Este é um evento online
Serão aprovados no mínimo 05 submissões e no máximo 10 submissões.
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DIVERSIDADE, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: RECONHECER E VALORIZAR A DIVERSIDADE HUMANA
A proposta deste evento acadêmico
internacional é fomentar, conforme sua proposição temática, a construção de
ideias e o desenvolvimento de teorias científicas a partir de uma perspectiva
multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.
O propósito do Simpósio
intitulado “Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos”, é fomentar conforme sua
proposição temática, um amplo debate sobre a tutela jurídica da diversidade
humana, a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências
sociais e jurídicas. Para tanto, o presente evento está focado na análise das
principais questões atinentes aos grupos vulneráveis e às minorias que, por
variadas razões, experimentam “vulnerabilidades” em face da sua peculiar
condição: pessoas com deficiência, mulheres, LGBTI+, grupos étnico-raciais,
crianças e adolescentes, idosos, estrangeiros e minorias religiosas.
Logo, a proposta busca evidenciar
que a “diferença” não deve mais constituir um reforço para a aniquilação de
direitos, mas, ao revés, para a promoção e a efetivação de direitos humanos.
Enfatiza que a “diferença” não está oposta à igualdade, e sim à desigualdade, à
padronização, à uniformidade. A “diversidade”, por sua vez, é entendida como
convivência de pessoas e de ideias distintas em um mesmo espaço, cujo paradigma
da heterogeneidade se sobrepõe à homogeneidade.
Logo, a proposta busca evidenciar que a “diferença” não deve mais constituir um reforço para a aniquilação de direitos, mas, ao revés, para a promoção e a efetivação de direitos humanos. Enfatiza que a “diferença” não está oposta à igualdade, e sim à desigualdade, à padronização, à uniformidade. A “diversidade”, por sua vez, é entendida como convivência de pessoas e de ideias distintas em um mesmo espaço, cujo paradigma da heterogeneidade se sobrepõe à homogeneidade.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
A submissão deve ser feita
através da aplicação denominada Open Journal Systems (OJS), software de código
aberto desenvolvido e disponibilizado por um conjunto de Universidades de todo
o mundo através do Public Knowledge Projec (PKP).
Página oficial do VI CIDH COIMBRA - Clique aqui
Edital de Chamada de Resumos: Clique aqui
ROTEIRO PRÁTICO DE REGRAS E
PROCEDIMENTO DE SUBMISSÃO
São admitidos Resumos escritos
em co-autoria de, no máximo, 02 autores|as. No procedimento de submissão, o|a
autor|a deverá submeter também o Resumo em formato Word (doc/docx) e cumprir,
obrigatoriamente, as seguintes normas, sob pena de imediata rejeição:
A) O Título do Resumo deverá ser escrito em letras maiúsculas;
B) O Corpo do Resumo deverá ser redigido em folha tamanho A4 com
margem superior e esquerda de 3 cm e margem inferior e direita de 2 cm. O texto
deve ser escrito em um único parágrafo e conter no mínimo de 300 e o máximo de
500 palavras, utilizando-se a fonte Garamond, em Tamanho 12, alinhamento
justificado e espaçamento simples entre as linhas;
C) O
Resumo deve conter: o objeto da pesquisa, a justificativa da relevância
temática, os objetivos, a metodologia utilizada na realização da pesquisa, as
hipóteses iniciais, e os resultados finais ou parciais obtidos (se houver);
D) Após o Corpo do Resumo, deverão ser indicadas de 3 a 5
palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula;
E) O Resumo deverá ser apresentado em um dos idiomas aceitos pelo
Simpósio Temático;
NO PROCEDIMENTO DE SUBMISSÃO
O|A AUTOR|A DEVERÁ:
A) Acessar
a plataforma OJS do Congresso e efetuar o registro dos dados exigidos: nome,
Instituição com a qual mantém vínculo, país de residência e atuação
profissional preponderante, email, nome de usuário e senha;
B) Após
completar o registro na plataforma OJS, deverá acessar o ambiente de submissão
através do link “Fazer nova submissão”; e
C) Seguir
os passos descritos no ambiente de submissão:
PASSO 1: Início
- Indicar o Simpósio Temático
(Seção) para o qual irá submeter o Resumo;
- Declarar que o Resumo é
original e inédito;
- Declarar que foram
observadas as regras deste edital;
- Declarar concordância com a
política de privacidade.
- O preenchimento do campo
“Comentários para o editor” é opcional e deve ser utilizada caso de necessidade
ou esclarecimento a ser feito pelo|a autor|a).
PASSO 2: Transferência do
Arquivo do Resumo (Transferência de Manuscrito):
- Fazer o upload do arquivo
com o Resumo em formato de texto editável (nos termos do item 7.2 do edital)
clicando em “Enviar arquivo” e, depois da transferência completa, no botão
“Salvar e continuar”.
PASSO 3: Inserir metadados
- Inserir obrigatoriamente o
título principal (havendo subtítulo, esse deverá ser inserido no campo próprio
indicado pela plataforma), o resumo (mínimo de 300 e máximo de 500 palavras), e
as palavras-chave (entre 3 e 5 palavras-chave) sem a necessidade de utilização
do ponto-e-vírgula (basta pressionar a tecla Enter após cada palavra.
- Nesse passo o|a autor|a
poderá indicar adicionalmente a(s) agência(s) de fomento financiadora(s) da
pesquisa e, em caso de coautoria, deverá indicar nome e os dados do|a
co-autor|a.
PASSO 4: Confirmação
- Finalizar a submissão
clicando no botão indicado.