Para 2024, o VII CIFPEF e XII SEPEF têm como foco a Rede de Solidariedade que se pode estabelecer na Pesquisa Colaborativa entre pesquisadores nacionais e internacionais no campo da Educação Física, bem como no campo da Docência envolvendo a parceria Universidade – Rede Escolar – Escola e as Redes de Colaboração. O congresso e o seminário, em sua trajetória, apresentam grande relevância acadêmica e social, uma vez que são considerados espaços de discussão e voltados para a interlocução e produção de conhecimentos produzidos por professores e pesquisadores sobre a formação profissional em Educação Física, assim como a formação de professores; inserção profissional, a partir do estágio supervisionado, visando o acompanhamento no processo formativo; a intervenção profissional em processos de ensino e prática profissional; e, o exercício da profissão em meio escolar.
Operacionalmente, a proposta visa a realização do evento em duas cidades-sedes (universidades): Rio Claro e São Carlos, bem como dois períodos de congresso, visando permitir o acesso de pessoas de outros estados que não possam comparecer presencialmente ao evento, explorando os melhores recursos das instituições: UNESP/Rio Claro e UFSCar.
Assim, nos dias 11, 12 e 13/11/24 o congresso será on-line, tendo conferencia, mesa-redonda, comunicação e pôster; e, nos dias 27, 28 e 29/11/24 será presencial com conferencia, mesa-redonda, comunicação e pôster. Será cobrada (a) uma taxa de participação para os que vão apresentar trabalhos, em função da categoria que a pessoa pertence; (b) não será cobrada taxa nenhuma para as pessoas que quiserem acompanhar as atividades, (c) podendo haver dispensa de pagamento para pessoas de ações afirmativas na inscrição de trabalhos. Assim sendo, a programação do evento será composta de dois desenhos: o primeiro, vinculado à Educação Física, enquanto que o segundo à Docência como um todo, visando atender também às licenciaturas – formação de professores.
Dessa forma, a programação científica foi estruturada em função de quatro eixos de pesquisa e relatos de experiência, em torno dos quais se reagrupam diversas equipes e trabalhos, estando sujeitas, ainda, a pequenas mudanças em função da agenda dos participantes. Neste processo, os eixos são:
(a) - Formar-se como professor (formação de professores, inicial e contínua);
(b) - Tornar-se professor (a inserção profissional);
(c) - Atuar como professor (intervenção educacional);
(d) - Trabalhar como professor (as profissões do ensino no meio escolar)
Concluindo, nós gostaríamos de dizer que todos são bem vindos...
Samuel de Souza Neto – UNESP e Dijnane Vedovatto – UFSCar