O Simpósio
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O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e
Formação de Professores (Leped/FE/UFRJ/CNPq) realiza, em parceria com o
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ) e o Complexo de Formação de
Professores (CPF), no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),
o VI Simpósio de Didática e Formação Docente.
O VI Simpósio de Didática e Formação Docente do
Leped se lança pela primeira vez em formato internacional para aprofundar e
disseminar o debate sobre a profissão docente, com especial atenção às
condições de formação e valorização profissional do/a professor/a iniciante.
Em torno do tema “Ser professor/a
iniciante na América Latina: desafios, responsabilidades e políticas de
formação e acompanhamento”, o simpósio se propõe a favorecer a
circularidade de conhecimentos, oriundos da Universidade, da Escola e dos
Sistemas Educacionais, sobre Didática, Formação de Professores e Políticas
Educacionais dirigidas ao início da carreira docente.
Sabemos que a formação de professores/as iniciantes
por meio de programas institucionais de apoio e acompanhamento ainda carece de
maior consideração pelas políticas educacionais, representando um claro e
complexo desafio para a área. As concepções de formação disseminadas pelas
políticas e/ou programas de formação docente disputam sentidos e intenções nem
sempre comprometidos com o desenvolvimento profissional docente e a afirmação
de condições de trabalho condizentes e, consequentemente, com a valorização da
carreira.
O enfrentamento das questões que atravessam esse
contexto e a afirmação de políticas e programas de indução profissional
comprometidos com a formação e a valorização do/a professor/a, em detrimento de
sua acomodação subordinada a uma carreira sem atrativos e ao trabalho docente
sem condições objetivas favoráveis à sua realização, constitui objetivo central
do Simpósio.
Assim, orientados pela temática proposta e pelas
finalidades estabelecidas, o evento visa congregar professores/as
pesquisadores/as e formadores/as de vários contextos institucionais do Brasil,
de seus vizinhos sul-americanos e de outras partes do mundo, de modo a
fortalecer a cooperação científico-acadêmica, especialmente, entre grupos e
linhas de pesquisa dos programas de Pós-Graduação em Educação, das Escolas e
dos Sistemas Educacionais.
O simpósio abrangerá conferências,
mesas redondas e conversatórios, aglutinando trabalhos encomendados
(preletores/as convidados/as) e trabalhos submetidos e aprovados pelo comitê
científico, com autoria de docentes e/ou discentes de Cursos de Graduação e de
Pós-Graduação e de gestores/as, pesquisadores/as, formadores/as e
professores/as da Educação Básica e Superior. Os trabalhos submetidos poderão
tratar de pesquisas em andamento e concluídas e de experiências de ensino
consolidadas e embasadas teórica e metodologicamente, desde que respeitada uma
das seguintes ênfases temáticas:
E1- Integração latino-americana e a Educação
para a justiça social: defesa por democracia, inclusão e justiça social nas
escolas |
E2- Profissão docente, carreira, valorização e
desenvolvimento profissional |
E3- Políticas
de formação docente: formação inicial, indução profissional e formação
continuada |
E4- Didática e docência de professores/as
iniciantes |
E5- Práticas
de Ensino, Estágios curriculares, Extensão universitária e Pesquisa na e com
a escola de Educação Básica |
E6- Espaços colaborativos de formação |
E7- Liderança escolar e o acolhimento ao/à
professor/a iniciante |