Prezados (as) autores
(as),
Como consta nos
Editais da VI SECITEC IFBA Jequié, seguem abaixo as instruções para
apresentação dos trabalhos científicos nas formas de PÔSTER, COMUNICAÇÃO ORAL e
EXPERIMENTO.
PÔSTER:
O modelo do pôster
encontra-se em anexo. Nomes dos autores: Citar logo após o título o nome
completo sem abreviações. O nome do orientador deverá vir logo após o nome do
primeiro autor e, na sequência, o nome dos demais participantes; nome da Instituição
de Ensino, Pesquisa ou similar. Os pôsteres deverão ter 120 cm de altura por 90
cm de largura. Todos os textos, Figuras e Tabelas deverão poder ser lidos a uma
distância de 2 metros. Sugerimos então os seguintes tamanhos de letra: “Título”
tamanho 44; “Nomes dos autores e instituições” tamanho 38; restante texto
tamanho mínimo 22. Os (as) autores (as) (ou o (a) autor (a) principal) deverão
estar, obrigatoriamente, junto aos seus pôsteres no horário determinado pela
Comissão Científica do Evento, dia e hora estabelecidos. Os custos com a
confecção dos Pôsteres serão inteiramente de responsabilidade dos autores.
COMUNICAÇÃO ORAL:
Os trabalhos
deverão ser apresentados na forma de exposição oral com tempo de explanação de
10 minutos, seguindo-se de um momento para arguição e discussão, que constará
de 5 minutos. Os meios de divulgação do trabalho são de inteira
responsabilidade de seus realizadores, devendo a mídia contendo a apresentação
em formato .ppt (Microsoft® PowerPoint®) ou .pdf (Portable Document Format - Adobe® Acrobat®) serem entregues aos
monitores presentes na sala de apresentação com pelo menos 30 minutos de
antecedência. Os slides deverão ter, preferencialmente, fundo branco com fonte
preta em tamanho legível.
EXPERIMENTO:
A exposição do
experimento deve ser feita no local especificado pela comissão organizadora do
evento. O (s) expositor (es) deve (m) ficar todo o período da mostra próximo ao
experimento, aguardando a visita dos participantes do evento, bem como, a
avaliação da banca examinadora COMPOSTA POR 2 PARECERISTAS. Os materiais e
insumos necessários à produção do experimento, bem como as condições especiais
para sua apresentação são de inteira responsabilidade da equipe executora sob a
orientação do (a) docente orientador (a).
Horário e local das
apresentações:
Apresentação Oral: 08:30h
às 10:00h, Pavilhão de aulas, salas 1 e 2.
Experimentos e
Pôsteres: 09:30h às 11:30h, Pavilhão de aulas e laboratórios.
Atenciosamente,
Comissão Científica
VI SECITEC IFBA
Jequié
LISTA DE RESUMOS
EXPANDIDOS APROVADOS – APRESENTAÇÃO ORAL
Nº
|
TÍTULO
|
1
|
Análise para o
dimensionamento de um sistema de captação e tratamento de água da chuva.
|
2
|
As ciências
centradas no cuidado humano: a fisioterapia transcultural.
|
3
|
Treinamento preparatório
e competição escolar: futsal masculino IFBA – Jequié.
|
4
|
Educação
física no PIBID: o paradoxo entre o conhecimento tratado na formação
acadêmica e a experiência vivenciada na escola.
|
5
|
Sistema tático
ofensivo e defensivo no futsal: intervenção do PIBID no IFBA – Jequié.
|
6
|
Contribuições
do PIBID no desenvolvimento do gesto técnico nas aulas de iniciação ao
basquete do IFBA
|
7
|
Diagnóstico
participativo do manejo da água para consumo humano em um assentamento rural
no município de Jequié/BA.
|
8
|
Otimização de
sistema de frenagem veicular através da biomimetização da dionae mascipula ellis e de aves.
|
9
|
Estudos da
aplicação de nanotecnologia na biomimetização de camaleões.
|
10
|
O futsal no IFBA
– campus Jequié: relato de experiência de estudantes/atletas.
