Os estudos de gênero e discurso incluem temas como o ativismo social e acadêmico, a agenda midiática, escolar e política além das redes sociais como espaços de construção discursiva sobre violências de gênero, sexismo e misoginia e suas ações de enfrentamento, a articulação com questões raciais, étnicas, classe, geopolítica. Pesquisas em discurso e gênero, sendo estudos interseccionais, decoloniais e inter/transdisciplinares, têm potencial para propiciar o desenvolvimento teórico e metodológico do campo, para além da evidente relevância social do tema. Sabemos que questões sociais são sempre relacionadas, articuladas e mantidas por aspectos discursivos, o que possibilita e instiga o debate de fenômenos e processos sociais urgentes à luz da linguagem e de modo inter/transdisciplinar.
Nessa esteira e partindo dos lugares institucionais do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/CEAM/UnB), do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/IL/UnB), do grupo de pesquisa AFECTO/CEAM/UnB e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED), propomos no “VI Seminário Práticas Socioculturais e Discurso – Rede Discurso e Gênero” avançar na articulação de uma Rede de Pesquisa em Discurso e Gênero que possa reunir grupos de pesquisa de gênero em estudos discursivos das cinco regiões do Brasil e de países latino-americanos que compõem a estrutura da ALED. Para isso, reuniremos pesquisadoras/es de discurso e gênero de alguns países latinoamericanos, como Brasil, Argentina, Uruguay e México, com o objetivo de apresentar ao público amplo o compartilhamento de pesquisas em discurso e gênero realizadas no continente.
O VI Seminário Práticas Socioculturais e Discurso – Rede Discurso e Gênero tem como objetivo, nesta edição, fomentar não só a reunião de pesquisadoras/es de discurso e gênero das cinco regiões do Brasil e de países latino-americanos, com potencial para ampliar nossas redes nacionais e internacionais, mas também discutir investigações realizadas por uma rede colaborativa de pesquisadores/as que estudam a dimensão de gênero social no âmbito dos estudos discursivos, trocando experiências em pesquisa acerca não só da temática mas também dos procedimentos teórico-metodológicos que geram o fomento de novos conhecimentos, com potenciais de inovação tecnológica. É uma oportunidade de pensar no objeto de uma maneira mais inclusiva, crítica e decolonial, uma vez que o evento possibilitará o encontro de pesquisadores/as não só alocados nas cinco regiões do país como também em países latino-americanos, cada qual com os seus atravessamentos culturais, sociais, políticos e disciplinares. O aprofundamento na temática - das relações entre discurso e gênero - dada a sua complexidade interseccional.
Os temas e enfoques teórico-metodológicos das palestras foram pensados e planejados para atender a estudantes de pós-graduação e graduação, também estudantes e docentes da educação básica interessados em estudos do discurso, interdisciplinaridade e relevância social, além de profissionais das áreas de mídia, direito, saúde, serviço social etc. que tenham interesse em análise de discurso como método de estudo e de avaliação de políticas públicas. Não haverá, nesta edição, apresentação de trabalhos, pois se trata de um seminário, com programação de conferências e mesas redondas, contudo com ampliado tempo para debates junto com o público.
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, na Universidade de Brasília, no Beijodramo, o NELiS/CEAM/UnB, o LabEC/IL/UnB, o grupo de pesquisa AFECTO/CEAM/UnB e a Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED) convidam todes para esse momento de trocas coletivas e afetivas de conhecimentos.