A Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (Rede Estrado), criada no final de 1999, promove encontros bienais nos países participantes voltados à divulgação e à consolidação de estudos e pesquisas sobre trabalho docente. Para além desse objetivo central, propicia o intercâmbio entre pesquisadores dedicados às discussões acerca das transformações atuais concernentes ao trabalho docente em suas múltiplas dimensões e abordagens, visando fortalecer os espaços de integração e de debate coletivo entre universidades, sindicatos e associações profissionais e científicas. Os encontros têm resultado em importantes proposições para as políticas públicas destinadas ao trabalho docente e à educação em geral nos níveis locais, regionais e nacionais. A Rede, seguindo sua tradição de debate, realizará seu próximo encontro brasileiro em Recife nos dias 15 e 16 de setembro de 2022 com o tema Mudar o Brasil e defender o trabalho e a educação: docentes em luta.
A escolha desse tema para o XI Encontro da Rede Estrado Brasil simboliza o nosso compromisso com as mudanças cada vez mais necessárias na condução política da educação brasileira que, nos últimos anos, vem sendo palco de medidas restritivas de caráter financeiro e de projetos que visam reduzir o espaço público e de direito historicamente conquistados. O XI Encontro da Rede Estrado Brasil se constitui em um momento de debates sobre os desafios colocados para a organização do trabalho docente em face das transformações ocorridas em decorrência da pandemia do Covid-19 assim como das políticas retrógradas em curso que buscam deslocar a luta dos/as docentes para espaços privados e com conteúdos ideológicos conservadores, distantes do horizonte de uma escola pública, laica, gratuita e com qualidade socialmente referenciada.
O XI Encontro da Rede Estrado Brasil ocorre em conjunto com as comemorações do Centenário de Paulo Freire, com programação extensa prevista para os dias 18 e 19 de setembro de 2022.