Eixos temáticos para submissão
A organização dos círculos dialógicos por eixos temáticos teve por base a organização dos dois últimos fóruns com um pequeno agrupamento de alguns eixos conforme afinidade temática.
EIXO 1 - PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR (EXPERIÊNCIAS, ESPAÇOS E SUJEITOS DIVERSOS)
Mediação: Fernanda dos Santos Paulo
EXCLUSIVAMENTE REMOTO
Aspectos conceituais, metodológicos e contextuais da (re)fundamentação da Educação Popular na busca da construção coletiva do conhecimento e do fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem; discutir a teorização das práticas em educação de diferentes experiências, de/com sujeitos diversos em espaços e contextos sociais formais, não formais e informais que visem à educação problematizadora como processo de emancipação.
EIXO 2 - PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR (EXPERIÊNCIAS, ESPAÇOS E SUJEITOS DIVERSOS)
Mediação: a indicar
PRESENCIAL
Aspectos conceituais, metodológicos e contextuais da (re)fundamentação da Educação Popular na busca da construção coletiva do conhecimento e do fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem; discutir a teorização das práticas em educação de diferentes experiências, de/com sujeitos diversos em espaços e contextos sociais formais, não formais e informais que visem à educação problematizadora como processo de emancipação.
EIXO 3 - PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS
Mediação: a indicar
PRESENCIAL
Questões sobre a educação de pessoas jovens, adultas e idosas em espaços escolares e não escolares abordando problematizações epistemológicas, históricas, políticas e socioculturais; implicações teórico-metodológicas na prática pedagógica de alfabetização; análises da legislação e impactos de políticas públicas na educação básica e na sociedade; práticas, movimentos e organizações da sociedade para o desenvolvimento dessa modalidade; presença e atualidade de Paulo Freire na EJA.
EIXO 4 - PAULO FREIRE: MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
Mediação: Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)
PRESENCIAL
Cultura e educação popular em diálogo com movimentos sociais populares; relações entre trabalho, educação e emancipação; questões sobre as experiências de educação em contextos de participação e resistências na sociedade brasileira e latino-americana, bem como as mediações pedagógicas imbricadas em processos emancipatórios.
EIXO 5 - PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO
Mediação: Isabela Camini (Educação/MST)
PRESENCIAL
Experiências educativas fundadas na formação humana, social e política, envolvendo comunidades camponesas e de agricultores/as familiares, a partir de saberes por elas constituídos; questões e análises da educação que as populações do/no campo têm acesso; lutas pelo direito à terra e à educação no/do campo; relações entre educação, agricultura familiar, agroecologia; experiências pedagógicas "outras" com os povos do campo e a pedagogia da alternância.
EIXO 6 - PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
Mediação: Mauro Fonseca Rodrigues (UNIPAMPA)
PRESENCIAL
Questões que envolvam a experiências de Educação Popular na universidade e na educação profissional tomando a dimensão da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; problematizações de práticas no processo de formação humana para o mundo do trabalho e relações com a responsabilidade do Estado, orientações legais e curriculares; ingerências de governos, políticas públicas e diferentes setores da sociedade; potencialidades e limites da educação técnica e tecnológica para a emancipação.
EIXO 7 - PAULO FREIRE: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mediação: a indicar
PRESENCIAL
Experiências e estudos de profissionais da educação básica buscando potencializar as dimensões político, ético e estética do ato educativo; parcerias, programas e projetos de caráter educativo que entendam a escola como espaço privilegiado de (trans)formação - desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio; contribuições e limites de práticas para a participação popular, a gestão democrática, a formação solidária e cidadã na educação básica.
EIXO 8 - PAULO FREIRE: CRIANÇAS E INFÂNCIAS
Mediação: Juliana Vieira (UFSCAR)
PRESENCIAL
Experiências e estudos que tratam das crianças e da(s) infância(s) no diálogo com o pensamento freiriano; ações e políticas na/da educação da infância para a formação humana e rompimento com a educação bancária; participação infantil, práticas de educação popular e pesquisas com crianças; cultura e expressão infantil na sociedade e na escola em tensão com a mercantilização e o adultocentrismo; resistências e inéditos viáveis criados pelas crianças.
EIXO 9 - PAULO FREIRE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
Mediação: Angelina Gottardi(UNIPAMPA)
PRESENCIAL
Processos de formação inicial e continuada de educadores/as em diferentes espaços, abrangendo conteúdos e temáticas de ensino-aprendizagem mediados pelos saberes docentes, a epistemologia da práxis e a construção de cooperação pedagógica articulada aos pressupostos da educação libertadora; relações entre formação e fenômenos de feminização e femilização docente.
EIXO 10 - PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
Mediação: a indicar
PRESENCIAL
Impactos e questões sobre o desenvolvimento das políticas públicas e da gestão educacional; temáticas relacionadas à diversidade étnica e cultural, à sexualidade, ao gênero, à inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e demais temas relacionados, além das ações afirmativas em busca de justiça social e igualdade (documentos nacionais e internacionais, políticas públicas, fóruns, movimentos populares, ações de ONGs, conselhos, etc.) e ações de promoção de cultura de paz em diferentes espaços e territórios da educação (formal, informal e não formal; escolar e não escolar).
