VI SEMINÁRIO DO PIBID/UFAC

VI SEMINÁRIO DO PIBID/UFAC

presencial Universidade Federal do Acre - UFAC - Rio Branco - Acre - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

A escola e a aprendizagem da docência: o PIBID como processo formativo



O "VI Seminário do PIBID/UFAC" é um evento científico que reúne a comunidade acadêmica e externa da universidade; estudantes, professores e gestores da educação básica para debaterem o tema  "A escola e a aprendizagem da docência: o PIBID como processo formativo". 

Trata-se de um evento que reúnem atividades nas escolas parceiras do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, a Secretaria Estadual de Educação - SEE/AC e na Universidade Federal do Acre - UFAC.

Bom evento a todos!

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Regras para submissão de oficina para comunidade escolar

O evento oferece um espaço para professores da rede pública (supervisores do PIBID ou não), comunidade escolar (amigos da escola ou colaboradores) ou bolsistas do PIBID (com a autorização d@ coordenador@ de área) submeterem oficinas para comunidade escolar com o objetivo de integrar as atividades do PIBID nas escolas parceiras. 

Para submissão, o proponente deverá preencher o formulário, incluindo os campos para assinatura, que está disponibilizado emhttps://drive.google.com/file/d/15ZF6MQAQKQdZbl-qzEStsgKmuOtmyX6i/view?usp=sharing ; ou no lin"Formulário - Oficina para comunidade escolarna seção de submissão de trabalhos, logo abaixo. Em seguida, encaminhar para o email do evento (pibidviseminario@gmail.comdevidamente identificado pelo ASSUNTO:  "Submissão de Oficina - Título da oficina".

O prazo de submissão da oficina será até o dia 10 de novembro de 2019!

O resultado e a divulgação das oficinas oferecidas é dia 15 de novembro de 2019.

Regras para submissão das atividades realizadas pelos bolsistas na escola no dia 20/11/2019

O evento oferece um espaço para professores supervisores e bolsistas do PIBID submeterem a programação das atividades que serão realizadas nas escolas parceiras. 

Para submissão, o proponente deverá preencher o formulário, incluindo os campos para assinatura, que está disponibilizado emhttps://drive.google.com/file/d/1-1zLOynHUFAudpLYYeSDTHBAGcy6oVwX/view?usp=sharing; ou no link "Formulário - Atividades dos bolsistas na escola no dia 20/11" na seção de submissão de trabalhos, logo abaixo. Em seguida, encaminhar para o email do evento (pibidviseminario@gmail.comdevidamente identificado pelo ASSUNTO:  "Atividade na escola - Nome da escola", por exemplo "Atividade na escola - Escola Diogo Feijó".

O prazo de submissão da Atividade será até o dia 10 de novembro de 2019!

OBS: No email deve ser enviado a programação do VI Seminário do PIBID na escola, ou seja, o cronograma das atividades a serem realizadas na escola no dia 20 de novembro de 2019.

Regras para submissão de Resumo Expandido (Pôster ou Comunicação Oral)

O evento terá espaço para apresentação de trabalho na modalidade Pôster ou Comunicação Oral. As Comunicações Orais (CO) estão divididas em oito seções:

CO 1 - Jogos e Materiais Didáticos
CO 2 - Atividades Lúdicas e Recreativas
CO 3 - Atividades Experimentais
CO 4 - Linguagens e metodologias de ensino
CO 5 - Egressos do PIBID: as contribuições do programa para formação docente
CO 6 - Diversidades culturais  na prática docente
CO 7 - Tecnologias educacionais
CO 8 - Educação especial inclusiva: o uso dos materiais didáticos, tecnologias digitais e assistiva na formação docente

Enquanto que, a seção de Pôster inclui todos os temas citados em uma única seção.

O modelo do Resumo Expandido (com o máximo de duas páginas) está disponibilizado em https://drive.google.com/file/d/11Qo5i_VlWWly24aTUCL94hvJfFCXQU5s/view?usp=sharing; ou no link "Modelo para submissão de trabalho (apresentação oral ou pôster)" na seção de submissões logo abaixo.