|
11
|
O papel da
agricultura familiar na sustentabilidade e no empoderamento feminino.
|
12
|
Redução de
poluição ambiental industrial por meio da produção mais limpa (P+L) usando eichhornia paniculata e borreria scabiosoides.
|
LISTA DE RESUMOS
EXPANDIDOS APROVADOS – PÔSTER
N
|
TÍTULO
|
1
|
Contribuição do PIBID no
desenvolvimento de professores a partir de sua inserção no âmbito escolar: um
relato de experiência.
|
2
|
Importância do estudo da
administração na formação dos engenheiros.
|
3
|
Linguagem, construção social e o
perigo da história única: uma análise do filme “o menino que descobriu o
vento”.
|
4
|
Ensino-aprendizagem do desenho
técnico: a percepção dos estudantes do IFBA Campus Jequié.
|
5
|
Economia verde: o uso de sacolas
plásticas em Jequié.
|
6
|
O processo de sistematização
metodológica das aulas de futsal do IFBA: um olhar a partir da experiência do
PIBID.
|
7
|
Mapeamento do uso e ocupação do
solo na bacia do Rio Verruga (BA).
|
8
|
Análise preliminar de parâmetros
físico-químicos e microbiológicos da água de uma lagoa do município de Jequié
– BA.
|
9
|
Análise de material didático
sobre compostagem doméstica.
|
10
|
O lixo pode ser um luxo.
|
11
|
O conhecimento qualidade de
vida, tratado no curso de educação física da UESB, e sua inserção no âmbito
escolar a partir do PIBID.
|
12
|
Mãe, afasta de mim esse cálice:
o papel da mulher na ditadura militar do brasil e suas múltiplas luta.
|
13
|
Estudos da biomimética na
solução de problemas do cotidiano: implementação de fibras e garras naturais
em violões.
|
14
|
A utilização do mecanismo do Warka Water para coleta de água a
partir da umidade do ar.
|
15
|
A importância da monitoria no
meio acadêmico dos estudantes do IFBA campus Jequié.
|
16
|
Importância da implantação de
ciclovia: estudo de caso da Avenida César Borges em Jequié – BA.
|
17
|
Estação de prototipagem para
placas de circuito impresso.
|
18
|
A água do Rio de Contas em Jequié.
|
19
|
BIO-STOVE:
desenvolvimento de um fogão sustentável de baixo custo.
|
LISTA DE
EXPERIMENTOS APROVADOS
Nº
|
TÍTULO
|
1
|
Glossário: vocabulário básico de biologia.
|
2
|
Adubo de papel.
|
3
|
Carregador de celular fotovoltaico.
|
4
|
Automação e reutilização da água da chuva no IFBA Campus Jequié.
|
5
|
Compostagem:
em vista do crescimento bioeconômico.
|
6
|
Indicador de continuidade de baixo custo.
|
7
|
LOCALIZA BUS: sistema de
localização para aprimoramento do transporte público.
|
8
|
As mídias sociais não oficiais como estratégia de divulgação e interação
social em uma instituição pública de ensino federal da Bahia.
|
9
|
Banheiro seco: alternativa ecológica no semiárido.
|
10
|
Sustentabilidade no desenvolvimento de um protótipo de um biodigestor
de baixo custo a partir de resíduos orgânicos.
|
11
|
Desenvolvimento de um aquecedor solar simplificado.
|
12
|
Kit educacional de baixo custo para controle de cargas.
|
13
|
Protótipo de um sensor de turbidez de baixo custo.
|
14
|
Sistema autônomo para o monitoramento da irrigação em viveiro de
plantas.
|
15
|
Gerador eólico.
|
16
|
Bobina de Tesla.
|
17
|
Desenvolvimento de um desengraxante a partir de óleo de cozinha usado.
|
Cordialmente,
Larissa Mota de Souza
secitec.jqe@ifba.edu.br – (73)
3525-6249
Anexo:
Modelo de Pôster - VI SECITEC IFBA Jequié