EIXO 11 - PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SAÚDE, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
Mediação: a indicar
PRESENCIAL
Reflexões de vivências, experiências, pesquisas e ações coletivas emancipatórias que estabeleçam profícuo diálogo entre processos educativos orientados pela perspectiva freireana de uma ética pela vida e de espiritualidade; contribuições para pensar uma sociedade ecológica, sustentável e solidária buscando um horizonte de experiência humana com justiça, liberdade e autonomia; limites e possibilidades de organização social que respeitem a diversidade da vida nas dimensões ética, espiritual e ambiental. Diálogos que envolvam as práticas sociais de formação, de promoção da saúde e da cidadania; experiências voltadas para as questões da saúde popular em diferentes cenários e contextos sociais, destacando possibilidades de interface entre as áreas da educação e da saúde.
EIXO 12 - PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, EPISTEMOLOGIA E FEMINISMO(S), EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS (ERES) - Presencial
Mediação: a indicar
PRESENCIAL
Questões sobre formação e cidadania na perspectiva da transformação da realidade social vigente; reflexões e vivências de Movimentos Sociais e Direitos Humanos; relações entre território e educação popular. Reflexões e aproximações entre educação popular, epistemologia e feminismo(s) a partir de Paulo Freire; construção, organização e fortalecimento de coletivos feministas a partir da educação popular; vida e obra de Paulo Freire em diálogo com diferentes perspectivas feministas; feministas e feminismos, questões étnicas e raciais em diálogo com Paulo Freire.
EIXO 13 - PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR, MEMÓRIA, REGISTRO, PATRIMÔNIO E ACERVOS
Mediação: a indicar
PRESENCIAL
Relações entre cultura popular e educação popular; abordagens estéticas e culturais, programas, projetos e propostas pedagógicas promotoras de emancipação pela arte; a arte na educação como princípio educativo e elemento motivador à interdisciplinaridade; as múltiplas linguagens, performances, estilos, modos de criação, de expressão, de práticas e de discursos emergentes nos processos e produtos estéticos, artísticos e culturais que formam a cultura popular; a análise de narrativas de resistência, estudos sobre movimentos culturais e artísticos, a discussão acerca de centros populares de cultura, folclore, patrimônio, alfabetização e (multi)letramento. Diálogos que fomentem e construam instrumentos teórico-metodológicos de base freireana; diferentes fontes e registros da memória da presença de Paulo Freire no RS; provocação da curiosidade e do desejo de realização de pesquisas que contribuam para o cultivo da memória do centenário do natalício de Paulo Freire; projeção e o impacto do seu pensamento, a relevância da sua obra e do seu legado; recriação crítica do pensamento freireano, adensando a ação e a reflexão em torno do fazer pedagógico contemporâneo; relações entre memória e patrimônio cultural; relações entre registro e acervo.
EIXO 14 - PAULO FREIRE: DIÁLOGOS INTERNACIONAIS e COM OUTROS(AS) AUTORES(AS) E CORRENTES FILOSÓFICAS
Mediação: a indicar
PRESENCIAL
Apresentação e problematização de diálogos de Paulo Freire com outros/as autores/as, correntes epistemológicas e filosóficas, entre o cristianismo da libertação e o marxismo; convergências e/ou divergências que contribuam para o adensamento da pedagogia e do pensamento freireano; articulação de referenciais e ideias entre diferentes autores/as, experiências de educação, trabalho e vida de Paulo Freire; aproximação teórico-prática do legado freireano com outras construções teóricas, clássicas ou contemporâneas; aproximações dos Estudos De(s)coloniais para com Paulo Freire. Experiências e reflexões de internacionalização na perspectiva da obra, pensamento e vida de Paulo Freire; presença, atualidade e legado do pensamento freireano em âmbito internacional; relações entre educação popular, pedagogia crítica, educação de(s)colonial, pedagogias "outras" em diferentes países e continentes; ampliação do debate sobre "diálogos internacionais", a fim de qualificar os referenciais a partir de Paulo Freire; relações entre contexto de origem e contexto de empréstimo, entre enraizamento e desenraizamento; internacionalização e mundialização a partir de Paulo Freire.
EIXO 15 - PAULO FREIRE: OUTROS DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Mediação: a indicar
EXCLUSIVAMENTE REMOTO
Paulo Freire é como uma “árvore que caminha”: com sua práxis radical revolucionária, reúne homens e mulheres no frescor de sua sombra para juntos/as pensarem e reinventarem teoria e prática. Seu pensamento rigoroso, ético e político, pode ser lido e interpretado de diferentes maneiras, sendo a interdisciplinaridade uma de suas marcas. Assim, a partir das possibilidades de leitura, interpretação e reinvenção da proposta freireana, você poderá encaminhar seu trabalho para a avaliação, sem se preocupar por não ter sido contemplado/a nos eixos anteriores.
EIXO 16 - PAULO FREIRE: OUTROS DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Mediação: a indicar
PRESENCIAL
Paulo Freire é como uma “árvore que caminha”: com sua práxis radical revolucionária, reúne homens e mulheres no frescor de sua sombra para juntos/as pensarem e reinventarem teoria e prática. Seu pensamento rigoroso, ético e político, pode ser lido e interpretado de diferentes maneiras, sendo a interdisciplinaridade uma de suas marcas. Assim, a partir das possibilidades de leitura, interpretação e reinvenção da proposta freireana, você poderá encaminhar seu trabalho para a avaliação, sem se preocupar por não ter sido contemplado/a nos eixos anteriores.