Para submissão de trabalho (Pôster ou Comunicação Oral), um dos autores do trabalho (será permitido no máximo 5 por trabalho), deverá enviar o trabalho em arquivo word (.doc ou .docx) para o email (pibidviseminario@gmail.com) devidamente identificado pelo ASSUNTO, conforme as orientações abaixo:

-> Para submeter trabalho na modalidade de comunicação oral, o autor deve escrever no assunto do email: "Submissão CO X - NOME DA SEÇÃO ESCOLHIDA". Por exemplo, "Submissão CO 4 - Linguagens e metodologias de ensino".

-> Para submeter trabalho na modalidade de pôster, o autor deve escrever no assunto do email: "Submissão de Pôster - TÍTULO DO TRABALHO". Por exemplo, "Submissão de Pôster - Contribuições do PIBID para formação inicial de professores de física".

Os trabalhos enviados sem a identificação no assunto do email conforme as orientações acimas, não serão considerados!

O prazo de submissão de trabalho será até o dia 08 de novembro de 2019! O resultado e a divulgação do local da apresentação do trabalho será na página do evento no dia 18 de novembro de 2019.

OBS:
1) Os bolsistas do PIBID de Matemática EaD poderão submeter trabalho ao evento e apresentar na própria escola entre os dias 20 a 22 de novembro de 2019.
2) Participantes do evento que desejarem submeter trabalho completo, entrar em contato com a comissão organizadora por email (pibidviseminario@gmail.com) devidamente identificado pelo ASSUNTO: "Informações sobre trabalho completo", até o dia 03 de novembro de 2019.

Submissões

São disponibilizados logo abaixo os arquivos: "Formulário - Oficina para comunidade escolar" e o "Formulário - Atividade dos bolsistas na escola no dia 20-11", "Modelo para submissão de trabalho (apresentação oral ou pôster)" que devem ser enviado por email (pibidviseminario@gmail.com), conforme as orientações acima.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Modelo para confecção do Pôster e da Apresentação Oral

As apresentações orais para o evento devem seguir o modelo disponibilizado no link:

https://drive.google.com/open?id=1NnNiif3WkkDoMN9LquNi9yKVAk1nVK5H 

Os banners (120 cm por 90 cm) para seção de pôsteres  apresentados no evento devem seguir o modelo disponibilizado no link:

https://drive.google.com/file/d/1xmQEVvqHQO9cbCFgMSURk-f4CRzx6lll/view?usp=sharing 

Local do Evento

Resultado Final - Trabalhos submetidos ao VI SEMINÁRIO DO PIBID/UFAC

OBS: Os trabalhos fora da formatação do evento poderão ser apresentados no evento. Mas só serão publicados, caso os autores os enviem na formatação correta, para o email do evento (pibidviseminario@gmail.com), até dia 22/11/2019.

 

CO 2 - Atividades Lúdicas e Recreativas

21 de novembro de 2019 - 14h às 15h 30min - Sala 1 - Bloco Multidisciplinar da UFAC

Título do Trabalho

Autores

Formatação

Email do correspondente

1

PLAY AND LEARN (2n?Edition): Aprendendo inglês de uma maneira lúdica

Maysa Cristina Dourado, Susikelly Silva, Felipe dos Santos Menezes e Poliana Targino Alves da Rocha

OK

1poliana2@gmail.com

2

Brincar é aprender: uma experiência formativa no PIBID

Franciana Carneiro de Castro, Natália Roberta Silva de Souza, Raika Souza de Lima, Rayssa Rodrigues Gebara e Leudimara Martins de Souza

OK

raika.emy.sofy@gmail.com; francianaccastro@gmail.com

3

Jogo “Trilha da cinemática: maior que, menor que ou igual a”: Relato de experiência no PIBID

Mario Victor de Moraes Batalha, Cosmo da Silva Jorge, Bianca Martins Santos e Aclemildo Cruz Pereira

OK

victorbatalha778@gmail.com

4

You Make a Difference: Documentário Audiovisual

Maysa Cristina Dourado, Luana Valente, Carlos Alexandre Morais e Maria Suelen Lins

