As bibliotecas escolares constituem potentes espaços de aprendizagem e a atuação dos bibliotecários é imprescindível para ampliar o olhar a partir das práticas de mediação de leitura, pesquisa e combate à desinformação. O espaço ocupado por livros e histórias é um organismo vivo que se desenvolve a partir do envolvimento de toda a comunidade escolar.
Sobre as ministrantes:
Gislene Sapata Rodrigues é bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS , especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor pela UERGS e Mestranda em Ciência da Informação no PPGCIN/UFRGS. É Multiplicadora do Educamídia - instituição que fomenta a inserção da educação midiática dentro do contexto educacional e Educadora Google Nível 1. Foi presidente da 19ª gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região. Atua como bibliotecária na rede privada de ensino há 13 anos, atualmente, também ocupa o cargo de Bibliotecária-Documentalista no Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS e luta para que as bibliotecas sejam espaços potentes de construção de saberes e adquiram múltiplos significados para seus leitores.
Mary Nice Branchi de Souza é Bacharel em Biblioteconomia UFRGS, Especialista em Educação a distância e novas tecnologias UNICID e em Leitura e formação de leitores UnyLeya . Realiza consultorias e formação de professores, bibliotecários, técnicos em biblioteconomia, agentes culturais e leitores. Atuou como diretora técnica do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10• Região. Atua como bibliotecária há mais de 10 anos em bibliotecas escolares, especializadas, públicas e comunitárias. Realiza há 8 anos o Encontro de Bibliotecários em parceria com a Editora Paulus. É Bibliotecária no Museu do Hip Hop RS. Acredita no poder do livro, da leitura e das bibliotecas na construção de um mundo mais justo e inclusivo.
Quando: 10 de julho, 19h (ao vivo e online)
Valor: R$30,00
Carga horária: 2h (com certificado)
Acesse febab.org para acompanhar novas atividades que vão sendo confirmadas e apoiarão esta ação.