O Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE) é um evento acadêmico-científico e de formação de professores da Educação Básica já tradicional no estado de Goiás. O evento que congrega as principais Instituições de Ensino Superior do estado que atuam diretamente na pesquisa em educação e na formação de professores: Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Jataí (UFJ), e Universidade de Rio Verde (UNIRV).
A finalidade fundamental do evento é a socialização do conhecimento acadêmico-científico produzido no campo da Didática e também a divulgação de práticas de ensino exitosas, objetivando contribuir na formação de pesquisadores e professores que atuam na Educação Básica em todos os níveis e modalidades. Em 2003, o I EDIPE foi realizado em Goiânia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e teve como temática geral “Por uma integração dos campos da didática, das didáticas específicas e das práticas de ensino”. Em 2007 e 2009, o II e o III EDIPEs foram realizados na cidade de Anápolis, o II na Universidade Estadual de Goiás e o III na UniEvangélica, com os temas, respectivamente, “A Didática e os diferentes espaços, tempos e modos de aprender e ensinar” e “Professor: entre os desafios do cotidiano escolar e a realização profissional”. Em 2011, o IV EDIPE foi realizado em Goiânia na PUC Goiás, cujo tema geral foi “Para uma sociedade complexa, que escola, que ensino?”. Em 2013 o V EDIPE realiza-se mais uma vez em Goiânia, no período de 27 a 30 de agosto, na Universidade Federal de Goiás, com o tema “Didática e formação de professores: a qualidade da educação em debate”. Em 2015, o VI EDIPE, com o tema "Impactos dos Organismos Internacionais na Escola e no Trabalho Docente" foi realizado no período de 10 a 13 de novembro na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O VII EDIPE, realizado em 205, trouxe como tema geral "Didática, escola e políticas: nenhum direito ao menos" realizado no período de 20 a 22 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Em 2019, de modo remoto e durante os dias 20, 21 e 22 de novembro, foi realizado o VIII EDIPE com o tema "A Didática frente aos dilemas da educação: compromissos políticos e pedagógicos". Em 2021, no período de 12, 13 e 14 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, foi realizado o IX EDIPE - "Crise social, política e sanitária: que finalidades educativas e didáticas para a escola?". Em 2023, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, nos dias 8, 9 e 10 de novembro realizamos o X EDIPE com o tema "Formação humana, escola e didática: lógica instrumental e lógica humanista em disputa".
Em sua XI Edição do evento, iremos discutir as "DESIGUALDADES, TECNOLOGIAS E DIDÁTICA: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA SOCIALMENTE JUSTA" de modo presencial na Escola de Formaçao de Professores e Humanidades da PUC Goiás, entre os dias 17 a 19 de novembro de 2025.
INSCRIÇÕES
O evento conta com espaço físico para 600 pessoas.
Estamos nas últimas vagas!!!
SUBMISSÕES
Cronograma de submissões de trabalhos no XI EDIPE: - quantidade de autores/as:
■ até 5 autores/as (resumo expandido - publicação em Anais - ISSN)
■ até 3 autores/as (trabalho completo - publicação em ebook - ISBN)
- Atenção!!! Todos/as os/as autores/as devem estar inscritos/as no evento para concluir a submissão do trabalho. Há um período de 48 horas para compensação do pagamento.
- quantidade de trabalhos por autor(a): até 3 trabalhos
- datas para submissão:
■ limite para submissão: 1-8 a 6-10-25 (Prazo finalizado!)
■ período de avaliação: 23-9 a 15-10-25
■ resultado final dos trabalhos: 20-10-25