Eixo Temático 1 - Aspectos culturais, sócio-históricos e filosóficos
Ementa: Discussões de propostas ou resultados de pesquisas que envolvam Etnomatemática e suas vertentes, História das Ciências e Matemática e Filosofia da Educação em Ciências e Matemática de maneira individualizada ou interrelacionada, quando couber.
Eixo Temático 2 - Ensino e aprendizagem e pesquisa na sala de aula
Ementa: Discussões de propostas ou resultados de pesquisas que envolvam questões referentes aos processos de ensino e de aprendizagem: abordagens didáticas, metodologias, recursos didáticos, aplicação de propostas didáticas e avaliação da aprendizagem. Tendências em Educação em Ciências e Matemática, Educação Crítica, recursos de avaliação e planejamento, além do desenvolvimento da aprendizagem e conceitualização de fundamentados nos aportes da Psicologia.
Eixo Temático 3 - Formação de professores e Currículo
Ementa: Discussões de propostas ou resultados de pesquisas que envolvam questões sobre a formação inicial, continuada e permanente do professor abordando questões em torno da história da profissão, história de vida, cotidiano escolar, currículos formais e alternativos, história das instituições de formação de professores, sala de aula como problema epistemológico, dentre outros.
Eixo Temático 4 - Tecnologias digitais e cibercultura
Ementa: Discussões de propostas ou resultados de pesquisas que envolvam o uso, avaliação ou desenvolvimento de softwares, objetos de aprendizagem ou ferramentas da Web 2.0 no ensino e aprendizagem das Ciências e Matemática.
Eixo Temático 5 - Diversidade e Inclusão
Ementa: Discussões de propostas ou resultados de pesquisas que abordem questões relacionadas a Educação em Ciências e Matemática, referente a inclusão, gênero, religião, classe, educação para relações étnico-raciais, indígena, quilombola, educação especial, direitos humanos, decolonialidade e pedagogias decoloniais, políticas de ações afirmativas e políticas de identidades e diferenças.