É com
alegria que informamos que o XVI Encontro de Educação Química da Bahia (EDUQUI)
será realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2025, na Universidade
Estadual de Santa Cruz (UESC), com o tema: “Desafios curriculares,
extensionistas e inclusivos no Ensino de Química”.
O
EDUQUI é um evento que promove o debate de questões relacionadas à Educação
Química no estado da Bahia. Realizado bienalmente em instituições públicas que
oferecem o curso de Licenciatura em Química, o encontro teve sua primeira
edição em maio de 1989, na Universidade Federal da Bahia. São, portanto, 36
anos de troca de experiências e conhecimentos.
Na
UESC, esta será a terceira edição do evento. O VI EDUQUI ocorreu entre os dias
10 e 12 de setembro de 2003, com o tema “Ações e Reações no Ensino de Química”.
Já o IX EDUQUI aconteceu de 18 a 21 de agosto de 2009, com o tema “TIC’s:
Desafios e possibilidades – Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
em Ciências”.
Convidamos,
assim, toda a comunidade baiana — professores da Educação Básica, estudantes,
docentes e discentes do Ensino Superior — a participarem conosco desta edição e
contribuírem com reflexões sobre temas tão urgentes na atualidade, como os
desafios da extensão universitária, os aspectos curriculares e a promoção da
inclusão nos processos educacionais, tanto na Educação Básica quanto na
formação de professores nos cursos de Licenciatura.
Estamos
organizando o XVI EDUQUI com muito empenho e carinho para recebê-los na
acolhedora Costa do Cacau.
Políticas de Currículo para o Ensino Médio: projetando a vida e o futuro da juventude
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Atividades
{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Propostas de Minicursos
Minicursos Selecionados para o XVI EDUQUI
A comissão organizadora do XVI EDUQUI informa a lista de minicursos selecionados para compor a programação do evento. No total, recebemos 19 propostas de minicursos. Devido ao espaço físico e à infraestrutura disponíveis, foram selecionadas 7 propostas. Os minicursos submetidos foram enviados para três pareceristas externos à comissão organizadora e foram avaliados com base nos seguintes critérios: alinhamento com a temática do evento; contemplação do maior número possível de instituições de origem; estrutura clara da proposta; proposição de práticas que estimulem o pensamento crítico e reflexivo; adequação ao tempo previsto; compatibilidade com os recursos disponíveis no evento.
Minicursos Selecionados:
EDUCAÇÃO CTSA & COSMÉTICOS NATURAIS: QUAIS OS SEUS DESAFIOS CURRICULARES? [UFBA]
EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE E SUSTENTÁVEL: CAMINHOS, PRÁTICAS E REFLEXÕES [UFBA]
INTEGRAÇÃO ENTRE FÍSICA E QUÍMICA NO CONTEXTO DA BNCC E DCRB: ABORDAGENS TEÓRICAS E PRÁTICAS [UESC]
JOGOS PEDAGÓGICOS E CONTOS INTERATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: METODOLOGIAS ATIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA [UESB - Jequié]
LIBRAS NA QUÍMICA E NO COTIDIANO: MINICURSO PARA INICIANTES [IFBaiano - Catu]
MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIAS: QUE RECOMECEM OS JOGOS [UFSC/UFNT]
O QUE É SUBSTÂNCIA? FILOSOFIA E ENSINO DE QUÍMICA EM DIÁLOGO [UFBA]
Os minicursos acontecerão nos dias 28 e 29 de novembro de 2025, das 08h às 10h, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz. A comissão organizadora disponibilizará sala com quadro branco, marcadores para quadro e projetor multimídia. Qualquer outro material necessário à realização das atividades deverá ser providenciado pelos(as) proponentes dos minicursos.
Reforçamos que todos(as) os(as) proponentes dos minicursos selecionados deverão estar com a inscrição no evento regularizada e paga. Além disso, informamos que a organização do XVI EDUQUI não poderá arcar com despesas de transporte, hospedagem ou alimentação, sendo esses custos de responsabilidade dos(as) proponentes.
A Comissão Organizadora entrará em contato com os(as) proponentes dos minicursos aprovados para confirmação da participação no evento. Em caso de desistência, será considerada a lista de espera, respeitando a ordem de classificação das propostas avaliadas. Agradecemos a compreensão e o compromisso de todos(as).
