A
Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará torna público o chamamento
para a participação de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes de variados
níveis, de todo o país, no XII Seminário
de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação (XII SICEA), sob o tema
geral “Inclusão e diversidades: percursos democráticos na Educação Básica”, evento nacional que ocorre desde
1987, tendo como objetivo a integração entre instituições a partir de um fórum
de discussão sobre temas comuns ligados ao cotidiano da Educação Básica
trabalhada nestes institutos, escolas e colégios.
Um pouco de história:
as edições do SICEA
Em
1987, o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(CAp-UERJ) organizou o primeiro encontro de Colégios de Aplicação do Brasil na
cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, foram discutidos os métodos de
ensino, os processos de aprendizagem e a relação entre esses aspectos e os
diversos campos de estágio e prática de ensino, todos voltados para a formação
de professores do país.
Posteriormente, o CAp-UERJ organizou o segundo encontro
dos Colégios de Aplicação do Brasil, mesmo sem que o evento ocorresse
regularmente. O objetivo foi dar sequência às discussões sobre metodologias de
ensino e aprendizagem e a formação de professores da educação básica, assuntos
que haviam sido abandonados no primeiro encontro.
Em 2003, a terceira edição do encontro nacional dos Colégios de
Aplicação também foi realizada por iniciativa do CAp-UERJ. O evento contou com
a participação de 16 instituições de todas as regiões do Brasil.
Dois anos depois, em 2005, a Escola de Aplicação da Universidade Federal
de Uberlândia organizou o IV SICEA. Nessa ocasião, os Colégios de Aplicação
refletiram sobre as transformações que a sociedade contemporânea está
enfrentando, incluindo novas tecnologias e mudanças nos modelos de crenças e
comportamento. Como resultado, a Carta de Uberlândia foi produzida, reforçando
o papel crucial que as instituições desempenham na formação de professores e na
criação de novas metodologias de ensino.
Em 2007, como parte das celebrações dos 50 anos do CAp-UERJ, a quinta
edição do Seminário voltou a ser sediada pela instituição e contou com
representantes de todo o Brasil. O tema em discussão foi “Cultura, história,
sujeitos e singularidades dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das
Universidades Brasileiras”, abordando a relação entre a Educação Básica e a
Educação Superior.
Em 2009, o VI SICEA foi sediado pela primeira vez na Escola de Aplicação
da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA), na cidade de Belém. O tema do evento
foi “Educar nas diferenças: contribuições dos Institutos, Colégios e Escolas de
Aplicação para a superação das desigualdades – ensino, pesquisa e extensão e
formação de professores”. Pela primeira vez, o evento foi realizado fora da
região sudeste, consolidando seu papel de encontro nacional, com a troca de
informações e experiências entre educadores e instituições de todo o país.
Em 2011, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa
Catarina sediou o VII SICEA na cidade de Florianópolis, sob o tema: “A que(m)
se aplica? O papel dos Colégios de Aplicação no processo educacional
contemporâneo”.
O VIII SICEA ocorreu em 2013, no campus da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte, na cidade de Natal, tendo como tema “Colégios de Aplicação: as políticas públicas
nacionais para a educação básica e a formação docente”.
O IX SICEA ocorreu em 2015, na cidade de Juiz de Fora (MG), organizado
pelo Colégio de Aplicação João XXVIII. O tema do encontro foi “Os desafios da formação docente e a qualidade de ensino na
escola contemporânea”.
Em 2017, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do
Sul sediou o X SICEA na cidade de Porto Alegre (RS), com o tema “Educação para
a Democracia: cidadania, diversidade e direito ao conhecimento”.
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre sediou o XI SICEA
na cidade de Rio Branco (AC), em 2022, com o tema “Integração dos saberes e
fazeres pedagógicos dos CAps: currículo e didática no ensino básico”. O evento
ocorreu após um período de hiato em decorrência da pandemia de Sars-CoV-2, que
trouxe desafios e perdas, e, fundamentalmente, a necessidade de recomeçar em
vários aspectos.
O tema escolhido para a edição atual,
que retorna a Belém após quatorze anos, “Inclusão e diversidades: percursos
democráticos na Educação Básica” relaciona-se a um objetivo comum aos Institutos, Colégios e Escolas de
Aplicação: o desenvolvimento da inclusão em suas mais amplas perspectivas,
desde a complexidade do atendimento especializado aos alunos com deficiências,
passando pela acessibilidade de espaços e novos desafios de inclusão social de
pessoas com hipossuficiência financeira e marginalizadas de diferentes formas,
desafios de uma conjuntura social brasileira pós-pandêmica, que busca superar o
contexto sociopolítico recente repleto de arroubos antidemocráticos e ataques
sistemáticos à educação pública. A edição atual do SICEA congrega em seu bojo o
XV Fórum de Pesquisa e Extensão da EA-UFPA, V Seminário de Inclusão na Educação Básica e IV Seminário de Estágio da EA-UFPA, eventos anuais da Escola.
Do mesmo modo, o ano atual é de grande importância para a Escola de
Aplicação da Universidade Federal do Pará, que completa seis décadas de dedicação
e atendimento educacional para a sociedade belenense. Levando
em consideração sua finalidade, a Escola de Aplicação da Universidade Federal
do Pará vem concebendo o processo educativo numa perspectiva dialética,
democrática, de respeito às individualidades e diversidades, em que os
discentes, docentes e técnicos administrativos sejam sujeitos do conhecimento
que produzem, compreendendo-os enquanto sujeitos dos processos de ensino e
aprendizagem, que na sua relação com o outro, sejam capazes de transformar a
sociedade. Na atualidade, a EA-UFPA atende mais de 1.200 alunos, desde a
Educação Infantil, até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo, em números
totais, entre as escolas e colégios de aplicação vinculados às universidades
federais brasileiras, a mais abrangente, em termos de atuação na educação
básica, e aquela com maior quantidade de alunos matriculados.
É a partir
deste mosaico que convidamos a todos/as/es para participarem do XII SICEA.
Sejam bem-vindos(as/es)!