OK

mariasuelenlinsdossantos@gmail.com

5

Relato de experiência: Paródia sobre ‘Leis de Newton’ no 1° ano do ensino médio

Ana Luíza Braga Almeida, Leilian Beatriz Dresch, Tamires Aragão Oliveira Cavalcante, Bianca Martins Santos e Aclemildo Cruz Pereira

OK

analuiza2700@gmail.com

6

Disciplina Eletiva: Química dos Alimentos: Um Novo Sabor Para A Escola

Joelma Farias dos Santos, Sabrina Suzan Gomes Pereira, Aureane dos Santos e,Rogério Antônio Sartori

OK

joelmafarias98@outlook.com

 


 

 

CO 2 - Atividades Lúdicas e Recreativas

21 de novembro de 2019 - 15h 30min às 17h - Sala 1 - Bloco Multidisciplinar da UFAC

Título do Trabalho

Autores

Formatação

Email do correspondente

7

Aula de Tecido Acrobático na Educação Física, uma nova forma de ensinar

Bruno Moreira da Silva, Josué André Moura, Diego Lima de Freitas e Galileu Maciel dos Santos

OK

brunomoreira2808@gmail.com

8

Aula de ginastica com step: uma prática diferenciada

Bruno Moreira da Silva, Galileu Maciel dos Santos, Diego Lima de Freitas e Josué André Moura

OK

brunomoreira2808@gmail.com

9

Jogos e brincadeiras com efeito educacional

Bruno Moreira da Silva, Diego Lima de Freitas, Josué André Moura e Galileu Maciel dos Santos

OK

brunomoreira2808@gmail.com

10

Interação é conhecimento: dinâmica de cadeia alimentar

Dhâmyla Bruna de Souza Dutra, Raylla Victória Neves Souza, Suanny Lima Rocha, Mabio Castro da Silva Filho e Rusleyd Maria Magalhães Abreu

OK

dhamybruna@hotmail.com

11

O brincar na infância

Eliane Joaquina de Souza Arellano, Milena Feitoza da Silva, Lays Cristina Nascimento Denker, Ozana da CostaOliveira e Franciana Carneiro de Castro

OK

elyanydesouza@hotmail.com

12

A linguagem uma construção sociocultural: o processo de alfabetizar nos anos iniciais

Amanda Kelly de Morais,Rozilene Oliveira dos Anjos,Tácia Nívea de Souza Cavalcante, Francisca Luzia Guimarães Cordeiro e Franciana Carneiro de Castro

OK

francianaccastro@gmail.com

13

A utilização de jogos didáticos na construção de conceitos matemáticos

Franciana Carneiro de Castro, Francisca Luzia Guimarães Cordeiro, Paula Caroline Martins Araújo, Edinaira Almeida Nascimento e Amanda Kelly de Morais

NÃO

NS

-

 


 

 

CO 3 - Atividades Experimentais

21 de novembro de 2019 - 14h às 15h 30min - Sala 2 - Bloco Multidisciplinar da UFAC

Título do Trabalho

Autores

Formatação

Email do correspondente

1

Relato de experiência: importância do laboratório para o ensino de física na visão do aluno-professor em formação

Alysson Luis Farias da Silva, Bianca Martins Santos e Cleyton Assis Loureiro de Souza

OK

alyssonfalabrasil@gmail.com

2

Aula prática sobre lançamento de foguetes: relato de experiência segundo o olhar do professor em formação inicial

Karla Leite Vilas Boas Nemer, Antonio Carlos de Aguiar Silva, Camargo Vieira do Nascimento, Victor Roger Salles de Souza e Bianca Martins Santos

OK

camargocvn7@gmail.com

3

Aula prática sobre capacitores: relato de experiência segundo o olhar do professor em formação inicial

Esaú da Silva Bandeira, Bruce Willys da Silva Moreira, Bianca Martins Santos e Cleyton Assis Loureiro de Souza

OK

esau.bandeira314@gmail.com

4

Relato de experiência sobre aula prática em laboratório de Física sobre mecânica: PIBID no IFAC

Marcelo Augusto Mota de Souza, Bianca Martins Santos e Cleyton Assis Loureiro de Souza

OK

celowguto@gmail.com

5

O “Dia D” visto em imagens e sua representação nos jogos eletrônicos e a presença de soldados negros na guerra

Marcos Vinicius Souza de Carvalho

OK

marcos2carvalho3@gmail.com

6

História, identidade e modernidade de Rio Branco a partir de pontos turísticos

Jessica Karoline Ferreira Oliveira e Nathallié de Almeida Gomes

NS

-

7

Vivências e papel sociocultural das mulheres da floresta: uma proposta de ensino e pesquisa com alunos do IFAC

Aline Santos da Silva

OK

aline.348.silva@gmail.com

 


 

 

CO 4 - Linguagens e metodologias de ensino

21 de novembro de 2019 - 15h 30min às 17h - Sala 3 - Bloco Multidisciplinar da UFAC

Título do Trabalho

Autores

Formatação

Email do correspondente

1

O Pibid na escola Alcimar Nunes Leitão: O olhar da supervisora sobre a experiência dos futuros professores de História

Anilza Leoni Alves de Souza

OK

anilza.leoni@yahoo.com.br

2

RESPECT PARTY: ensinando inglês através de atitudes respeitosas

Chancimaiqui da Costa Vilácio, Ceslau Afonso Hessel, Karoline de Oliveira Brito e Maysa Cristina Dourado

OK

mayke.vilacio@gmail.com

3

Oficina de física para o 9° ano: percepção do alunos do ensino médio como docente

Marcos Vinicius Oliveira da Silva, Alan Brito Pereira, Juliana Cherolin Silva de Almeida, Suziane Lima do Nascimento e Bianca Martins Santos

OK

marcosviniciusoliveira.571@gmail.com

4

Contextualização da física: proposta de atividades informativa sobre mercado de trabalho para o ensino médio

Acson dos Santos Ciriaco, Bianca Martins Santos e Karla Leite Vilas Boas Nemer

OK

acsonsantos2@gmail.com

5

O uso de metodologia ativa e interdisciplinar no ensino de geografia no Instituto Federal do Acre: visita a APA-LAGO do AMAPÁ.

Naiely De Castro Silva, Thiago Rocha do Vale e Valmir De Souza Araújo

OK

valmirsouza2005@hotmail.com

6

Diferenças entre as práticas docentes no processo de ensino-aprendizagem

Milena Feitoza da Silva, Ozana da Costa Oliveira e Franciana Carneiro de Castro

OK

milefeitoza297@gmail.com

 


 

 

CO 5 - Egressos do PIBID: as contribuições do programa para formação docente

22 de novembro de 2019 - 9h às 10h 30min - Sala 1 - Centro de Convenções

Título do Trabalho

Autores

Formatação

Email do correspondente

1

A abordagem do PIBID e suas contribuições para o ensino e aprendizagem dos estudantes das escolas participantes do programa

Sabrina Suzan Gomes Pereira, Joelma Farias dos Santos, Aureane dos Santos e Rogério Antonio Sartori

OK

sabritudoac@gmail.com

2

Histórias e universos: nações indígenas Kaxinawás, usos de imagens e jogos na/da formação PIBID história

Thays Lima Cavalcante

OK

thayscavalcanteac18@gmail.com

3

PIBID/Educação Física e suas contribuições para o desenvolvimento do modo de ser, estar e fazer do perfil docente

Emanuela Lima Rodrigues e Adriane Corrêa da Silva

OK

emanuelaroguesac@gmail.com

4

Uma “janela” para a docência: contribuições do subprojeto PIBID - Física/IFAC para a formação inicial em Sena Madureira - Acre

Fábio Soares Pereira, Jociandro da Silva Coelho e Marcos Ribeiro da Silva

OK

fabio.pereira@ifac.edu.br

5

A Experiência na Iniciação à Docência: construindo a identidade profissional

Karen Cintia de Araújo Pereira, Lucimar da Silva Carvalho, Nauana Rocha Silva e Franciana Carneiro de Castro

OK

lucimarkarvalho@gmail.com

6

Aprendizagem da profissão: a experiência na iniciação à docência

Isley Honorato da Silva Costa, Franciana Carneiro de Castro e Maria de Nazareth de Oliveira Rebouça

OK

francianaccastro@gmail.com

7

O processo de ocupação e formação das sociedades: importância dos rios. Uma proposta de ensino/aprendizagem na Escola Raimundo Gomes de Oliveira.

Geovanna Moraes de Almeida, Armstrong da Silva Santos e José Dourado de Souza

NÃO

almeidag12moraes@gmail.com


 

 

CO 6 - Diversidades culturais na prática docente

22 de novembro de 2019 - 9h às 10h 30min - Sala 2 - Centro de Convenções

Título do Trabalho

Autores

Formatação

Email do correspondente

1

Construção da identidade brasileira e as suas diversas manifestações culturais

Maria Luiza Soares Corsini

OK

mlcorsini37@gmail.com

2

O geogebra 2D e o DuRecord: ensinando funções com o celular uma experiência com o Pibid em Sena Madureira

Antonio Clemer Pereira Moreira, Máxima Vieira da Silva, Altemir da Silva Mendes, Mário Célio Pereira Correa, Fábio Souza da Silva e Salete Maria Chalub Bandeira

OK

saletechalub@gmail.com

3

Intolerância religiosa

Elissandra Vieira da Silva

OK

lynnlolli348@gmail.com

4

PIBID Filosofia: a estética como elemento pedagógico

Lucas Sousa Silva, Thais Alves Moraes, João Silva Lima e Wermerson Guimarães Pinto

OK

s1ahtmoraes@gmail.com

5

Oficina das Bonecas Abayomi: uma experiência formativa no PIBID

Adan da Silva Morais  e Franciana Carneiro de Castro

OK

adansilva.ac@gmail.com

6

As contribuições do Pibid para a formação docente: O cotidiano de um bolsista Pibid

Nikaele Mota Veras e Dinaria Brito da Silva

OK

nikaele.motaveras18@gmail.com

7

O processo da propaganda na segunda guerra mundial e os soldados da borracha no Acre (1939-1945)

Larissa Rufino Lima, Armstrong Silva Santos, José Dourado de Souza e Macileudo da Costa Lima

NÃO

larissa2000ru@gmail.com

 


 

 

CO 1 - Jogo e Materiais Didáticos / CO 7 - Tecnologias educacionais

22 de novembro de 2019 - 10h 30min às 12h - Sala 3 - Centro de Convenções

Título do Trabalho

Autores

Formatação

Email do correspondente

1

Jogos e materiais manipuláveis para o ensino de matemática

Fernanda Guaresqui de Rezende, Laiane Muniz da Silva, Djessica Luitle da Silva, Yandri Gomes de Paulo e Carlos Henrique Santos Espíndola

OK

fgrguaresqui90@gmail.com

2

Relato de experiência das bolsistas do PIBID na oficina “Litosfera: Evolução Geológica da Terra”

Evelin Maria da Silva Pereira e Joiciana Rufino

OK

hevellyn.hs@outlook.com

3

Materiais didáticos como auxílio para o professor

Janaira da Silva Lyra, Stefane Silva Vidal e Vitória Lima de Souza

OK

silvacastronaiely28@gmail.com

4

Relato de experiência sobre o ensino do sistema solar em espaços alternativos: Planetário, Física e PIBID

Ana Beatriz Leite Silva, Andressa Campos de Almeida, Bianca Martins Santos  e Cleyton Assis Loureiro de Souza

OK

beatris.bhcls@gmail.com

5

Relato de experiência pessoal: retrospectiva sobre as atividades desenvolvidas no PIBID e reflexos na formação inicial

André Lucas Lima Siqueira e Bianca Martins Santos

OK

leogameral4@gmail.com

6

I Ciclo de palestras em geografia, espaço e sociedade

Renato Mota Peixoto e Salomão Moura

OK

renatocorinthians91@gmail.com

 


 

 

CO 8 - Educação especial inclusiva: o uso dos materiais didáticos, tecnologias digitais e assistiva na formação docente

22 de novembro de 2019 - 10h 30min às 12h - Sala 4 - Centro de Convenções

Título do Trabalho

Autores

Forma-tação

Email do correspondente

1

A Gincana em Matemática: das tecnologias digitais aos jogos culminando com as múltiplas experiências com o Pibid em Feijó