Agradecemos a todos(as) que submeteram propostas ao XVI EDUQUI. A diversidade e a qualidade das propostas recebidas evidenciam o compromisso da comunidade com uma formação crítica e reflexiva no Ensino de Química. Contamos com a colaboração de todos para a realização de mais uma edição do EDUQUI!
Comissão Organizadora do XVI EDUQUI
Orientações: Submissão de Trabalhos
O XVI EDUQUI apresentará como modalidade de submissão Resumo (resumo simples e relatos de experiência) e Comunicação oral (trabalho completo). As submissões devem ser realizadas até o dia 18/08 - última prorrogação.
Resumos simples: Os resumos simples deverão ser elaborados conformetemplate disponível aqui, tendo em sua estrutura introdução (objetivo, referencial teórico, metodologia), resultados e discussão, considerações finais e referências. Estes serão apresentados no formato de pôsteres, que devem ser confeccionados em papel e apresentar uma alça para fixação. Poderão compor o resumo até 5 autores, sendo um autor principal e até 4 coautores.
Relato de experiência: Os trabalhos submetidos por estudantes e professores do Ensino Médio poderão ser escritos no formato de relato de experiência, conforme template disponível aqui. Também poderão ser submetidos relatos de experiências desenvolvidas por estudantes de Licenciatura em Química, especialmente no contexto do Estágio Supervisionado ou programas como o PIBID. Devem apresentar, de forma clara e concisa, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos, com foco no ensino e aprendizagem de Ciências/Química. É permitido incluir fotos e/ou imagens representativas da investigação, bem como outros elementos que forem considerados pertinentes, desde que o texto não ultrapasse o limite de duas páginas. Cada relato poderá ter até 5 autores, sendo um autor principal e até 4 coautores. Serão apresentados no formato de pôsteres, para tanto, devem ser confeccionados em papel e conter uma alça para fixação.
Trabalho Completo: Os trabalhos na modalidade comunicação oral devem apresentar entre 8 a 12 páginas, tendo entre o mínimo de 25.000 ao máximo de 50.000 caracteres com espaços, contendo resumo e palavras-chave (até 3), introdução (objetivo, referencial teórico, metodologia), resultados e discussão, conclusão, e referências, conforme template disponível aqui. Devem ter indicação da Área Temática e seguir a norma ABNT/ NBR 6023/2018. Poderão compor o trabalho completo até 5 autores (sendo 1 autor principal e 4 coautores). Os trabalhos na modalidade de comunicação oral poderão ser apresentados com ou sem o uso de recursos audiovisuais, como slides ou similares, conforme a preferência do apresentador. Cada apresentação terá duração máxima de 10 (dez) minutos.
OBSERVAÇÕES:
Para a submissão dos trabalhos, não será necessário o pagamento da inscrição. O pagamento da inscrição não garante a aceitação do trabalho submetido.
No ato da submissão, os autores deverão submeter o trabalho em uma versão com identificação e uma versão sem identificação, retirando todas as informações que possam identificar algum dos autores. As correções apontadas na avaliação serão de responsabilidade dos autores.
O autor que tiver seu trabalho aprovado deverá fazer o pagamento da inscrição conforme o cronograma; essa ação tornará o trabalho apto a apresentação no evento.
Caso o autor principal não possa apresentar o trabalho, um dos coautores poderá apresentá-lo, desde que esteja com a inscrição paga.
Serão aceitos até 5 autores no trabalho, sendo 1 autor principal e até 4 coautores. Para maximizar as oportunidades de participação, cada inscrito só poderá submeter dois trabalhos como autor principal.
Todos os participantes do evento deverão pagar a inscrição.
Trabalhos não apresentados não serão publicados nos anais do evento.
Recomenda-se que os autores se identifiquem previamente ao coordenador ou ao monitor da sessão, informando o título do trabalho, o nome do apresentador e os materiais de apoio que eventualmente serão utilizados.
A presença e a efetiva apresentação dos trabalhos serão registradas pela equipe de monitoria do evento, a fim de viabilizar a emissão dos certificados correspondentes.
As apresentações ocorrerão em sequência contínua, sem pausas para perguntas ou comentários. Ao término de todas as apresentações da sessão, o coordenador conduzirá e mediará o momento destinado ao debate, que se estenderá até o encerramento da sessão.