O MAGISTÉRIO COMO LEGADO FAMILIAR EM NOVA IGUAÇU (1925)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O MAGISTÉRIO COMO LEGADO FAMILIAR EM NOVA IGUAÇU (1925)
Autores
  • ISABELA BOLORINI JARA
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 04 - Formação e profissão docente
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841404-o-magisterio-como-legado-familiar-em-nova-iguacu-(1925)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Nova Iguaçu, famílias docentes, trajetórias docentes
Resumo
A pesquisa sobre trajetórias docentes em Nova Iguaçu, sobretudo durante a década de 1920, tem revelado aspectos interessantes sobre a presença de famílias de professoras e professores na região. Durante a busca no site da Hemeroteca pelos nomes dos professores catedráticos que atuavam na instrução pública primária estadual em Nova Iguaçu em 1925, emergiram também os nomes de algumas professoras adjuntas. Percebemos, então, a ocorrência de sobrenomes similares entre adjuntas e algumas catedráticas. Ao pesquisar por esses nomes no site Family Search, através de certidões de nascimento, casamento ou óbito, ficou constatado tratarem-se de mães e filhas. O estudo das relações de parentesco no magistério, como uma espécie de ofício que é legado de uma para outra geração, já foi objeto de estudo de Munhoz e Vidal (2015), com os “lares docentes” da primeira metade do século XIX, no território de parte do atual estado do Paraná. Luara Santos (2022) tratou de famílias de professores negros e negras no Rio de Janeiro da virada do século XIX para o XX. Nosso estudo opera metodologicamente com base na micro-história (GINZBURG, 1991; REVEL, 2000), e fundamenta-se no conceito de experiência cunhado por E. P. Thompson (1991). Para o presente trabalho, focaremos em duas famílias de professoras iguaçuanas. A primeira é a da professora catedrática Amélia Feliciana da Silva Kelly e sua filha, a professora adjunta Maria Amélia Kelly Marques. Essa família contava ainda com uma terceira professora, que não atuou em Nova Iguaçu, mas que teve trajetória bastante atrelada à de Amélia Feliciana. Trata-se de sua irmã, Carolina Feliciana da Silva Kelly. A outra família é a da professora catedrática Arlinda Rosa de Barros Calino e sua filha Judith de Barros Calino, professora adjunta. Há um terceiro caso de professoras pertencentes à mesma família, são elas a professora Venina Corrêa Torres e sua cunhada Carmen de Castro Torres, ambas professoras em Nova Iguaçu no mesmo período. A professora Venina era filha de professora (que também tinha um pai professor) e tinha uma irmã mais nova que era professora na cidade de Niterói. Em tempos de número irrisório de pessoas formadas pela Escola Normal, poder aprender o ofício docente no interior da casa (que muitas vezes era a própria escola) era um fator facilitador. Além da existência de “lares docentes” em Nova Iguaçu, cujo magistério era transmitido pelo exemplo, nas conversas familiares, no interior dessas pequenas redes sociais, como uma espécie de legado, nosso estudo demonstra como essas relações interpessoais poderiam ser determinantes nos rumos que a carreira docente tomava na vida de cada um. Desde as escolhas das localidades onde trabalhar até a facilitação para ingresso de filhas não formadas pela Escola Normal no magistério público estadual, foram situações verificadas em algumas dessas trajetórias docentes. Vida privada e serviço público se mesclavam, assim, na interdependência de um em relação ao outro.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JARA, ISABELA BOLORINI. O MAGISTÉRIO COMO LEGADO FAMILIAR EM NOVA IGUAÇU (1925).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841404-O-MAGISTERIO-COMO-LEGADO-FAMILIAR-EM-NOVA-IGUACU-(1925). Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

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