(CIRCO)LANDO NA ESCOLA CASTANHEIRAS: AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS E CORPORAIS DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 10/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1283-6

Título do Trabalho
(CIRCO)LANDO NA ESCOLA CASTANHEIRAS: AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS E CORPORAIS DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Ellen Yukari Maruyama Tengan
  • Danielle Amaral Ambrósio
Modalidade
Resumo
Área temática
Experiências pedagógicas com circo em âmbitos diversos
Data de Publicação
10/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-sic/915519-(circo)lando-na-escola-castanheiras--ampliando-as-possibilidades-artisticas-e-corporais-do-curriculo-do-ensino-fu
ISBN
978-65-272-1283-6
Palavras-Chave
Pedagogia, Circo, Currículo, Ensino Fundamental
Resumo
A Castanheiras é uma escola de ensino integral de período semi-presencial. Sua proposta educativa preza por “Uma aprendizagem com significado, um espaço de empatia e respeito, uma formação completa, brasileira e internacional, de indivíduos conscientes do seu papel na sociedade” (Castanheiras, online). O circo na Escola Castanheiras começou pelo interesse dos alunos e uma nova atividade extracurricular foi disponibilizada como possibilidade de exploração do corpo e da cultura. A cada semestre, novas turmas surgiam e as atividades circenses faziam cada vez mais parte da cultura da escola, chegando ao grande marco temporal da chegada da lona ocupando um raio de 35 metros de seu espaço físico e com participação de ? dos alunos da escola nas aulas complementares. Em 2024 a Escola Castanheiras incluiu a disciplina de artes circenses no currículo regular do Ensino Fundamental, assim, todos os alunos passam a vivenciar e participar ativamente da cultura circense escolar. Para compor a grade curricular de práticas corporais, a disciplina de circo considerou habilidades e competências das disciplinas de linguagens, educação física e artes da Base Nacional Curricular Comum. Hoje, com um currículo estruturado, pautado no ensino de diferentes linguagens, na educação para a diversidade e na formação integral do indivíduo, seguimos firmes na consolidação das atividades circenses no currículo da escola, reafirmando a importância de uma disciplina que trabalha a criatividade, elementos histórico-culturais e psico-sociais, habilidades e técnicas corporais, além de valorizar a cultura nacional e internacional. Para que todos os alunos tenham oportunidade de vivência e contato com as modalidades e conteúdos circenses, definimos 8 unidades temáticas que deveriam ser abordadas em todas as turmas durante o ano letivo, diferenciando apenas o grau de complexidade, os materiais utilizados e os projetos transdisciplinares: I) Representações, cultura e historicidade circense; II) Acrobacias; III) Malabares; IV) Equilíbrios; V) Aéreos; VI) Expressão Corporal e Palhaçaria; VII) Outros; VII) Apresentação. Para que o processo de aprendizagem seja avaliado e lapidado, os alunos do ciclo 1 (1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental) participaram de um mapeamento no início do semestre, em que eles responderam em uma folha de papel desenhando ou escrevendo a resposta para a seguinte questão “O que você mais gosta no circo?”, já ao final do semestre, o 2º e 3º ano repetiram a mesma atividade, mas agora respondendo a pergunta “O que é circo para você?”. No papel pudemos notar pontos que foram significativos nas aulas de circo, como a identificação de elementos de segurança, sentimentos ao praticar determinada atividade e até curiosidades comentadas em respostas às diversas perguntas curiosas que nos rodeavam durante as explicações. Como na resposta de um dos alunos do 3º ano: “O circo é uma arte como acrobacia, malabarista e equilíbrio. Exige paciência para aprender os passos e energia. O circo ajuda a muita coisa, a gente erra e depois aprende” O 1º ano também realizou uma atividade avaliativa ao final do semestre, em que os alunos foram convidados a desenhar diferentes atividades vividas corporalmente e suas "famílias circenses".
Título do Evento
5. Seminário Internacional de Circo
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Circo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TENGAN, Ellen Yukari Maruyama; AMBRÓSIO, Danielle Amaral. (CIRCO)LANDO NA ESCOLA CASTANHEIRAS: AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS E CORPORAIS DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais do Seminário Internacional de Circo. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-SIC/915519-(CIRCO)LANDO-NA-ESCOLA-CASTANHEIRAS--AMPLIANDO-AS-POSSIBILIDADES-ARTISTICAS-E-CORPORAIS-DO-CURRICULO-DO-ENSINO-FU. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes