A QUESTÃO CHRISTIE DE VICTOR MEIRELLES: ANALISANDO UMA PINTURA HISTÓRICA

Publicado em 26/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0969-0 | ISSN 2236-0719

DOI
10.29327/coloquiocbha2023.623343  
Título do Trabalho
A QUESTÃO CHRISTIE DE VICTOR MEIRELLES: ANALISANDO UMA PINTURA HISTÓRICA
Autores
  • Bárbara Ferreira Fernandes
Modalidade
Pôster (para não membros do CBHA)
Área temática
Urdiduras metodológicas
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coloquiocbha2023/623343-a-questao-christie-de-victor-meirelles--analisando-uma-pintura-historica
ISBN
978-65-272-0969-0 | ISSN 2236-0719
Palavras-Chave
Pintura Histórica, Victor Meirelles, Questão Christie, Brasil Império, Dom Pedro II.
Resumo
A obra "Questão Christie" do pintor Victor Meirelles, um esboço de 1864, encontra-se na reserva técnica do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e representa um episódio importante na história diplomática entre Brasil e Inglaterra, no século XIX. Na década de 1860, Victor Meirelles era professor de Pintura Histórica na Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), quando foi convidado a representar em tela o episódio da "Questão Christie". O pintor optou por retratar o momento em que o Imperador Dom Pedro II é aclamado pelo povo, enquanto se dirigia ao Paço Imperial, no Rio de Janeiro, após as notícias da apreensão de navios brasileiros por embarcações britânicas. A obra, intitulada "Sua Majestade o Imperador Dom Pedro II falando ao povo na tarde do dia 5 de janeiro de 1863", foi exposta na Exposição Geral de Belas Artes (EGBA), de 1865. Após a resolução da crise diplomática, sua memória não era mais conveniente, permanecendo a composição de Victor Meirelles apenas no esboço, embora bem finalizado. Nossa análise busca examinar a obra em uma abordagem iconográfica, que considera a complexidade da imagem. Objetivamos inserir a pintura na trajetória artística do pintor, focando especialmente nas escolhas de composição por ele realizadas. Contextualizaremos a obra de Meirelles em relação às outras obras produzidas pelo artista, antes e concomitantemente à confecção da "Questão Christie", como, por exemplo, “Primeira Missa” e “Casamento da Princesa Isabel”, também um esboço. Consideraremos também as cópias que Meirelles fez dos grandes mestres, durante seu período de estudos na Europa, sobretudo durante a estadia na França. Igualmente, buscaremos refletir acerca do fazer artístico do pintor histórico, traçando suas referências (nacionais e internacionais), seu método e seus caminhos de escolha.
Título do Evento
43º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte
Cidade do Evento
Juiz de Fora
Título dos Anais do Evento
Urdiduras metodológicas: escolhas e disposições na pesquisa em história da arte. Anais do 43º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FERNANDES, Bárbara Ferreira. A QUESTÃO CHRISTIE DE VICTOR MEIRELLES: ANALISANDO UMA PINTURA HISTÓRICA.. In: Urdiduras metodológicas: escolhas e disposições na pesquisa em história da arte. Anais do 43º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Anais...Juiz de Fora(MG) Museu de Arte Murilo Mendes – MAMM, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coloquiocbha2023/623343-A-QUESTAO-CHRISTIE-DE-VICTOR-MEIRELLES--ANALISANDO-UMA-PINTURA-HISTORICA. Acesso em: 27/04/2025

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