O MÉTODO DE GINÁSTICA DE LING: “UMA OBRA DE INFILTRAÇÃO LENTA”.

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O MÉTODO DE GINÁSTICA DE LING: “UMA OBRA DE INFILTRAÇÃO LENTA”.
Autores
  • Cristiane Martini
  • Evelise Amgarten Quitzau
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 12 - História da educação em perspectivas (trans)nacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841597-o-metodo-de-ginastica-de-ling--uma-obra-de-infiltracao-lenta
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Educação do Corpo, Ginástica sueca, História da ginástica
Resumo
A sistematização dos exercícios físicos e a organização de um conjunto de práticas que se denominou “ginástica”, na transição entre os séculos XVIII e XIX, foram propostos por profissionais de diferentes áreas e países, que investiram esforços em publicações de manuais, artigos em periódicos, organização de congressos, entre outras estratégias de fazer circular o conhecimento. Estas propostas utilizaram-se dos conhecimentos da medicina e da pedagogia para dar aos exercícios físicos um caráter racional, científico e de utilidade (MORENO; BAÍA, 2019; QUITZAU, 2015; SOARES, 1994). Conforme a literatura nacional sobre a temática, três países foram centrais na formulação destas sistematizações de exercícios físicos: Alemanha, França e Suécia. Para ser considerado um sistema ou método de ginástica, um conjunto de exercícios deveria apresentar mais do que atividades corporais organizadas e orientadas por um professor. Segundo Nils Posse (1888), barão sueco fundador da Boston Normal School of Gymnastics, nos Estados Unidos, um sistema de ginástica consistia em um método regular de exercícios atléticos aplicados adequadamente para o desenvolvimento e para a preservação da força física, com a finalidade de saúde. Para ele, assim como para outros autores do período, como Hartvig Nissen e Carl Westerblad, existiriam apenas dois “sistemas” ou “métodos” de ginástica: o alemão e o sueco, sendo este último o mais racional, com bases científicas mais sólidas e, portanto, mais adequado para as instituições escolares. Este artigo tem como objetivo analisar diferentes propostas de ensino da ginástica sueca, derivadas do sistema criado por Per Henrik Ling no século XIX. Para isso, analisamos os escritos de alguns disseminadores desse método, como os já mencionados Posse, Nissen e Westerblad, e o capitão Fritjof Detthow, estrangeiro trazido para o Brasil em 1919 para implantar a ginástica sueca nas escolas do Estado de São Paulo. Percebe-se que, ao escreverem sobre a ginástica sueca, cada autor fez interpretações dos ensinamentos de Ling. Ao comparar esses escritos, identificamos indícios de que a “ginástica” de Ling era algo mais amplo do que se entendeu no Brasil por “método sueco”. Uma das hipóteses sobre a limitação do entendimento sobre o termo “ginástica” pode estar nas traduções para outros idiomas. Nos escritos em inglês encontramos mais detalhamentos do que nas traduções para o português, possivelmente porque o inglês era um dos idiomas exigidos para ingresso no Real Instituto Central de Ginástica de Estocolmo, instituição responsável pela formação de professores de ginástica segundo os princípios de Ling. Neste sentido, poderíamos pensar que houve perdas em relação à proposta original, seja pelos processos de tradução, seja pelas intencionalidades de cada um destes autores. Numa longa duração, poder-se-ia dizer que uma a ginástica sueca foi uma “obra de infiltração lenta”, mas que perdurou nos sistemas educativos brasileiros durante boa parte do século XX. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINI, Cristiane; QUITZAU, Evelise Amgarten. O MÉTODO DE GINÁSTICA DE LING: “UMA OBRA DE INFILTRAÇÃO LENTA”... In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841597-O-METODO-DE-GINASTICA-DE-LING--UMA-OBRA-DE-INFILTRACAO-LENTA. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes