Em sua 14ª edição , o Programa de Pós-graduação em Letras/ Estudos Literários homenageia o centenário de Darcy Ribeiro (1922-1997). Nascido em Montes Claros, Minas Gerais, Darcy distinguiu-se como antropólogo, etnólogo, historiador, sociólogo, escritor e político. Em seus estudos, mudou a concepção sobre os indígenas brasileiros e alterou a percepção sobre as sociedades latino-americanas, sempre na perspectiva de pensar o marginalizado e o oprimido. Fundou a Universidade de Brasília, UNB e foi o idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Darcy Ribeiro foi ministro da Educação durante Regime Parlamentarista do Governo do presidente João Goulart (18 de setembro de 1962 a 24 de janeiro de 1963) e chefe da Casa Civil entre 18 de junho de 1963 e 31 de março de 1964. Exilou-se no Uruguai, durante a ditadura militar brasileira. Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1983-1987), Darcy Ribeiro, como vice-governador, criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças. Foi responsável pela criação e pelo projeto cultural do Memorial da América Latina, centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, assim como foi responsável pelo projeto de lei que deu origem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), lei 9 394/96 aprovado pelo senado brasileiro.
Exerceu o mandato de senador pelo Rio de Janeiro de 1991 até sua morte em 1997. Autor dos livros: O processo civilizatório – etapas da evolução sócio-cultural – 1968. Autor de inúmeros livros, entre os quais:
As Américas e a civilização – processo de formação e causas do desenvolvimento cultural desigual dos povos americanos – 1970; O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil – 1995; Maíra – 1976; O mulo – 1981; Utopia selvagem – 1982; Migo – 1988.
Homem de "fazimentos" e paixões, deixou inestimável legado para o mundo. Esse seminário visa celebrar os centenário de Darcy Ribeiro, por meio de debates e palestras sobre suas obras, exposição de artes plásticas, concurso de redação. A proposta é reunir pensadores e estudiosos, numa homenagem a esse homem de muitas peles, como ele declara.