": a perspectiva sobre a malária na obra de Hermenegildo Lopes de Campos (1909)

Vanessa Elisa da Silva Correia - O Código Penal de 1890 e as práticas mágicas em Alagoas: o espiritismo e a interferência na saúde pública.

Bárbara Barbosa dos Santos Doenças dos corpos escravizados: Padrão nosológico entre cativos na cidade de Aracaju (1867-1880). 

Sexta-feira, 23 de outubro (16:00hs)

Sessão
24

ST-13b: Gênero, trabalho e movimento sociais - Daizyenne Santos da Silva (SUSAM) e Bárbara Rebeka Gomes (Doutoranda PPGH/UFAM).

Tatiane Bartmann - Entre assédios e perseguições: as rescisões de contrato das/os trabalhadoras/es na 1ª JCJ de Porto Alegre (1941-1945)

Karla Menezes Almeida - Trabalho feminino em tempos de ditadura: mulheres e mundo do trabalho na cidade de Macapá, entre 1967 e 1972

Micaele Irene Scheer - Reflexões sobre o trabalho domiciliar e gênero no setor calçadista de Novo Hamburgo durante a Ditadura

Luiz Felipe C. Mundim - As misérias da agulha do Cinema do Povo: um filme feminista no primeiro cinema

Michele Pires Lima - "Quando o bichinho da militância toca": histórias de travestis e transexuais militantes em Manaus (1997-2019)

Isabel Cristina Saboia Varão - Em nome da Lei e dos Direitos Trabalhistas: Domésticas e Auxiliares de Serviços Gerais em movimento nas barras da Justiça do Trabalho (1989-1990)
Sessão
25

ST-14: Ensino de História: Democracia e experiências metodológicas no ambiente escolar - Hideraldo Lima da Costa (UFAM) e Favianni da Silva (SEDUC)

Dayane Nascimento Sobreira - Ver o filme e ensinar a história: possibilidades de leitura do filme 2001: uma odisseia no espaço

Francivaldo Alves Nunes - Os sentidos de ensinar história e a implementação da BNCC na rede de ensino público do município de Ananindeua, Pará

Ygor Olinto Rocha Cavalcante - Ensino de História da Escravidão e da Abolição no Amazonas da Primeira República

Favianni da Silva - O Ensino de História em tempos de pandemia: o regime especial de aula não presencial da rede pública de ensino do Amazonas e re-priorização curricular dos conteúdos de História.

Mauricio Vasconcelos Pereira - Ensino de História e a Reforma do Ensino Médio: reflexões a partir da realidade das escolas da cidade de Santarém-Pará

Hideraldo Lima da Costa - O ensino de história e o Referencial Curricular Amazonense, Ensino Fundamental, anos finais. Análise preliminar

Jairo Fernandes da Silva Junior - O Diário de Anne Frank e o Ensino de História da Shoah: perspectivas dos Direitos Humanos para o Tempo Presente

Sessão
26

ST-15c: Impérios Ibéricos Coloniais: Sociedade, Instituições e Cultura no Ultramar (Séculos XVI-XIX) - Rafael Rocha (UFAM) e Sarah Dos Santos Araújo (Uninorte/SEDUC)

Vanice Siqueira de Melo - Os indígenas nas expedições da rota Madeira – Guaporé (segunda metade do século XVIII)

Stephanie Lopes do Vale - Ascensões e carreiras de bacharéis na Justiça régia. Ouvidores Gerais da Comarca do Pará Pombalino

Sarah dos Santos Araújo - Mestre de Campo perante o Inquisidor – Várias denúncias e uma voz perdida nos documentos da Inquisição.

Daniella Mudesto Rosa São Thiago -  A representação da procissão do fogaréu na Santa Casa de Misericórdia da Bahia.  

Sessão
27

ST-16b: História da saúde e das doenças: saberes, discurso médico-científico e políticas públicas - Keith Valeria de Oliveira Barbosa (UFAM) e Érico Silva Muniz (UFPA)

Sérgio Roberto Gomes de Souza - Mundos do trabalho e nosologias na Amazônia: narrativas de viajantes entre o final do século XIX e a primeira década do século XX

Francisco Clauderbio Vieira Lima - história da saúde e das doenças nas colônias africanas lusófonas: fontes e métodos de pesquisa nos boletins da agência geral das colônias, 1925-1969

Julio Santos Da Silva - O “Livros dos Mortos” e a Influenza: A gripe Espanhola em Manaus pelos Livros do Cemitério São João Batista de Manaus

Shirley Pereira Cardoso – a emergência da Santa Casa de Misericórdia de Manaus e a filantropia na província do Amazonas (1860-1880)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PROGRAMAÇÃO DOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS EM PDF

Inscrições para Minicursos

Cada participante poderá se inscrever em apenas UM minicurso.

As inscrições para os minicursos devem ser realizadas entre os dias 27 de julho a 24 de agosto 2020.

As homologações das inscrições serão feitas até o dia 30 de agosto de 2020 e posteriormente contactaremos os inscritos passando as informações sobre pagamento.

Valores:
Sócio da ANPUH (R$15,00)
Aluno de graduação (R$30,00)
Não sócio da ANPUH (R$50,00)

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}