Lucas Lima Passos, Antônia Mirian da Silva Lima, Maria da Liberdade de Menezes Bezerra, Nubia Eugenia de Araújo Severiano, Rosiane da Costa Lima, Jaciara de Sousa Aguiar, Vanda Maria do Nascimento Aguiar e Salete Maria Chalub Bandeira

OK

saletechalub@gmail.com

2

Teodolito como recurso didático para o cálculo de alturas inacessíveis: uma experiência com o Pibid em Acrelândia

Silvana dos Santos Barboza Scheid, Antonio Nelcinede do Nascimento Dantas, Raiane do Nascimento Soares de Souza, Irany Teixeira de Souza Azeredo e Salete Maria Chalub Bandeira

OK

saletechalub@gmail.com

3

O geogebra 3D e o DuRecord: ensinando cubo, cone, primas e pirâmides com o celular uma experiência com o Pibid em Acrelândia

Weliston de Jesus Polido, Marcelo Pereira da Silva, Jefferson Santos de Almeida, Irany Teixeira de Souza Azeredo e Salete Maria Chalub Bandeira

OK

saletechalub@gmail.com

4

Relato de experiência dos bolsistas do PIBID no projeto: Cartografia temática no ensino da geografia voltada para os mapas táteis

Jonatas Silva, Maykon Brasil e Zaqueu Lima

OK

maykonyawa@gmail.com

5

O geogebra 2D e 3D e as Matemáticas com o uso do smartphone: múltiplas experiências com o Pibid em Feijó

Janayra Ribeiro dos Santos, Matheus da Silva, Susany Pessoa de Souza, Eulismaria Gomes de Freitas, Silmara Gomes de Souza, Vanda Maria do Nascimento Aguiar e Salete Maria Chalub Bandeira

OK

saletechalub@gmail.com

6

Uso de materiais didáticos no processo de aprendizagem do educando com deficiências

Alícia de Jesus Oliveira Cunha, Giovana Lima Rodrigues, Jamila de Almeida Fonseca, Mariana Torres Fontinele e Franciana Carneiro de Castro

OK

francianaccastro@gmail.com

 


 

 

Seção de Pôster

21 de novembro de 2019 - 17h 30min às 19h - Hall do Centro de Convenções

Título do Trabalho

Autores

Forma-tação

Email do correspondente

1

Jogo UNO adaptado para o ensino das unidades de medidas

Isac Lima Barbosa, Carpegiani Ferreira Chagas, Vitória Gabriela dos Santos e Bianca Martins Santos

OK

cacotibe@gmail.com

2

Duelos entre super-heróis: uma dinâmica para ensino de energia cinética e potencial gravitacional

Lucas Freires da Silva, Jeferson Queiroz da Silva, João Paulo dos Santos Nunes e Bianca Martins Santos

OK

lucas.spo77@gmail.com

3

Stranger Things: seriado como estratégia de ensino

Beatriz da Silva Ribeiro, Beatriz Moraes da Cunha, Helen Davilene Mendonça de Araújo, Lais Santos Carvalho e Thaylana Santos de Araujo

OK

silvaribeiro2101@gmail.com

4

Aplicação de Material Didático no Processo Educativo sobre o Sistema Respiratório

Maria Luziane G. Nascimento, Sayuri Gabrielli R. de Freitas, Luan Mesquita Guerra, Mábio Castro? e Rusleyd Maria Magalhães de Abreu

OK

luzianeguimaraesdonascimento@gmail.com

5

Modelagem de fóssil e visita ao laboratório de paleontologia da UFAC: aula prática e atividade extraclasse no ensino de evolução

Iago Natan Brito Leal, Gady Pedrosa da Silva Filho, Cristaianny Nogueira de Oliveira , Thays de Andrade Farias e Rusleyd Maria Magalhães de Abreu

OK

iagonatan57@gmail.com

6

Extração do DNA da Banana: Aula Prática como Forma de Ensino

Gabriely de Oliveira Gama, Mayara Monteiro de Andrade e Pedro Henrique Parente da Silva, Thays de Andrade Farias e Rusleyd Maria Magalhães de Abreu

