O contexto de formação de
professores (inicial e continuada) é propício para o estímulo à criação,
experimentação e inovação em educação, uma vez que incentiva os estudantes,
aliados a fundamentação teórica discutida pelos formadores na universidade, a
pensarem e problematizarem os conhecimentos profissionais e suas futuras
práticas pedagógicas, a partir, também, da construção de metodologias,
alternativas e tecnologias para o ensino das diversas ciências da educação
básica.
Acreditando nestas potencialidades
dos professores e futuros professores, e visando os diferentes aprendizados dos
estudantes da educação básica, é que pensamos este evento. A Exposição de
Metodologias, Alternativas e Tecnologias para o Ensino das Ciências (EXPOM@TEC)
é uma iniciativa dos professores do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade
Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Educação, Humanidades e Saúde
(CEHS) de Tocantinópolis-TO com o apoio da Secretaria Municipal de Educação
(SEMEC), e da Superintendência Regional de Educação (SRE) do referido
município.
Desde o ano de 2016, já foram
realizadas cinco edições da EXPOMATEC e percebemos que a cada edição mais
pessoas participavam, e principalmente, mais futuros professores e professores
da Educação Básica eram envolvidos, tanto atuando como participante do evento
quanto estando junto à equipe contribuindo com o planejamento, tendo em vista
seus conhecimentos próprios da docência. A seguir, sintetizamos alguns
elementos de eventos anteriores que permitem “ver” o avanço da EXPOMATEC.
· 1ª edição da EXPOMATEC foi realizada em 2016 e
contou com 112 participantes, destes, 42 foram autores-expositores. Houve 16
exposições, 4 oficinas, 2 palestras com palestrantes de duas regiões do Brasil.
· 2ª EXPOMATEC, que foi realizada em 2017, houve
170 participantes (entre autores e ouvintes); 57 trabalhos aprovados, 1 mesa
redonda com professores de duas regiões do país, 1 palestra com palestrante da
região nordeste; 15 professores da educação básica foram avaliadores.
· 3ª EXPOMATEC aconteceu em 2018 e contou com 185
participantes (entre ouvintes e autores); 52 trabalhos aprovados, sendo 24
comunicações orais e 28 exposições de materiais didáticos, além de duas
palestras e 5 oficinas; 17 professores da educação básica foram avaliadores de
materiais didáticos.
· 4ª EXPOM@TEC aconteceu em 2019, contou com a
participação de 225 participantes (entre ouvintes e autores). No geral, 63
trabalhos foram aprovados, sendo 33 materiais didáticos, 30 comunicações orais
e 1 relato de experiências, além de 1 mesa redonda com professores da educação
básica e uma palestra com pesquisador de uma região do Brasil; 20 professores
da educação foram avaliadores.
· 5ª EXPOM@TEC aconteceu em 2022, contou com a
participação de 166 participantes (dentre ouvintes e autores); 45 trabalhos
foram aprovados, sendo 14 comunicações orais; 4 relatos de experiência; 27
materiais didáticos, além de 9 oficinas, sendo que 4 oficinas foram ministradas
por professores da educação básica; 1 palestra; 2 mesas redondas com a
participação de professores da educação básica; 13 professores foram avaliadores
de materiais didáticos.
Conforme se percebe neste breve
histórico, se trata de um importante evento no qual estão atrelados a formação
inicial e formação continuada Além disso, busca também trazer para a região do
Bico do Papagaio no Tocantins, discussões teóricas atuais das diferentes
ciências da educação básica, por meio da conexão de pesquisadores do cenário
nacional e da interlocução de experiências de diferentes regiões do Brasil,
sobretudo, das regiões norte e nordeste.
Em todas as edições houve
visitação gratuita e aberta ao público, e exposição de materiais didáticos.
Vale ressaltar que nos anos de 2020 e 202, o evento não foi realizado em razão
do período de pandemia ocasionado pelo COVID-19.
INFORMAÇÕES, FOTOS e ANAIS DE EVENTOS ANTERIORES estão
disponíveis em: https://expomatecuft.wixsite.com/expomatec
OBJETIVOS DA VI
EXPOMATEC:
· Compartilhar, discutir e divulgar experiências
de pesquisadores do ensino superior, professores da educação básica e
estudantes dos cursos de licenciatura de diferentes localidades e regiões do
Brasil, problematizando os múltiplos sentidos de ensinar as ciências na
educação básica;
· Propiciar um espaço de estímulo à criação,
experimentação, inovação na educação e geração de conhecimentos, incentivando
os alunos de graduação dos cursos de licenciaturas, professores da educação
básica e pesquisadores do ensino superior (e alunos) a exporem, relatarem e
apresentarem metodologias, alternativas e tecnologias para o ensino das
diversas ciências inerente à educação básica;
· Proporcionar uma interação dialógica mais
intensa entre universidade, escola e comunidade, tendo em vista que a formação
(inicial e continuada) de professores, nesta interação, adquire mais sentido e
permite a desnaturalização de práticas vigentes;
· Trazer para a região do bico do papagaio, no
Tocantins, discussões teóricas atuais das diferentes ciências da educação
básica, por meio da conexão de pesquisadores do cenário nacional e da
interlocução de experiências de diferentes regiões do Brasil, sobretudo, das
regiões norte e nordeste.
PÚBLICO ALVO:
Professores da Educação Básica
Profissionais da Educação
Estudantes de graduação e
pós-graduação;
Formadores de professores;
Estudantes da Educação Básica
Público em geral