GRUPOS DE TRABALHOS - GT's
XVII Jornada do HISTEDBR
GT
01 - Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos históricos,
filosóficos e metodológicos
Coordenação:
Prof.
Régis Silva (Unicamp), Prof. Antônio Marques de Oliveira (UFC), Prof. Telmano Rodrigues Sampaio (UFC)
Ementa:
Estudos
sobre os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da
Pedagogia Histórico-Crítica, que orientam a compreensão do
fenômeno educativo e suas determinações nas relações
indivíduo-gênero humano e escola-sociedade. Abarca investigações
cuja centralidade reflita sobre os elementos fundamentais para a
compreensão do método pedagógico-científico (materialista
histórico dialético) e suas implicações ético-política para a
práxis educativa. Contempla também pesquisas sobre o próprio
desenvolvimento da teoria pedagógica da pedagogia Histórico-Crítica.
GT
02 – Marxismo, Trabalho e Educação
Coordenação:
Prof. Paulino José Orso (Unioeste), Prof. Frederico Costa (UECE), Profa.
Raquel de Almeida Moraes (UNB), Profa. Maria Cleidiane Cavalcante Freitas (IFCE Campus Quixadá)
Ementa:
Deverão
fazer parte deste GT trabalhos resultantes de pesquisas que tenham
como pressuposto a compreensão das origens e o movimento
contraditório do modo de produção capitalista e seus
desdobramentos na formação do homem. Contribuição dos escritos
marxistas para a elaboração de uma teoria e pedagogia marxista em
educação. Contribuições de Marx, Engels, Gramsci e Mészáros
para a educação. Formação omnilateral, mediação e emancipação
humana.
GT
03 - História e Historiografia da Educação
Coordenação:
Prof.
Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN), Profa. Maria Lenúcia de
Moura (PPGIHL/UECE), Profa. Olivia Moraes Medeiros Neta (UFRN), Profa.
Maryland Bessa Pereira Maia (UECE), Prof. José Eudes Baima Bezerra (UECE)
Ementa:
O
GT História e Historiografia da Educação, visa a divulgação do
conhecimento produzido no âmbito da área, envolvendo estudos sobre
história e memória educacional, história da organização da
educação pública, imprensa e educação, história das
instituições escolares, história das disciplinas, história da
educação e representações, história da profissão docente,
concepções e história da educação superior e da universidade
brasileira, gênero e educação.
GT
04 – Teorias Pedagógicas e Pensamento Educacional
Coordenação:
Prof.
Anderson dos Anjos Pena de Carvalho (IFG), Profa. Maria Isabel Moura
Nascimento (UEPG), Profa. Janedalva Pontes Gondim (Univasf), Profa.
Alboni Marisa Dudeque Pinovski Vieira (PUCPR), Prof. José Carlos
Souza Araujo, Profa. Maria José Camelo Maciel (UECE)
Ementa:
O
GT reúne trabalhos que versam sobre as ideias pedagógicas e o
pensamento educacional no Brasil e no mundo, a trajetória e a
produção dos intelectuais que atuaram no campo da educação,
vinculando-os a projetos societários e educacionais, individuais ou
coletivos, a partir de posicionamentos e opiniões publicados na
imprensa, de propostas de práticas pedagógicas na educação, nas
instituições educativas e culturais e nas políticas públicas.
Serão aceitos trabalhos que privilegiem as discussões sobre:
pensamento educacional; história e produção de intelectuais;
intelectuais, imprensa e educação; intelectuais, política e
educação.
GT
05 – Estado, Políticas Públicas e Educação
Coordenação:
Prof.
Hermeson Claudio Mendonça de Menezes (UFC), Profa. Maria Rosângela
De Souza (UFC), Profa. Mara Regina Martins Jacomeli (Unicamp), Prof.
Paulo Roberto de Sousa Silva (UFMA)
Ementa:
Este
GT se propõe a debater e socializar investigações bem como
aprofundar as análises acerca das políticas educacionais que se
realizam no interior do Estado e nas relações deste com as diversas
classes sociais, forças políticas e grupos sociais. Estudos e
debates acerca das formas pelas quais se definem as políticas
públicas no âmbito da educação brasileira, considerando as
relações estabelecidas entre Estado e sociedade civil no contexto
socioeconômico contemporâneo; avaliação da proposição,
implementação e impactos de políticas educacionais nos níveis
municipal, estadual e federal; estudos comparados sobre as políticas
educacionais brasileiras com as de outros países; análise da
relação das políticas educacionais com as demandas dos movimentos
sociais; estudos sobre os processos de gestão tanto no âmbito das
escolas quanto dos sistemas de ensino e; pesquisas sobre o
financiamento da educação e da escola, Estado e Direito à
Educação, Políticas Públicas de Formação Educacional do
Trabalhador.
