VI Seminário do Ensino Médio Integrado e VI Simpósio da EJA Integrada à EPT
Acesso, permanência e êxito na EPTNM e na EJA-EPT
Desafios e Possibilidades.
O VI Seminário do Ensino Médio
Integrado e VI Simpósio da EJA Integrada à EPT com a temática: Acesso, permanência
e êxito na EPTNM e na EJA-EPT: desafios e possibilidades pretende ampliar o
diálogo sobre o acesso, permanência e êxito na EPTNM no estado do Amazonas,
promovendo a difusão e intercâmbio científico dos saberes produzidos no âmbito da educação profissional, científica e tecnológica,
articulando as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura no contexto
amazônico.
O Evento nesta edição, será realizado por meio do
apoio do PROGRAMA DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS
CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS NO ESTADO DO AMAZONAS – PAREV da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas –
FAPEAM, contando ainda nessa ação com a parceria da Secretaria
Estadual de Educação - SEDUC/AM, do Fórum de Educação de Jovens e Adultos e
outros Institutos Federais, parceiros da região norte.
1. Objetivos Gerais:
- Discutir os desafios e possibilidades
para o acesso, permanência e êxito dos estudantes no âmbito dos cursos da EPTNM
em todas as formas e modalidades atendidas.
2. Objetivos Específicos:
· Refletir sobre as questões que
possibilitam o acesso, a permanência e o êxito na EPTNM;
· Promover subsídios teórico-científico
atualizados que instrumentalizem o processo de elaboração das Diretrizes da
EPTNM;
· Fortalecer o currículo integrado por
meio das práticas pedagógicas integradoras;
· Consolidar parcerias do IFAM com
entidades em nível regional e nacional;
· Expandir as oportunidade de vivências
em eventos de difusão científica.
Os Seminários e Simpósios realizados
têm contribuído para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos
educacionais e metodológicos dentro do contexto amazônico. Assim, tem promovido
o intercâmbio de trabalhos, gerando novas fontes de pesquisa que propiciam o
desenvolvimento local, baseados na Ciência, Tecnologia e Inovação.
Descritores
Resumos - Comunicações Orais e Relatos de Experiência
DESCRITORES
COMUNICAÇÃO ORAL E RELATOS DE EXPERIÊNCIA
1. Currículo e Avaliação em EJA Significativa
e EJA Integrada EPT
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou
teórico-práticos e/ou relatos de experiências cujo objeto de estudo envolvam
processos de construção de currículos de EJA e EJA-EPT, implementação,
acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e
currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT.
2. Didática, currículo e avaliação na EPTNM e
EJA - EPT.
Aceita trabalhos provenientes de estudos teóricos ou
teórico-práticos que resultam da investigação acerca dos conhecimentos
científicos que incidem sobre práticas, instrumentos e métodos de ensino,
políticas de currículo integradas à EJA-EPT e ao Ensino Médio Integrado e
processos formativos de avaliação no âmbito da EJA-EPT e Ensino Médio
Integrado.
3. EPTNM, EJA Integrada EPT e Tecnologias
Educacionais.
Apresentação de pesquisas resultantes de
estudos teóricos ou teórico-práticos e/ou relatos de experiências cujo objeto
de estudo envolvam tecnologias digitais em diferentes modelos e propostas
pedagógicas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem ,jogos digitais, tecnologias
assistivas e acessibilidade e inovação tecnológica e formação continuada para
uso de tecnologias digitais na EJA e EJA-EPT.
4. Estudantes da EJA: diversidade, equidade e
inclusão na EJA e EJA Integrada à EPT
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou
teórico-práticos e/ou relatos de experiências cujo objeto de estudo envolvam
estudantes da EJA, suas trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Abarca,
ainda, trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de
identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais
específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA e EJA-EPT.
5. Formação de Professores de EPTNM e EJA
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou
teórico-práticos e/ou relatos de experiências cujo objeto de estudo trate de
processos de formação (inicial e continuada) em EJA e EJA-EPT.
6. Gestão e Política Educacional na/da EPTNM
e EJA.
Aceita trabalhos provenientes de estudos teóricos ou
teórico-práticos que resultam da investigação acerca dos processos de gestão e
implementação, reformulação e acompanhamento de políticas educacionais no
âmbito da EJA-EPT e ensino Médio Integrado.
7. Práticas Pedagógicas, Metodologias e
Materiais Didáticos em EPTNM e EJA Integrada EPT.
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou
teórico-práticos e/ou relatos de experiências sobre questões investigativas que
envolvam práticas pedagógicas exitosas e metodologias e materiais didáticos,
recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das
tecnologias, para EJA e EJA-EPT.