O Encontro de Pesquisa em Ensino
de Física do Espírito Santo, em sua décima edição, tem se tornado um lugar
privilegiado de discussões críticas sobre as pesquisas em ensino de Física que
vêm sendo realizadas, sejam nos seus aspectos teórico-metodológicos, sejam nos
seus aspectos empíricos, assim como, tem se tornado uma arena de debate
político, um lugar de produção de consensos com relação às perspectivas
políticas inerentes às ações educacionais, público ou privadas, no projeto de
uma melhor Educação para a Ciência e formação continuada de professores no
estado do Espírito Santo.
Neste ano, o tema do encontro é sobre o Centenário de César Lattes, considerado o maior físico brasileiro de todos os tempos, abordando questões de Física Contemporânea e suas implicações na formação de professores de Física e no seu ensino na educação básica e no ensino superior. As atividades serão realizadas em Matilde (município de Alfredo Chaves, ES), no período de 26 a 28 de outubro, contando com atividades como palestras, oficinas e minicursos que serão realizadas por pesquisadores convidados de diferentes instituições do Brasil, sessões de Pôsteres e Comunicações Orais com pesquisas oriundas de linhas de pesquisas distintas da área de pesquisa em ensino de Física, a saber: (i) Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física; (ii)Física no Ensino Fundamental; (iii) Física no Ensino Médio. Além disso, realizaremos atividades culturais e extensionistas: (i) observação Astronômica para estudantes de uma Escola da região e comunidade em geral, a ser realizada em praça pública; (ii) Show de Física a ser apresentado na escola do distrito e na estação ferroviária de Matilde onde as atividades serão desenvolvidas. Encontro estará aberto a participantes de todo estado sendo para professores de ensino médio das redes Municipal, Estadual e Particular e pesquisadores da área de Ensino de Física de todo estado. As vagas são limitadas!
A finalidade deste evento é
contribuir para a formação continuada de professores de Ensino Médio e
Fundamental do Estado do Espírito Santo o que pode implicar na melhoria nos
níveis educacionais de nosso Estado. Naturalmente, é esperado gerar produção
científica na área de Ensino, com a publicações de trabalhos em revistas
especializadas.