GT
06 – Formação inicial e continuada de professores e Trabalho
Docente
Coordenação:
Profa.
Luciana Cristina Salvatti Coutinho (UFSCar), Profa. Perla Almeida
Rodrigues Freire (UFC), Profa. Laurinete Paiva Gonçalves de Almeida
(UFC)
Ementa:
O
objetivo do GT é debater resultados de estudos e pesquisas sobre
formação e profissão docente, desde o ponto de vista das relações
entre História, Trabalho e Educação. Situando a problemática da
educação para o trabalho e ao mesmo tempo a essência do trabalho
como cerne da formação humana como constructos histórico-sociais.
Parte-se do questionamento “quem educa o educador?”, focalizando,
assim, a discussão sobre formação e profissão docente. Desse
modo, propõe-se provocar debates e reflexões sobre estudos e
pesquisas que se relacionem às seguintes questões: De que educação
a formação para o trabalho tem necessitado historicamente? Quem são
os sujeitos-professores, trabalhadores da educação? Como se
constituem como professores, trabalhadores da educação? De que
maneira a formação e profissão docentes estão imbricadas nas
determinações recíprocas entre História, Trabalho e Educação
segundo as históricas configurações da produção material da vida
e da divisão social do trabalho? Quais desafios históricos são
enfrentados nas políticas de formação de professores na
perspectiva da valorização do trabalho docente?
GT
07 – Políticas, gestão e financiamento da Educação
Coordenação:
Profa.
Kelly Maria Gomes Menezes (UFC), Profa. Antônia Rozimar Machado e
Rocha (UFC)
Ementa:
Este
GT se propõe a debater a dinâmica que caracteriza ao Ensino
Superior no Brasil, focando em particular em três eixos: políticas
públicas, gestão e financiamento da educação. Desafios atuais e
alternativas de mudança para a Educação Superior.
GT
08 – Educação e diversidade humana na perspectiva da PHC
Coordenação:
Prof.
Antônio Braz Teixeira (UFC), Profa. Cláudia de Oliveira da Silva
(UFC)
Ementa:
Conhecimentos
acerca da promoção, respeito e valorização da diversidade
étnico-racial, de orientação sexual, identidade de gênero e
condição de deficiência na perspectiva da PHC, colaborando para o
enfrentamento da violência sexista, capacitista, étnico-racial e
homofóbica no âmbito das escolas. Teoria e metodologia para
problematizar as infindáveis significações produzidas na arena
política das/nas relações de poder. A sexualidade humana, raça e
identidades no espaço (des)educativo da escola. Olhar para as
diferenças de: pessoas, crenças, valores, mitos, tabus, enfim, para
a diversidade humana em uma perspectiva de classe.
GT
09 – Pedagogia Histórico-crítica e Educação infantil
Coordenação:
Profa.
Georgia Albuquerque de Toledo Pinto (UFC), Profa. Márcia Vanessa
Silva (UUNDC/UFC), Profa. Lucineia Maria Lazaretti (Unespar), Profa. Ana Maura Tavares dos Anjos (UECE)
Ementa:
Tendo
como fundamentos à Pedagogia histórico-crítica, a Filosofia da
Práxis e ao Materialismo Histórico e Dialético, este GT se propõe
colher estudos e pesquisas que tratem da dinâmica que caracteriza a
educação de crianças na etapa da educação infantil. Abrange
estudos em torno do currículo, políticas e práxis educacional na e
para a Educação Infantil. Organização do trabalho pedagógico
para a primeira infância. O papel do professor nesta importante
etapa da educação básica.
GT
10 – Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental
Coordenação:
Profa.
Milena Coelho de Vasconcelos (UFC), Profa. Vanessa Campos Mariano
Ruckstadter (UENP)
Ementa:
Estudos
e pesquisas que vinculam-se às experiências em: questões de
políticas educacionais e organização escolar; aspectos
teórico-metodológicos das práticas pedagógicas no Ensino
Fundamental, com ênfase nas diferentes áreas de conhecimento e do
currículo escolar; projetos didáticos e experiências pedagógicas;
educação ambiental, multicultural e inclusão escolar; organização
do trabalho pedagógico e avaliação escolar; relação escola e
sociedade; espaços educacionais não formais; cotidiano escolar.
GT
11 – Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Médio
Coordenação:
Profa.
Vanessa Campos de Lara Jakimiu (UFC), Prof. Marden Cristian Ferreira
Cruz (UFC), Profa. Monica
Ribeiro da Silva (UFPR)
Ementa:
O
GT abrange estudos e pesquisas sobre o Ensino Médio enquanto
etapa Educação Básica: constituição histórica, práticas
pedagógicas, currículo, conhecimentos, tempos, espaços,
juventudes, trabalho docente, projetos formativos em disputa.
GT
12 – Alfabetização, leitura e escrita na perspectiva
histórico-crítica
Coordenação:
Profa.
Marcela Figueira Ferreira (UFC), Prof. Rafael de Farias Ferreira
(UFPB), Prof. Zenildo José Barbosa (UFPB), Profa. Rosimeri da
Silva Pereira (UNIRIO), Prof. Antonio Oziêlton de Brito Sousa (UECE)
Ementa:
O
GT contempla estudos teóricos e empíricos sobre alfabetização e
língua portuguesa, na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.
Propõe debater políticas educacionais nesse campo, seja em
perspectiva histórica, seja no contexto atual, voltadas ao
enfrentamento do analfabetismo, melhoria do ensino da leitura e da
escrita, formação de professores, recomposição da aprendizagem,
mudanças curriculares, oferta de livros e outros recursos didáticos,
etc. Serão acolhidas discussões de práticas de ensino e propostas
pedagógicas que aproximem a Pedagogia Histórico-Crítica do
trabalho com a linguagem e letramento em sala de aula na escola
pública.
GT
13 – Educação do Campo, Educação Indígena, Educação
Quilombola e PHC
Coordenação:
Profa.
Fernanda Pâmela Nascimento (UFC), Profa. Adelita Chaves Maia (EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé),
Profa. Sabrina Z. de Bragança (UFMA), Prof. Benedito Ricardo da
Silva (FETRAECE), Profa. Maria Cristina dos Santos (UFSCar)
Ementa:
Gestão do trabalho pedagógico de professoras/es do campo e da Educação Indígena e Quilombola e autonomia docente. Políticas educacionais de regulação da Educação do Campo e da Educação Indígena e Quilombola. Impacto das políticas educacionais de regulação na gestão do trabalho docente em sala de aula. Estratégias docentes para promover práticas pedagógicas e a autonomia no contexto de regulação. Contribuições da PHC para a Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola.
Hostel e Pousadas mais acessíveis
Refúgio
Hostel Fortaleza & Pousada
Rua
Deputado João Lopes, 31 & 44
60060-130
Fortaleza - Centro
Ceará Brasil
Site:
https://refugiohostelfortaleza.com/
Diária:
80 reais
iHostel
Aldeota
R.
Nunes Valente, 2105 - Dionísio Torres, Fortaleza - CE, 60125-071
(85)
98111-669
Dionísio
Torres, Fortaleza – CE
Diária:
98 reais
Hostel
@alohahostel
R.
Nogueira Acioli, 349 Altos - Centro, Fortaleza - CE,
60110-140•(85)
99981-1856
https://linktr.ee/alohahostel
Diária:
64 reais
Hostel
Borogodó
R.
Martinho Rodrigues, 350 - Fátima, Fortaleza - CE,
60411-280•(85)
3051-1163
Diária:
100 reais
reservar
pelo booking
Albergaria
Hostel
R.
Antônio Augusto, 111 - Meireles, Fortaleza - CE,
60110-370•(85)
99984-0382
Diária:
100
Hospedaria
da Praia Fortaleza
Av.
César Cals, 1805 - Antonio Diogo, Fortaleza – CE,
60182-385•(85)
99726-3123
Diária:
89 reais
reservar
pelo booking
Pousada
Hotel Praia de Iracema
Avenida
Dom Manuel, 609, Centro, Fortaleza - Ceará, 60060-090
Diária:
100 reais
(85)
3512-4437