OK

oliveiragama2@gmail.com

7

Aulão de Biologia como Ferramenta de Preparação dos Alunos para o ENEM

Renata Sales Soares, Júlia Ainoã Saboia Ferreira, Raellen da Silva Moura e Rusleyd Maria Magalhães de Abreu

OK

rinata20111@gmail.com

8

O uso do Lúdico no ensino de Química: Reflexos da aplicação do projeto “Brincando e aprendendo com a química” no PIBID

Leonardo Soares de Araujo, Antonio Marcos Barreto, Ludmila Klippel Aguiar e Rogerio AntonioSartori

OK

lonardosoared@gmail.com

9

O uso de gincanas para revisão de conteúdos do segundo ano do ensino médio

Andressa Crystine Souza da Silva?, Larissa Araújo dos Santos?, Maria Williane Batista de Souza, Raellen da Silva Moura e Rusleyd Maria Magalhães de Abreu

OK

willianesouza01@gmail.com

10

Palestra: Animais Venenosos e Peçonhentos no Colégio Estadual Barão de Rio Branco

Julia Lara Pereira Ferreira da Costa?, Matheus Lima do Nascimento?, Raquel Onorato de Lima, Mábio Castro da Silva Filho??? e Rusleyd Maria Magalhães de Abreu

OK

matheuslima1399@gmail.com

11

Experimentação no ensino de Química: Aulas experimentais com materiais de baixo custo

Cristina Araújo da Silva, Ismael Silva Lang, Ludmila Klippel Agiar e Rogerio Antônio Sartori

OK

maria.arilson@gmail.com

12

Introdução a microscopia: Aula Prática como Forma de Ensino

Cassia Jannai de Albuquerque Silva??, Kennedy Wenzel Melo e Peregrina Ferreira de lima e Thays de Andrade Farias e Rusleyd Maria Magalhães de Abreu

OK

angela.scalabrin@hotmail.com

13

Visita aos Laboratórios de Biologia da Ufac

Ângela Oliveira Scalabrin, Otavio Kenedi Costa da Silva, Emanoel Nascimento de Farias, Raellen da Silva Moura e Rusleyd Maria Magalhães de Abreu

OK

angela.scalabrin@hotmail.com; otaviokn23@gmail.com

14

Literatura e Cinema: Mogli e suas possibilidades interpretativas

Cássia Oliveira de Lima, Natan de Lima França, Talita Rodrigues de Luna, Maiara da Silva Almeida e Werdeson Mendes de Oliveira

OK

lcassia141@gmail.com

15

Relato de experiência sobre divulgação e acompanhamento das Olímpiadas Brasileiras de Física e Matemática: PIBID no IFAC

Henrique Lima da Costa, Bianca Martins Santos e Cleyton Assis Loureiro de Souza

OK

henriquelima00@hotmail.com

16

PIBID filosofia: Construindo saberes a partir do documentário e peça teatral na Escola Lourival Sombra

Dartaian Freire da Silva, Eunice Gomes da Silva Abreu, Jacqueline de Oliveira Ferreira e Ruth da Silva e Silva

OK

ruthbraxton1@gmail.com

17

A organização do trabalho docente no processo de ensino-aprendizagem

Eliane de Souza Arellano, Milena Feitoza da Silva, Lays Cristina Nascimento Denker, Ozana da Costa Oliveira e Franciana Carneiro de Castro

OK

elyanydesouza@hotmail.com

18

Estágio supervisionado em biomedicina: um relato de experiência no setor de exantemáticas do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) no município de Rio Branco-Acre

Edmilson Pereira Barroso

OK

epereirabarroso@gmail.com

19

PIBID filosofia: Introduzindo mapas mentais no ensino de filosofia

Sabrina Meleiro dos Santos e Gilliana Samy Souza Ferreira da Silva

OK

smeleiro99@gmail.com

20

Mito e Filosofia: Rupturas e continuidades na história da filosofia moderna

Adriano Ferreira de Souza, Claisner de Castro de Lima, Dáwilla S. Campos Pereira, Lucileide de Melo Teles, Rose Savoff e João Lima

NÃO

claisner@outlook.com

 

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}