O JICPET – Jornada de Iniciação Científica dos Grupos PET – é um evento no qual o público-alvo são os estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de diversas áreas, assim como representantes de organizações não governamentais, gestores públicos, lideranças políticas e a comunidade em geral. O evento busca evidenciar a importância da iniciação científica para o fomento de pesquisas que são necessárias para os avanços na ciência e de grande contribuição para a sociedade em geral. Neste contexto o Programa de Educação Tutorial (PET) tem um papel protagonista na formação acadêmica, proporcionando experiências na pesquisa, ensino e extensão dos graduandos dos diversos cursos das universidades públicas brasileiras.
A Jornada de Iniciação Científica do PET, também conhecida como JICPET, em sua XVI edição tem como tema: "Diálogos Possíveis na Iniciação Científica: A Importância do PET na Amazônia". A Região Amazônica, tem grande importância no contexto nacional e internacional, uma região com grandes riquezas naturais e culturais, com raízes e costumes dos povos originários, região essa que proporciona diversos avanços científicos e tecnológicos, seja por sua biodiversidade, por sua extensão territorial, pelas suas características climáticas e geomorfológicas ou pela sua geolocalização. Todavia esta região é marcada por conflitos e disputas territoriais que são fruto das contradições causadas pelo grande capital internacional e por problemas ou faltas de políticas públicas que assegurem um desenvolvimento sustentável, que respeite as questões socioambientais amazônicas.
É neste contexto que a XVI JICPET busca apontar a importância da Iniciação Científica para o contexto amazônico, buscando um desenvolvimento sustentável, pautado na pesquisa, ensino e extensão como ferramentas de luta, resistência e de vanguarda para este desenvolvimento.