A QUESTÃO DA ANCESTRALIDADE NEGRA EM MATERIAIS DIDÁTICOS E EM REDES SOCIAIS: EDUCAÇÃO VS INFODEMIA

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
A QUESTÃO DA ANCESTRALIDADE NEGRA EM MATERIAIS DIDÁTICOS E EM REDES SOCIAIS: EDUCAÇÃO VS INFODEMIA
Autores
  • Mariana Vera Cruz Pereira
  • Elisabeth Brait
Modalidade
GT 13: Discurso, raça e mídias digitais na América Latina - Glenda Melo e Kassandra Muniz
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/781870-a-questao-da-ancestralidade-negra-em-materiais-didaticos-e-em-redes-sociais--educacao-vs-infodemia
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Palavras-chave: infodemia, enunciado, Análise Dialógica do Discurso, verbovisualidade
Resumo
A disseminação de informações sobre a ancestralidade negra no âmbito da mídia e da educação é a temática central desta comunicação, realizada a partir da perspectiva de Bakhtin e o Círculo relacionada com outras vertentes teóricas fundamentais para este estudo, inserido no Projeto institucional “Tecnologia, informação e desinformação: o portal da infodemia”/ PUC-SP/CNPq, investigando o papel da Internet e das fake news nas práticas sociais. O objetivo consiste na análise do material didático da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ) e de postagens em redes sociais, mais especificamente as formas como as identidades étnico-raciais são retratadas nos dois contextos. A pergunta central é: De que forma a verbovisualidade/multimodalidade presente nos materiais didáticos e nas mídias sociais produz sentidos? A fim de abordar essa questão, optamos por selecionar córpora que consiste em publicações discriminatórias no Twitter em contraste com enunciados multimodais, antirracistas, no material didático mencionado. Para esta apresentação, elencamos o material do 1º ano do ensino fundamental, dos anos de 2021 e 2022, com enfoque na representação verbovisual da ancestralidade negra neste, além de postagens racistas na rede social Twitter, analisando a correspondência entre os enunciados, seja dialogando diretamente com o material, em discordância com ele ou polemizando abertamente. A fundamentação teórica para esta análise é estabelecida a partir da Análise Dialógica do Discurso, sobretudo utilizando os conceitos de enunciado verbo-visual-multimodal e interação discursiva (BAKHTIN, 2016), (BRAIT, 2022), (VOLÓCHINOV, 2017, 2019), (BRAIT; STELLA, 2022). A análise promove uma reflexão acerca da relevância das ferramentas verbais e visuais na desconstrução das hierarquias raciais, tanto no âmbito educacional quanto no midiático. Ela descreve a maneira como a conexão entre os textos ocorre nos meios de comunicação e nos materiais, enfatizando a tensão entre informações e desinformações. A investigação é realizada a partir de uma perspectiva decolonial (MUNANGA, 2003, 2005); (MALDONATO-TORRES, 2007) observando o preconceito nos elementos dos enunciados das mídias e da educação. A hipótese é a de que a compreensão dos mecanismos enunciativos e discursivos produzidos pelo projeto verbo-visual/multimodal possa elucidar estratégias de enfrentamento à infodemia e seu impacto social negativo, especialmente no fomento a opressões de grupos e pessoas.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Mariana Vera Cruz; BRAIT, Elisabeth. A QUESTÃO DA ANCESTRALIDADE NEGRA EM MATERIAIS DIDÁTICOS E EM REDES SOCIAIS: EDUCAÇÃO VS INFODEMIA.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/781870-A-QUESTAO-DA-ANCESTRALIDADE-NEGRA-EM-MATERIAIS-DIDATICOS-E-EM-REDES-SOCIAIS--EDUCACAO-VS-INFODEMIA. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

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