Convidamos docentes, pesquisadores/as, estudantes, trabalhadores/as da educação para o XII ENCONTRO DA REDESTRADO BRASIL que acontecerá na Faculdade de Educação - FaE/UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte-MG.
Depois de tempos nefastos, o Brasil voltou a ter políticas educacionais e discussões importantes como a Conferência Nacional e o novo Plano Nacional de Educação. O debate democrático voltou à agenda nacional. Políticas estão sendo retomadas e reconstruídas em um contexto de disputas de projetos, marcado por diversas formas de privatização, de precarização e intensificação do trabalho docente e, ainda, violências de gênero e racismo. As mudanças nos sistemas educacionais, reestruturações produtivas e grandes eventos de impacto global têm catalisado processos de reconfiguração da docência no mundo e, em especial, no Brasil. Mesmo reconhecendo os avanços, questiona-se em que medida o direito à educação e a valorização do trabalho docente estão sendo colocados como prioridade nacional. Essa realidade desafia as pesquisas, mas também as lutas em torno de uma educação pública inclusiva e de qualidade para todos/as/es.
Em seus encontros, a Rede Estrado tem reunido, de forma singular, pesquisadores/as vinculados/as a universidades e centros de pesquisa, aos sindicatos e a outros movimentos que atuam em favor da valorização docente. Essa articulação surgiu, em 1999, por iniciativa do Grupo de Trabalho “Educação, Trabalho e Exclusão Social” do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) e, atualmente, está presente em 12 países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. A Rede Estrado tem sido espaço privilegiado para a divulgação e a consolidação de estudos e pesquisas sobre trabalho e profissão docente. A cada dois anos, ela promove seminários internacionais em diferentes países da América Latina, intercalados com seminários nacionais, sempre itinerantes promovidos nos distintos países parceiros e em diferentes universidades.
Os encontros, organizados em conferências, mesas redondas, comunicações de pesquisas e relatos de experiências, têm resultado em proposições para as políticas públicas à educação e à valorização do trabalho docente, nos níveis locais, regionais e nacionais. A partir de pesquisas e estudos comparados, a Rede Estrado realiza seminários internacionais e nacionais, debates sobre temas específicos, além de publicações de livros, dossiês em revistas e outros materiais (anais de seminários, relatórios de pesquisa, etc.).
A Rede, seguindo sua tradição de debate, realizará seu próximo encontro brasileiro em Belo Horizonte/MG, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2024 com o tema “Direito à educação e valorização docente: prioridade nacional”. Este XII Encontro da Rede Estrado Brasil se constituirá em um momento de debates sobre os desafios colocados para o direito à educação e para a organização do trabalho docente na atualidade, considerando a conjuntura de construção do novo Plano Nacional de Educação. A escolha desse tema para o XII Encontro expressa o compromisso da Rede Estrado com a luta do direito à educação que engloba, entre outras dimensões, a valorização do trabalho docente.
Nesta edição contaremos com três diferentes modalidades de submissão de trabalhos: relato de experiência, pôsteres e trabalhos científicos. As submissões iniciarão no mês de abril e podem ser realizadas no site do evento XII Encontro da Redestrado Brasil até final de junho do corrente ano.