Veja aqui o Documento Base para o VII FPMat.
O Grupo de Trabalho de Formação de Professores que Ensinam Matemática (GT07) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) tem o prazer de convidar a todas e todos a participarem do VII FÓRUM NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA (VII FPMat), a se realizar de 08 a 12 de novembro de 2021, de modo inteiramente virtual, sob coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O VII FPMat visa, principalmente, debater políticas
e projetos, bem como construir coletivamente propostas situadas nos diversos
contextos de formação inicial de professoras e professores que ensinam
matemática – tais como cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia,
Educação do Campo, Educação Indígena, dentre outros –, buscando, sobretudo,
articulações e entrelaces entre esses contextos.
Os
debates conduzidos no VII FPMat são
sustentados pela referência nas pesquisas recentes nos campos da Educação e da
Educação Matemática e no compromisso político com a afirmação da docência na
Educação Básica como uma profissão, com saberes e práticas próprios –
especialmente em tempos de retrocessos e ameaças, tempos de (re)existir e
(re)afirmar a educação pública, gratuita, inclusiva, laica e socialmente
referenciada como um princípio fundante da democracia.
O VII FPMat é direcionado principalmente a
pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores que ensinam matemática
em todos os contextos sociais, etapas e modalidades escolares, formadoras e
formadores, estudantes em formação, mas é aberto a todas e todos que se
interessem pelos temas.
O VII FPMat terá como tema “As reformas das licenciaturas que formam professores que
ensinam matemática no contexto político brasileiro e as consequências da
pandemia de Covid-19”. Desta forma, objetiva-se debater e
analisar criticamente a conjuntura política nacional em que vem sendo
encaminhadas as reformas curriculares, estruturais e conceituais nesses cursos;
as transformações e desafios que vem sendo impostos pela pandemia de Covid-19
aos diversos contextos educacionais e, em particular, à formação de professoras
e professores que ensinam matemática. Objetiva-se, ainda, apresentar e discutir
pesquisas na área, em particular aquelas que estão em andamento por proposição
do GT07. Espera-se, como resultado do VII FPMat, que os Grupos de Discussão produzam
documentos orientadores com posicionamentos e parâmetros para os debates nas
instituições formadoras.
ATENÇÃO: No ato da inscrição, o participante deverá escolher um dos Grupos de Discussão (veja a programação abaixo). Não há submissão de trabalhos.