TIPOLOGIA NA ARQUITETURA INDUSTRIAL

Publicado em 10/01/2020 - ISBN: 978-85-5722-386-8

Título do Trabalho
TIPOLOGIA NA ARQUITETURA INDUSTRIAL
Autores
  • Aline de Carvalho
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Arte e Patrimônio Industrial 1 – A arquitetura industrial e suas especificidades: edifícios fabris ou relacionados ao universo fabril; painéis, murais, vitrais decorativos dentro de espaços industriais; impasses do restauro e dos usos da arquitetura industrial.
Data de Publicação
10/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/arte_patrimonio_industrial/219894-tipologia-na-arquitetura-industrial
ISBN
978-85-5722-386-8
Palavras-Chave
Arquitetura industrial, tipologia de uso industrial, tipologia arquitetônica industrial, tipologia construtiva industrial.
Resumo
O termo “tipologia” pode ser definido como “estudo dos traços característicos de um conjunto de dados e determinação dos seus tipos ou sistemas” e o termo “tipo” como “conjunto de características que distinguem uma classe” ou ainda “modelo; exemplar”. A ideia de tipologia é utilizada na arquitetura há séculos, mas sua conceituação ainda não é muito clara, apesar dos vários estudos realizados entre meados do século XX e os dias atuais. Segundo ARGAN (2005, p.65), “A maior parte da crítica moderna fundada no pensamento idealista nega todo valor ao conceito de ‘tipologia arquitetônica’”, ou seja, existe tanta divergência em sua conceituação, que para algumas correntes não existe uma tipologia arquitetônica. No entanto, vemos um ressurgimento do significado de tipo e da tipologia durante a década de 1950, como refletido nos escritos de Aldo Rossi. Mas que características devemos abordar quando falamos sobre tipologia de arquitetura? É o uso? Design? Ou características construtivas? Entende-se aqui que o termo tipologia deve ser acompanhado por outro substantivo, como os que foram citados. Neste trabalho serão abordadas as questões tipológicas relacionadas ao contexto industrial, considerando-se as tipologias de uso, arquitetônicas e construtivas. A tipologia de uso refere-se a tipos existentes de uso industrial, como a indústria metalúrgica, têxtil etc. Os estudos de tipologia industrial geralmente concentram-se no tipo de uso, como no caso de Buchanan (1972) ou nos websites do TICCIH (The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage). A tipologia arquitetônica refere-se ao tipo de arquitetura encontrada, considerando sua implementação, planta e como o edifício se desenvolve. A tipologia arquitetônica é dissociada da questão estilística, podendo o mesmo tipo arquitetônico apresentar-se em vários estilos diferentes. Poucos autores trabalham a tipologia arquitetônica industrial. Por fim, a tipologia construtiva relaciona-se a questões tecnológicas, como materiais e técnicas de construção. Esta abordagem também é incomum. O objetivo deste trabalho é abordar as tipologias industriais identificadas por diversas referências, chegando-se a uma síntese dessas tipologias. BUCHANAN, R. Angus. Industrial Archaeology in Britain. Harmondsworth (GB): Penguin, 1972. Dicionário da língua portuguesa. 3ª edição. Porto: Porto Editora, 2018.
Título do Evento
I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Aline de. TIPOLOGIA NA ARQUITETURA INDUSTRIAL.. In: Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Arte_Patrimonio_Industrial/219894-TIPOLOGIA-NA-ARQUITETURA-INDUSTRIAL. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes