O evento
O Colóquio de Usinagem iniciou-se como um evento local na Universidade Federal de Uberlândia, sendo organizado pela primeira vez em 1993, pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Usinagem, com o propósito de promover a difusão e debates sobre as pesquisas de usinagem que estavam sendo desenvolvidas. Devido a credibilidade do evento e ao espaço criado para diálogos referente aos temas de usinagem, o evento foi se expandindo, sendo realizado em diferentes universidades, atraindo a participação tanto da comunidade acadêmica como das indústrias, tendo hoje abrangência nacional.
O evento encontra-se na sua 27ª edição, tendo sido realizado em cidades como Uberlândia/MG, Belo Horizonte/MG, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Ouro Preto/MG, Uberaba/MG, Viçosa/MG, Natal/RN, Curitba/PR, Brusque/SC e Campinas/SP. A atual edição ocorrerá em Belo Horizonte entre os dias 17 a 19 de setembro de 2025.
Público-alvo
O público-alvo consiste em profissionais da indústria, professores, mestrandos e doutorandos, estudantes de graduação, engenheiros e técnicos cuja pesquisa ou trabalho versam sobre a temática “Processos de Usinagem”.
Temática
O evento aborda assuntos relacionados à usinagem convencional e não convencional. A XXVII edição abordará as seguintes temáticas: “Usinabilidade dos Materiais”, “Textura e Integridade da Superfície”, “Automação e Tecnologia de Controle dos processos de Usinagem”, “Melhoria dos Parâmetros de Processo”, “Projeto de Máquinas-ferramenta”, “Sistemas de Manufatura e Planejamento”, “Microusinagem”, “Usinagem Verde” e “Metrologia em Processos de Usinagem”.
Idealização
Laboratório de Ensino e Pesquisa em Usinagem (LEPU)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Realização
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)