YUI MARU: AS ESCOLAS DE IMIGRANTES JAPONESES E SUAS COMUNIDADES NO ESTADO DE SÃO PAULO. A ESCOLA PRIMÁRIA KAZUSHI E A ESCOLA CAMPO LIMPO (1930-1957)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
YUI MARU: AS ESCOLAS DE IMIGRANTES JAPONESES E SUAS COMUNIDADES NO ESTADO DE SÃO PAULO. A ESCOLA PRIMÁRIA KAZUSHI E A ESCOLA CAMPO LIMPO (1930-1957)
Autores
  • Yukihide Reinaldo Kanashiro
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841433-yui-maru---as-escolas-de-imigrantes-japoneses-e-suas-comunidades-no-estado-de-sao-paulo-a-escola-primaria-kazush
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
escola de imigrante, escola japonesa, nacionalização da língua
Resumo
A história das escolas de imigrantes japonesas no Brasil se confunde com as histórias de suas associações, chamadas nihonjinkai, instaladas em locais de grande concentração desses imigrantes no período anterior à Segunda Guerra. Invariavelmente, as sedes dessas associações eram os espaços de socialização desse grupo social, para práticas de atividades culturais, sociais, e, principalmente, locais onde funcionavam suas escolas comunitárias. Erigidas para o ensino japonês, atuava na formação e preservação identitária dos imigrantes. Com a política de nacionalização do Estado Novo, com restrições ao ensino da língua estrangeira, foram perseguidas, criminalizadas e fechadas. O objetivo desta pesquisa foi compreender a relação de duas escolas fundadas por imigrantes japoneses, Kazushi e Campo Limpo, e a relação de ambas com suas respectivas comunidades, bem como suas consonâncias e contradições em relação ao ensino público paulista, durante e após o Estado Novo (1937-1945). Este estudo tem como referência bibliográfica Demartini (2000), que aborda as complexidades do quadro de constituição dos tipos de escolas japonesas, amparados nas investigações e análises históricas de documentos oficiais, nas ideias de Jacques Le Goff e nas decifrações e interpretações de indícios no fazer histórico, de Carlos Ginzburg. Como procedimento metodológico, foram investigados documentos do APESP, decretos e leis, documentos referentes à instalação de escolas japonesas no estado de São Paulo. Como resultados, foi possível encontrar evidências de uma sistemática forma de organização social das diversas comunidades destes imigrantes e no campo educacional, estruturadas redes educacionais, inclusive com a orientação do Consulado do Japão em São Paulo.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KANASHIRO, Yukihide Reinaldo. YUI MARU: AS ESCOLAS DE IMIGRANTES JAPONESES E SUAS COMUNIDADES NO ESTADO DE SÃO PAULO. A ESCOLA PRIMÁRIA KAZUSHI E A ESCOLA CAMPO LIMPO (1930-1957).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841433-YUI-MARU---AS-ESCOLAS-DE-IMIGRANTES-JAPONESES-E-SUAS-COMUNIDADES-NO-ESTADO-DE-SAO-PAULO-A-ESCOLA-PRIMARIA-KAZUSH. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes