PERIFERIAS COMO CENTRO DOS ESTUDOS: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
PERIFERIAS COMO CENTRO DOS ESTUDOS: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE
Autores
  • Alzira Batalha Alcântara
  • Creusa Lucia Ferreira Pereira
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 08 - Teoria da história e historiografia da educação
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841333-periferias-como-centro-dos-estudos--uma-analise-das-pesquisas-de-historia-da-educacao-sobre-a-baixada-fluminense
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Historiografia da educação;, História da educação da Baixada Fluminense;, Periferia.
Resumo
A Baixada Fluminense, região do Estado do Rio de Janeiro que compreende um conjunto de munícipios situados na planície entre a Serra do Mar e o entorno da Baia de Guanabara, tem sido recentemente objeto de várias pesquisas no âmbito da História da Educação. O presente estudo tem o intuito de apresentar um levantamento e análise dos trabalhos produzidos em torno da história da educação da Baixada Fluminense ao longo das últimas décadas. Importa ressaltar que o termo periferia é aqui entendido como território que não se restringe ao binômio miséria e violência tão explorado pela grande mídia, pois contempla igualmente potências, lutas e práticas de solidariedade, como expõe Tiaraju DÁndrea (2020). O levantamento teve como foco o mapeamento de trabalhos disponíveis no Banco de teses e dissertações da CAPES, mas também incluiu trabalhos de cunho monográfico de conclusão de curso de graduação, artigos e capítulos de livros com o fito de auxiliar na reflexão historiográfica. A partir do levantamento realizado, apresentamos as instituições onde as pesquisas foram produzidas, as fontes e os acervos usados, como também os referenciais teórico-metodológicos empregados. Utilizamos as contribuições de Michel de Certeau, para examinar a “operação historiográfica” realizada por diferentes pesquisadores que se debruçaram sobre esse território, o lugar social da produção dos estudos e as dinâmicas que se impõem na seleção de temas, fontes e filiações teóricas. Podemos observar recortes geográficos diferenciados dentro da região da Baixada Fluminense, abarcando um ou vários municípios contemporâneos ou mesmo territórios distintos a depender do recorte temporal que produz um impacto sobre a configuração territorial. No que diz respeito às temporalidades, localizamos pesquisas que recobrem diferentes períodos entre os séculos XIX e XX. Conforme Tiaraju D’Andrea (2020, p.20) os distintos processos históricos não só afetam o modo de vida, como também as “formulações políticas e teóricas da periferia e sobre a periferia”. Dessa forma, consideramos que os trabalhos localizados não devem ser analisados de forma abstrata ou descontextualizada. Os autores se debruçam em torno de recortes temáticos que tratam de instituições educacionais, processos de escolarização, professores, entre outros. Os trabalhos apontam um campo fértil para investigações no âmbito da história da educação no entrelaçamento de territórios interdependentes como é o caso da Baixada Fluminense historicamente relacionada com o movimento político e econômico dos grandes centros ou capitais. Esperamos fornecer subsídios para se pensar, a partir do conceito de jogos de escalas de Jacques Revel, o estudo da história da educação local em articulação com o global, contribuindo para rever estereótipos, levantar problemas, caminhos de pesquisa e questões, assim como temas ainda não explorados.  
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALCÂNTARA, Alzira Batalha; PEREIRA, Creusa Lucia Ferreira. PERIFERIAS COMO CENTRO DOS ESTUDOS: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841333-PERIFERIAS-COMO-CENTRO-DOS-ESTUDOS--UMA-ANALISE-DAS-PESQUISAS-DE-HISTORIA-DA-EDUCACAO-SOBRE-A-BAIXADA-FLUMINENSE. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes