O MÉTODO ZABA: ENTRE RESISTÊNCIAS E SUBVERSÕES (1869 - 1879)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O MÉTODO ZABA: ENTRE RESISTÊNCIAS E SUBVERSÕES (1869 - 1879)
Autores
  • Carollina Carvalho Ramos de Lima
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 12 - História da educação em perspectivas (trans)nacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841166-o-metodo-zaba--entre-resistencias-e-subversoes-(1869---1879)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Ensino de História
Resumo
Nesta pesquisa, de natureza básica e abordagem qualitativa, parti da premissa que saberes, práticas e experiências que atravessam a educação escolar no âmbito local são forjadas nas interações entre diferentes sujeitos e nas relações que estes estabelecem com a cultura material, assim como no intercâmbio de ideias e artefatos pedagógicos que não se limitam às fronteiras nacionais, sendo oportunizado, dentre outras formas, pelo pela tradução de livros escolares, pela comercialização de tecnologias escolares e pela realização de eventos de divulgação de métodos de ensino e artefatos pedagógicos. Nesse sentido, a perspectiva transnacional na reconstituição da(s) histórias(s) da educação ajuda a entender como saberes, e práticas pedagógicas vão sendo adaptados, reinterpretados e reimaginados em diferentes contextos culturais e sociais e como de alguma forma eles estão conectados. Além disso, contribui na análise da circulação de artefatos pedagógicos, como manuais escolares, mapas, globos e outros materiais didáticos, demonstrando como ela esteve intimamente relacionada à consolidação dos Estados Nacionais e à expansão da indústria escolar no Ocidente, a partir do século XIX. Para pensar tais questões, metodologicamente, confrontei fontes históricas e historiográficas variadas a fim de, ao reconstituir a circulação transnacional do método mnemônico polonês, observar experiências de educadores, aqui entendidos como mediadores culturais, que produziram versões do Método Zaba, uma vez que tais casos denotam a agência crítica e criativa de professores, e reforçam o argumento de que historicamente a inovação é inerente ao exercício da docência. No mais, o estudo mostrou que, embora ideias, sujeitos, artefatos e tecnologias escolares estejam em circulação em escala global/nacional, a recepção e as formas de apropriação podem ganhar sentidos outros quando observados localmente. Isto porque, os sujeitos escolares fazem uma leitura dos modelos pedagógicos que lhes são apresentados a partir das contingências do contexto no qual são agentes, revelando resistências e subversões.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Carollina Carvalho Ramos de. O MÉTODO ZABA: ENTRE RESISTÊNCIAS E SUBVERSÕES (1869 - 1879).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841166-O-METODO-ZABA--ENTRE-RESISTENCIAS-E-SUBVERSOES-(1869---1879). Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

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