Atualmente, a ciência geográfica tem passado por grandes desafios. O desmonte da educação universitária, redução das verbas para campo, a promoção da educação à distância, a retirada da dupla habilitação, a mudança de algumas graduações para tecnólogos. O sucateamento das nossas universidades tem atingido diretamente, também, nosso futuro como geógrafas e geógrafos, professores e professoras. Aliado a isso, grandes transformações globais têm atingido as diferentes escalas socioespaciais - guerras, fome, mudanças climáticas, problemas socioambientais diversos, injustiça ambiental, a educação atingindo seu ápice do novo Neoliberalismo. O tema tem como objetivo, portanto, entendermos que nós, estudantes, somos heranças de um passado, bem como, esperança para um novo futuro, assim, integrará a perspectiva histórica das lutas que a Geografia passou ao longo dos anos, às que têm enfrentado agora. Partindo disso, traremos os desafios que os profissionais da geografia enfrentam, tanto os desafios da educação Geográfica, como também da classe geógrafa trabalhadora. Logo, às novas perspectivas, uma Geografia que garanta a Justiça Socioespacial àqueles que mais precisam e à Ciência que combata as suas próprias dicotomias - bacharel e licenciatura, geografia física, humana e instrumental - entendendo, portanto, a Geografia como sendo uma ciência de completude e Única.