VIII Curso de Férias da Bioquímica

VIII Curso de Férias da Bioquímica

presencial Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Maruípe) - Vitória - Espírito Santo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Localização

Nosso evento começa hoje!!
A comissão informa que as palestras ocorrerão no auditório do prédio do ELEFANTE BRANCO:

Se localiza próximo ao Hospital Universitário, abaixo da cantina e próximo a capela do campus de Maruípe.

Endereço: Pavilhão Didático Rosa Maria Costa Rego Paranhos (Elefante Branco).

Credenciamento: 8:30h - 9h


Esperamos vocês! 

Programação


Sobre o evento

Sejam bem-vindas(os)! É com grande entusiasmo que apresentamos o VIII Curso de Férias em Bioquímica.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de explorar os últimos avanços científicos, participar de palestras e atividades práticas, além de interagir com especialistas e entusiastas da bioquímica. Independentemente do seu nível de conhecimento, este curso é uma oportunidade incrível para aprender, se inspirar e se conectar com a comunidade científica. Junte-se a nós nesta jornada de descobertas! 

Submissão de Resumos

Instruções para envio de Resumo

OS RESUMOS DEVEM SER SUBMETIDOS ATÉ 14/01/2024

 

  1. O autor apresentador do trabalho deverá estar inscrito no VIII Curso de Férias em Bioquímica.

  2. Para realizar a submissão do resumo de um trabalho, a mesma poderá ser feita no momento da inscrição. No entanto, se não ocorrer a confirmação do pagamento da inscrição, o resumo não será avaliado.

  3. O participante deverá selecionar a apresentação oral ou banner.

  4. O resumo do trabalho deverá ser enviado por meio do formulário google: Submissão de Resumos

  5. O resumo deve ser confeccionado em Word for Windows, e enviado no formato PDF. Não receberemos arquivos no formato DOC/DOCX.

  6. O resumo deve ser elaborado em texto corrido usando fonte Arial, tamanho 11, espaçamento 1,5 entre linhas, formato A4 (210 x 297 mm) e parágrafo justificado.

  7. O resumo deve ter no mínimo 200 e no máximo 400 palavras com espaço.

  8. O resumo deverá ser nomeado com o tipo de apresentação e o nome do inscrito. Ex.: Banner_José_Silva.pdf

  9. O participante pode inscrever e apresentar apenas 1 trabalho, podendo ser co-autor de outros resumos.

  10. Serão aceitos resumos de revisão de literatura, desde que seja apresentado métodos de revisão, critérios de exclusão e inclusão dos artigos.

  11. O resumo será analisado pela Comissão Científica do VIII curso de férias em bioquímica e o resultado estará disponível para o inscrito no site do evento até a data 19/01/24.

  12. Trabalhos experimentais ou realizados com seres humanos devem mencionar o código de aprovação do CAAE ou CEP.

  13. Serão avaliados os seguintes quesitos: objetivos claramente definidos, metodologia empregada, resultados apresentados de forma clara, conclusões alcançadas, relevância científica.

  14. A redação do texto no que se refere à gramática e ortografia é de plena responsabilidade do autor e será considerada como critério de avaliação pela Comissão Científica.

  15. A data limite para submissão de trabalhos será 14/01.

  16. Os trabalhos selecionados para apresentação de banner, deverão ficar expostos na forma de painel com tamanho 1,1m X 0,90m, durante o período do Evento.

  17. O tempo para a apresentação oral será de 10 min (dia da apresentação será definida posteriormente).

  18. Será emitido apenas um certificado para cada resumo aceito e apresentado para a comissão avaliadora.

  19. O Pôster deverá vir acompanhado de cordão para fixação e/ou fita adesiva.

  20. Mais detalhes sobre as normas de formatação do resumo, veja o arquivo “Modelo de submissão de trabalho”.

*Os melhores resumos em cada categoria serão premiados.


Link Modelo de Submissão de Trabalho

Inscrições

As inscrições para o VIII Curso de Férias estão abertas! A programação do curso está organizada para ocorrer no período da manhã e da tarde. Aqui vão algumas informações importantes (leiam com atenção):

O evento conta com vagas limitadas para as palestras e minicursos; 

  • As inscrições serão realizadas através desse link FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Favor preencher o formulário completo, selecionando todas as opções necessárias.

