BEM-VINDOS (AS) AO
VI ENCONTRO REGIONAL DA CAATINGA-ERC
III SIMPÓSIO NACIONAL DO SEMIÁRIDO-SNS
CONHECIMENTO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A CONSERVAÇÃO DO SEMIÁRIDO
SOBRE O EVENTO
O Dia Nacional da Caatinga é celebrado no dia 28 de abril. Neste sentido, para registrar a passagem deste dia, será realizado o VI Encontro Regional da Caatinga e III Simpósio Nacional do Semiárido em Edição Virtual, com carga horária total de 30h. O intuito principal é despertar, conscientizar e esclarecer a comunidade regional sobre a importância de conservar o Bioma Caatinga para o equilíbrio ambiental, bem como o manejo sustentável de sua biodiversidade. Na sexta edição, muito mais ampla e interdisciplinar, os participantes poderão ter contato com o panorama atual do Bioma por meio de palestra, minicurso/oficina, mesa-redonda, apresentação de trabalhos e concurso de fotografia. Neste contexto, poderão interagir e trocarem conhecimentos diversos sobre este valioso e peculiar ambiente brasileiro. O evento também será um espaço de diálogo sobre a realidade social, cultural, econômica e ambiental do semiárido brasileiro e suas interfaces.
SOBRE O BIOMA CAATINGA
A Caatinga é a maior região de Floresta Tropical Sazonal Seca da América do Sul e única no mundo. Trata-se de um Bioma unicamente brasileiro, ocupando cerca de 11% do território do país, localizado na região Nordeste do Brasil, abrangendo parte dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do estado de Minas Gerais. Este bioma foi definido como Reserva da Biosfera da UNESCO e reconhecido como uma das 37 grandes regiões naturais do planeta, conforme estudo coordenado pela Conservation Internacional. Dentre suas características específicas pode-se enfatizar principalmente a diversidade cultural, riqueza de espécies e baixa disponibilidade hídrica em função da irregularidade das chuvas. Essa complexidade natural e o contexto de usos e ocupações, carente de informações cientificas, originaram um mau manejo, especificamente do solo e vegetação, com práticas inadequadas, pelo menos ao longo dos últimos anos. Portanto, o conhecimento e iniciativas que possibilitem sua conservação e manejo sustentável são de extrema importância.
SOBRE O SEMIÁRIDO
A maior parte do semiárido brasileiro situa-se no Nordeste e estende-se até o setentrional de Minas Gerais. A região ocupa cerca 12% do território nacional (1,03 milhão de km²) e abrange 1.262 municípios brasileiros, onde aproximadamente 27 milhões de brasileiros/as (12% da população brasileira) residem. Tem a maior parte do seu território coberto pela Caatinga, o bioma brasileiro mais sensível à interferência humana e às mudanças climáticas globais. Neste sentido, é fundamental a elucidação de informações e ações práticas que possam atenuar e/ou mitigar as problemáticas ambientais, bem como contribuir na responsabilidade social e desenvolvimento humano.
Links download das normas e modelos de trabalhos
Normas gerais:
https://drive.google.com/uc?export=download&id=1NI4F6ODirHIyy0hO0XvXwPac8sLhJt7m
Modelo - Resumo simples:
https://drive.google.com/uc?export=download&id=1gd2BpofaV698joE2KJEfcbA8JJqhrh1-
Modelo - Resumo Expandido
https://drive.google.com/uc?export=download&id=1SitB7nx1KS-v5vgwVGo6yu6WWWm-5G3w
Modelo - Apresentação(.pptx)
https://drive.google.com/uc?export=download&id=1Qzz2G6FJqJCfV1o5T7IhCJOyUvE_xzYQ
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do VI ERC e III SNS