V SEMANA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

V SEMANA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

presencial Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Hortolândia - Hortolândia - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

V SEMANA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Após um período de atividades remotas, nos dias 16, 17 e 18, teremos a V da Semana da Educação Matemática, com a seguinte temática: "A Educação Matemática nas articulações entre o IFSP e escolas".  O evento será no formato presencial, oportunizando-se assim, não somente a troca de conhecimentos acadêmicos e profissionais, mas, também, encontros, que tornam esse tipo de evento mais que especial. Para tanto, pedimos que não se esqueçam das máscaras, pois estamos cumprindo o protocolo do Câmpus: usar máscara nos ambientes fechados. Também pedimos que apresentem o comprovante de vacinação (digital ou físico) na entrada. Espera-se o fortalecimento de parcerias e a ampliação do diálogo e das trocas, de forma que as discussões sobre o ensino não sejam distanciadas da prática que ocorre nos contextos das escolas. 

Tradicionalmente a Semana da Educação Matemática tem por objetivo reunir estudantes e professores tanto da comunidade interna, quanto da externa, além de pessoas que tenham interesse no assunto para, juntas, refletirem sobre práticas docentes e discentes, projetos e pesquisas, tendo como foco principal, a Educação Matemática. O evento proporciona o encontro de pessoas que atuam ou têm interesse na área, promovendo o compartilhamento de diversas experiências. A cada edição o evento vem aprimorando o seu formato e, assim, amplia o seu alcance, reunindo trabalhos de diversas áreas do ensino e do conhecimento. São bem-vindos todos os trabalhos que visam a Educação, visto que a escola é um lugar de interdisciplinaridade, diversidade e multiplicidades.

O evento é organizado por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia e faz parte do projeto de extensão "Diálogos contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: teoria e prática na formação docente", recebendo o apoio do GPEMATEC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia - IFSP-HTO).


Objetivo da V Semana de Educação Matemática: proporcionar um espaço dialógico entre a universidade e a escola, de forma a pensar no ensino e na formação docente a partir de reflexões que consideram a teoria e a prática do cotidiano escolar.

Público Alvo: futuros professores de Matemática, professores e estudantes da Educação Básica e formadores de professores.


Breve histórico da Semana da Educação Matemática

Em 2017, aconteceu a edição piloto da Semana da Educação Matemática, junto a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve como tema: "A Matemática está em tudo"! Dado o êxito dessa experiência, em 2018, demos início a nossa I Semana da Educação Matemática do IFSP, Câmpus Hortolândia. O evento ocorreu em maio, mês do dia nacional da Matemática que é comemorado dia 06, abarcando, por meio de palestras e oficinas, temas como: inclusão, modelagem, BNCC, desafios de aprender e ensinar matemática, softwares matemáticos, como o GeoGebra, e estatísticos, como o R. Foi um amplo escopo de atividades que envolveram a comunidade interna e externa do Câmpus.

 Em 2019, a II Semana da Educação Matemática também ocorreu em maio, na tentativa de manter a tradição da data no mês da Matemática. A segunda edição proporcionou palestras sobre: o fantástico mundo da Matemática, práticas culturais de ensinar com a internet em um ambiente híbrido, a matemática e as desigualdades sócio-raciais, e uma introdução sobre as estrelas. Diferente da primeira edição, a segunda abriu espaços para apresentações de trabalhos dos estudantes do curso e de professores da região. 

O formato do evento estava se moldando de acordo com a realidade do público alvo e participante. Nesse sentido, em 2020, precisamos nos reinventar para que a III Semana da Educação Matemática acontecesse, visto que  o mundo enfrentava um dos seus maiores desafios, a luta contra a COVID-19. Assim, de forma  articulada com a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a III Semana da Educação Matemática aconteceu em novembro, no formato remoto emergencial. Tivemos palestras, no formato de lives, que abordaram temas como: inclusão, pensamento computacional, matemáticas negras, o percurso de novos pesquisadores, dentre outras. Além disso, os participantes também puderam apresentar seus relatos de experiência ou de pesquisa.

 Em 2021, ainda no ensino remoto, mas em um momento em que as pessoas já estavam mais adaptadas a esse formato emergencial, a IV Semana da Educação Matemática voltou a ocorrer no mês de maio. O tema abordado foi “Docência Matemática: aprendizagens, desafios e possibilidades" e o formato da edição contribuiu para o alcance de mais participantes, evidenciando-se assim, a participação de professores de comunidades externas na região. O evento contou com palestras que abordaram temáticas como: aprendizagem docente, desafios do ingresso na carreira docente, pensamento computacional e ensino e inclusão. Além das sessões de comunicações de experiências e científicas, que ocorreram em três dias do evento, e da atividade cultural, que reuniu diversas expressões artísticas de estudantes, professores e funcionários do IFSP e de algumas escolas. Foi um momento arrebatador em que pudemos descobrir diversos talentos, em um período em que a tensão estava presente na vida da maioria das pessoas devido ao contexto pandêmico. A quarta edição contou, pela primeira vez, com a ilustre participação, na mesa de abertura, da Dirigente Regional de Ensino da cidade de Sumaré, Elisete Aparecida Flória, junto a equipe gestora do Câmpus. Tal participação foi um marco da parceria do IFSP com as escolas da região que têm se fortalecido cada dia mais.

Nesse prisma, em 2022, a V Semana de Educação Matemática foi pensada de forma a evidenciar as trocas entre o IFSP e as escolas da Educação Básica, com o tema: "A Educação Matemática nas articulações entre o IFSP e escolas". Espera-se o fortalecimento de parcerias, a ampliação do diálogo e das trocas, de forma que as discussões sobre o ensino não sejam distanciadas da prática que ocorre nos contextos das escolas. Apesar do formato presencial do evento, com a intenção de oportunizar que o máximo de pessoas tenham acesso ao conteúdo das atividades, algumas delas serão disponibilizadas no formato assíncrono em nossos canais. 


Inscrições a partir de 29/04

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Orientações para participantes

Participações:

  • Sem apresentação de trabalhos.
  •  Com apresentação de trabalhos: relato de experiência ou relato de pesquisa.

Relato de experiência: é uma apresentação reflexiva que aborda de forma contextualizada e objetiva uma ação ou um conjunto de ações que versem sobre a Educação. É relevante que sejam abordados na apresentação o objetivo da situação, a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do autor relacionadas aos resultados, que podem ter sido positivos ou negativos.   

Relato de pesquisa: trabalhos compostos por resultados de pesquisa nas diversas áreas da ciência básica e aplicada, de forma teórica ou apenas de divulgação de resultados experimentais.


Os relatos serão apresentados por meio de resumos. Os autores devem usar o template (modelo) para os resumos de relato de experiência e de pesquisa, disponível o de experiência e de pesquisa, disponível abaixo em Template de Resumo do Relato de experiência/pesquisa. 

 

Sobre a apresentação dos trabalhos:

(I) As apresentações acontecerão nas datas, horários e locais descritos na programação.

(II) Tempo de apresentação: 15 minutos para cada trabalho.

(III) Tempo de discussão: 10 minutos para cada trabalho.

(IV) O tempo para a apresentação e para a discussão será rigorosamente respeitado para que todos (as) tenham a oportunidade de ter seus trabalhos apresentados e discutidos. Portanto, o (a) mediador (a) da sala intervirá para que esse tempo seja respeitado por todos (as).

(V) É recomendável que os autores cheguem 10 minutos antes na sala para deixarem seus trabalhos preparados para serem projetados no datashow na hora da apresentação. 

(VI) Após o evento, os autores receberão algumas contribuições para possíveis correções do resumo.

(VII) Os resumos deverão ser corrigidos e devolvidos no prazo de 30 dias para a publicação nos anais do evento.       

                                                                                                                         

Sobre os autores:

(I) Cada trabalho poderá ter mais do que um autor.

(II) Cada autor poderá submeter mais do que um trabalho, desde que seja primeiro autor apenas de um trabalho em cada modalidade (relato de experiência ou relato de pesquisa).

(III) Recomendamos que todos os autores estejam presentes no dia da apresentação, mas se não for possível, pelo menos um deve estar presente.

(IV) Os trabalhos que não tiverem nenhum autor presente, não serão apresentados e nem publicados.


Sobre os certificados:

Os certificados serão emitidos por atividades. Para a certificação o participante deve estar inscrito e ter a presença. 

Submissões até dia 12/05

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comissão Organizadora

Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros 

Antonio Marcos da Luz

Allan Clayton dos Santos

Beatriz Matos

Carlos Eduardo de Oliveira

Fabiano Ionta Andrade Silva

Flávio Margarito Martins de Barros

Helio da Silva Ordonio

Ivani Lucimar de Carvalho

João Oriel de Lima

Luciana de Jesus Jatobá

Luzimar Correia da Silva

Marília Franceschinelli de Souza

Marcelo Lisboa Mota

Sergio Rykio Kussuda

Thiago Tambasco Luiz

Uilson Lima de Almeida

Vinícius da Costa Garcia

Apoio


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Hortolândia.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}