  • O pagamento da inscrição será via PIX.

  • As inscrições estão divididas nas categorias: A) Estudantes de graduação e B) Profissionais (graduados ou mestres) ou estudantes de pós-graduação. As inscrições estão previstas para serem abertas em até 3 lotes para as palestras:


INSCRIÇÕES PALESTRAS

GRADUAÇÃO
Lote promocional de Natal (18/12/23 a 25/12/23): R$ 15,00
1º lote (26/12/23 a 07/01/24): R$ 25,00
2º lote (08/01/24 a 14/01/24): R$ 40,00

PROFISSIONAL E PÓS-GRADUAÇÃO
Lote promocional de Natal (18/12/23 a 25/12/23): R$ 25,00
1º lote (26/12/23 a 07/01/24): R$ 35,00
2º lote (08/01/24 a 14/01/24): R$ 50,00
Como todas as vagas estarão abertas no primeiro lote, os demais lotes dependerão da disponibilidade de vagas. Portanto não deixem para última hora!!! 
 
  • São considerados estudantes de graduação: todos os estudantes com matrícula válida em um curso de graduação, para a comprovação o inscrito terá que enviar a carteirinha de estudante no campo de “envio de documentos” no formulário de inscrição.
  • São considerados profissionais: toda pessoa formada em algum curso de graduação e/ou estudantes de pós-graduação.



INSCRIÇÕES MINICURSOS

No formulário de inscrição você deverá demonstrar quais seus cursos de interesse (até 3) por ordem de preferência;
No momento da inscrição, não será necessário realizar o pagamento referente ao minicurso, somente caso seja selecionado.

Os minicursos terão lote único, mas
dividido nas categorias:
A) Estudantes de graduação: Lote único R$ 30,00 e
B) Profissionais (graduados ou mestres) ou estudantes de pós-graduação: Lote único R$ 40,00.

Havendo demanda maior que o número de vagas em cada curso, terão prioridade na seleção os inscritos que:

  • Tenham maior percentual de carga horária cursada/Integralizada;
  • Não tenha participado de edições anteriores;
  • Intenção de ingresso na pós graduação;
  • Ordem de inscrição.

    Para comprovação do percentual de carga horária cursada, o aluno deverá enviar um comprovante como integralização de curso ou Histórico escolar que contenha a  carga horária já cursada e restante.

O resultado da seleção será postado no nosso instagram dia 16/01/2024 e será enviado um email com a confirmação da inscrição e a solicitação do pagamento com vencimento até dia 19/01/2024. Portanto, a partir da data 16/01/2024 fique atento ao email, pois a não confirmação do pagamento, será selecionado outro participante para a vaga.

INSCRIÇÕES SOCIAIS

Os alunos que recebem auxílio estudantil podem solicitar a isenção da inscrição para as palestras e minicursos através da comprovação do cadastro
.

 
Como solicitar:

Os interessados devem marcar o campo de “isenção” na planilha de inscrição e enviar a documentação que comprove a inscrição do benefício no campo de “envio de documentos” no próprio formulário de inscrição.
Após a análise da documentação, será enviado um email com o deferimento ou indeferimento da inscrição.



PAGAMENTO

Chave PIX: 

RANNA WANZELER:

PIX copia e cola: 

00020126770014br.gov.bcb.pix01365fef24a6-7770-48ab-8328-0e57c81176630215Curso de Ferias5204000053039865802BR5922RANNA BATISTA WANZELER6010VILA VELHA62290525UnQN4JnBRmi13FJE5PgD7qS9f63042388



REGRAS PARA REEMBOLSO


Independente do motivo de cancelamento, os pedidos de reembolso feitos até 01/01/24 do curso será disponibilizado o reembolso integral, para pedidos até 14/01/24 será devolvido 50% do valor e após essa data os pedidos de reembolso não serão aceitos.

O participante poderá transferir a inscrição para outro de mesma categoria.

