O evento perpassa pela apresentação de pautas sustentáveis a partir de demandas locais, principalmente, dos movimentos sociais pelos quais articulamos as ações do NETTCAS desde a sua criação até o presente momento.
Nos dois primeiros dias (25 e 26 de junho/2020) o evento terá como foco a questão dos resíduos sólidos. Para tratar dos temas foram convidados lideranças dos coletivos organizados ao entorno dos catadores de materiais recicláveis (INSTITUTO LIXO ZERO / FÓRUM LIXO E CIDADANIA / PROJETO CATA MAIS FIERO / COMITE CAC-COVID19 / INCUBADORA DE COOPERATIVAS POPULARES-UNIR), empresas privadas (PADWAM SOLUÇÕES AMBIENTAIS / WR AMBIENTAL / PORTO DO SOL GASTRONOMIA E CULTURA) e do terceiro setor (COOPERATIVA CATANORTE / STARTUP CONECTA OBRA) que praticam e divulgam ações sustentáveis nos contextos de Porto Velho e Rondônia. Além disso, buscou-se envolver instituições públicas locais e regionais (SEDAM/SEMA/SEMUSB) para realizar o debate a luz de políticas como a política nacional de resíduos sólidos (lei 12305) e os planos estaduais e municipais de gerenciamento de resíduos sólidos.
No dia (29 de junho/2020), a temática será voltada para o campo (sem perder de vista o consumo na cidade) onde encontram-se os produtores agroecológicos (produção orgânica) já com processos constituídos, em fase de transição ou ainda, aqueles que pretendem iniciar sua atividade de produção e comercialização orgânica.
Foram convidados as cooperativas e movimentos sociais organizados (MAB/COOPROJIRAU/RECA) a fim de apresentar suas realidades agroecológicas de produção e comercialização. Para compreender algumas estratégias das cooperativas agroecológicas, convidamos um extensionista cooperado da OCA que também é mestre em sistemas agroflorestais e doutor em plantas medicinais pela UFLA. Para apresentar aos produtores os caminhos para a avaliação da conformidade orgânica de seus produtos, contaremos com uma representante do MAPA/ES.
No último dia (30/06/2020), realizaremos um workshop na parte da tarde (15:00hs) para discutir e elaborar um plano de ação sustentável para ser proposto ao IFRO Porto Velho Zona Norte. No período noturno encerraremos o evento com uma interlocução com os povos indígenas que contará com a presença da liderança e coordenação da Associação Metareilá do Povo Indígena SURUI, ONG ETNOCULTURAL KANINDÉ, representante do ICMBIO, apresentação da plataforma GUARDIÕES DA AMAZÔNIA e pesquisador mestre/doutorando em assuntos nacionais e internacionais para a Amazônia (UNB), para analisar o panorama do contexto amazônico atual.
Desta forma, na qualificação de coordenador do NETTCAS e presidente da COMISSÃO agradeço o envolvimento dos responsáveis pela organização da Semana Nacional do Meio Ambiente, no âmbito do campus Porto Velho Zona Norte (Portaria Nº 30/PVZN - CGAB/IFRO, de 13 de fevereiro de 2020 - SEI Verif.: 0837720 CRC: 2215DE76) e de todo grupo de colaboradores professores e colaboradores alunos do NETTCAS para a realização do evento de forma reflexiva, participativa e crítica por parte de todos. Agradecemos em especial aos alunos participantes, empresários, produtores rurais, trabalhadores do campo e da cidade, servidores públicos internos e externos ao IFRO. Sejam todos bem-vindos e aproveitem o evento ON-LINE!
Atenciosamente,
Prof. Ms. Marcos Aurélio Borchardt
Coordenador do NETTCAS
Presidente da Comissão de Organização
da Semana Nacional de Meio Ambiente