A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL RESIDENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 28/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-237-2

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL RESIDENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Francisca Michaeli de Moura
  • Letícia Mesquita Moreira
  • AMANDA DE SÁ SERAFIM
  • Ynessa Barreto Menezes
Modalidade
Trabalhos Científicos através da apresentação de Pôster/Banner
Área temática
c) Formação do residente para o SUS
Data de Publicação
28/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7ecrs/200454-a-importancia-da-residencia-multiprofissional-no-processo-de-formacao-do-profissional-residente--um-relato-de-exp
ISBN
978-65-5941-237-2
Palavras-Chave
Residência Multiprofissional, Formação Profissional, Integralidade.
Resumo
INTRODUÇÃO: A Residência Multiprofissional em Saúde surgiu a partir da Lei nº 11.129/2005, que institui a Residência em Área Profissional da Saúde, excetuando-se a médica, e cria, no âmbito do Ministério da Educação, a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (BRASIL, 2005). As equipes multiprofissionais surgem com o objetivo de prestar uma assistência centrada nos princípios do SUS, dentre eles, a universalidade, equidade, integralidade, humanização do atendimento, participação social e intersetorialidade (BRASIL, 2006). A Escola de Saúde Pública do Ceará, possui um programa de Residência Integrada em Saúde que constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização em caráter de Residência, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, caracterizando-se como educação para o trabalho, através da aprendizagem em serviço (ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, 2019). Na Residência Multiprofissional é essencial o trabalho em equipe, perpassando por saberes multidisciplinares, facilitando a incorporação de novos conhecimentos e habilidades, e atuando na abordagem integral aos usuários. Além disso, essas práticas fortificam o papel de cada categoria profissional no processo de cuidado em saúde (SILVA et al., 2015). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As atividades na Residência iniciaram-se em março de 2019 com o processo de territorialização, realizado no hospital em que os residentes estão inseridos em sua prática profissional. Após duas semanas, os residentes se inseriram nos cenários de práticas, atuando de acordo com suas competências profissionais. As atividades assistenciais desenvolvidas no hospital são realizadas por equipe multiprofissional formada tanto por residentes quanto por profissionais das unidades da instituição, promovendo dessa forma uma assistência integral ao paciente considerando os determinantes e condicionantes da saúde, e entendendo a saúde no seu conceito ampliado. As atividades desenvolvidas na Residência são organizadas semanalmente, as quais incluem ações tanto teóricas, quanto práticas, como por exemplo, aulas direcionadas a cada especialidade, projetos locais, rodas integradas em equipe, capacitações, atividades de educação em saúde, bem como, as atividades assistenciais nos cenários de práticas. RESULTADOS: Os residentes incorporam-se às equipes de saúde incentivando uma nova saúde pública buscando uma assistência integral ao usuário. Compete a esses profissionais prestar cuidado integral, trabalhar em equipe, buscar novas alternativas e assumir responsabilidades com o usuário e com o serviço de saúde no qual está inserido (CUNHA; VIEIRA; ROQUETE, 2013). Dessa forma, é estimulado o trabalho de forma interdisciplinar. Sendo o grau mais avançado de congruência entre as disciplinas, as relações estabelecidas são menos verticais entre as diferentes áreas da saúde, passando a compartilhar uma mesma plataforma de trabalho, utilizando-se de conceitos em comum (PAULA, 2009). A residência tem um papel fundamental para a formação do profissional de saúde, uma vez que estimula a aplicação dos conhecimentos no trabalho, o desempenho profissional, o raciocínio diagnóstico, a relação entre as especialidades, a segurança no desempenho das atividades, a promoção da saúde e a comunicação entre usuários e equipe. Para além das dificuldades, fragilidades e desafios da residência, tem-se nela uma possibilidade de ressignificação e de transformação das práticas profissionais, do processo de trabalho em equipe, da importância da humanização em saúde para a formação profissional, da necessidade de uma atenção e cuidado em saúde mais holístico, inclusivo e acolhedor, e menos tecnicista. CONCLUSÃO: A Residência Multiprofissional se concentra em um processo de saúde biopsicossocial, percebendo o usuário em sua integralidade e de forma humanizada. A equipe tem sua importância percebida na resolubilidade ampliada das demandas posto que cada profissional contribui com seu conhecimento específico. Além disso, dentro desta equipe há um enriquecimento para os profissionais devido a troca de informações e saberes, desenvolvendo habilidades que permitam atendimento de qualidade com acolhimento, acompanhamento, orientações e encaminhamentos necessários. As experiências obtidas na Residência Multiprofissional estão pautadas na formação voltada ao fortalecimento do SUS, através de lutas e resistências contra processos de cuidado fragmentados, centrados na doença e no modelo biomédico, para enfatizar a pessoa como centro da atenção em saúde, bem como a importância e valorização de todas as categorias profissionais para a integralidade do cuidado e a humanização da assistência. REFERÊNCIAS: BRASIL. Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005: Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br.ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11129.htm>. Acesso em: 14 ago.2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. CUNHA, Y. F. F., VIEIRA, A., ROQUETE, F. F. Impacto da residência multiprofissional na formação profissional em um hospital de ensino de Belo Horizonte. X SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. Gestão e Tecnologia para a Competitividade, p. 23-25, 2013. ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ. Manual do Profissional Residente: informações ético-político-pedagógicas sobre a residência integrada em saúde - RIS-ESP/CE. Ceará, 2019. PAULA, R. A. Relação multiprofissional do trabalho em equipe na atenção básica de saúde. Trabalho de conclusão de curso – UFMG. Belo Horizonte, p. 30. 2009. SILVA, J. C; CONTIM, D; OHL, R. I. B; CHAVAGLIA, S. R. R; AMARAL, E. M. S. Percepção dos residentes sobre sua atuação no programa de residência multiprofissional. Acta Paul Enferm, v. 28, n. 2, p. 132-138, 2015.
Título do Evento
7º Encontro Cearense de Residências Em Saúde
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOURA, Francisca Michaeli de et al.. A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL RESIDENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde. Anais...Fortaleza(CE) Campus do Pici- UFC, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7ecrs/200454-A-IMPORTANCIA-DA-RESIDENCIA-MULTIPROFISSIONAL-NO-PROCESSO-DE-FORMACAO-DO-PROFISSIONAL-RESIDENTE--UM-RELATO-DE-EXP. Acesso em: 25/04/2025

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