Para solicitação, o inscrito deverá enviar o email para: cursodeferiasbioq@gmail.com com o assunto: REEMBOLSO.


Minicursos

MINICURSOS


  • Minicurso Síntese de Nanomateriais e Aplicações
Abordaremos o conceito de nanotecnologia e nanomateriais, métodos de síntese de        nanopartículas, suas características como morfologia, tamanho, carga superficial, dentre outros. Bioconjugação com proteínas e suas diversas aplicações para desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
Ministrantes: Gabrielle Landim e Isabela Mancini
Data: 30/01 a 01/02 - 13:30h as 16h
Local: LANAF (Maruípe)
Capacidade: 6 vagas

  • Minicurso Análise de Macromoléculas no Diagnóstico de Doenças
Este curso abordará técnicas utilizadas para o diagnóstico de doenças raras, como isolamento de DNA, PCR e eletroforese, e apresentação de outras técnicas de biologia molecular.
Ministrantes: Fernanda Mariano Garcia e Mayla Cristine Fortunata Silva 
Data: 30/01 a 01/02 - 13:30h as 17h
Local: NGHM (Goiabeiras)
Capacidade: 6 vagas

  • Minicurso Métodos Físico-Químicos de Identificação de Proteínas
Nesse minicurso serão realizadas algumas das técnicas para análise físico-química de biomoléculas, como por exemplo, Eletroforese e Cromatografia.
Ministrantes: Ana Paula Passos de Paiva, Milenna Pirovani e Pricila Souza
Data: 30/01 a 01/02 - 13:30h as 17h
Local: LQP (Maruípe)
Capacidade: 4 vagas

  • Minicurso Perfil Lipídico e a Neurociência do Metabolsimo Energético
O mini curso explora os mecanismos do comportamento alimentar, metabolismo energético e sua relação com os hábitos alimentares. Destaca também como as mudanças no comportamento alimentar podem afetar a saúde mental e o ganho de peso a longo prazo, além de oferecer técnicas para avaliação do perfil lipídico.
Ministrante: Magno Gomes
Data: 30/01 a 01/02 - 13:30h as 17h
Local: LabNec 
Capacidade: 4 vagas

  • Minicurso Procedimento de Infarto e Avaliação Hemodinâmica em Modelos Animais
Neste minicurso  você poderá acompanhar um pouco do que é realizado no laboratório de Eletromecânica Cardíaca. Tendo oportunidade no primeiro dia de observar como é realizada a técnica de infarto agudo do miocárdio em animais de laboratório e no segundo dia, como é feito o estudo hemodinâmico dos animais,  observar como podemos avaliar o  resultado da cirurgia de infarto e discutir a utilização deste modelo para a pesquisa.
Ministrante: Georgia Traichel
Data: 30/01 a 31/01 - 13:30h as 17h
Local: LEMC 
Capacidade: 4 vagas

  • Minicurso Cultura de Células
Nesse minicurso serão realizadas algumas das técnicas em cultura de células, como o cultivo, passagem e congelamento celular.
Ministrante: Ranna Wanzeler
Data: 30/01 a 31/01 - 13:30h as 17h
Local: LBCMCH
Capacidade: 4 vagas

  • Minicurso Testes Comportamentais para Avaliação de Parâmetros Motores em Modelos Experimentais da Doença de Parkinson
Ministrante: João Gabriel Assis Toledo
Data: 30/01 a 01/02 - 13:30h as 17h
Local: LMNC
Capacidade: 5 vagas

  • Mini-aula: Análise de dados de single cell usando o pacote Seurat no ambiente R
Este mini-curso explora a análise de células individuais, oferecendo uma lente de alta resolução para compreender a complexidade biológica. Ao evidenciar nuances muitas vezes negligenciadas por métodos tradicionais, essa abordagem é crucial para impulsionar avanços na pesquisa biomédica e terapias personalizadas.
Ministrante: Estevão 
Data: 31/01 - 13:30h as 17h
Local: Virtual
Capacidade: 15 vagas

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Caderno de Programação e Resumos VIII Curso de Férias em Bioquímica


Caderno de Programação e Resumos

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}