A EDUCAÇÃO FRANCISCANA NA IDADE MÉDIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE FONTES E HISTORIOGRAFIA

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO FRANCISCANA NA IDADE MÉDIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE FONTES E HISTORIOGRAFIA
Autores
  • Elizandro Chaves de Oliveira
  • LARISSA MOREIRA DA COSTA
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 02 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841702-a-educacao-franciscana-na-idade-media--algumas-consideracoes-sobre-fontes-e-historiografia
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Educação Francisca, Educação na Idade Média, Pastoral
Resumo
Neste trabalho, abordando a Regula non Bullata de 1221 e a regula bullata de 1223, procuraremos tratar dosaspectos relativos à educação Franciscana na Baixa Idade Média, destacando os debates ligados ao seu papel no exercício do cuidado pastoral. Tendo por base a historiografia referente ao desenvolvimento de uma rede institucional dedicada ao ensino da fé cristã, ocorrida principalmente após a Reforma Gregoriana do século XI, abordaremos os principais aspectos deste processo, os limites de observação na análise das fontes e as principais correntes interpretativas, destacando as especificidades concernente ao processo de estabelecimento de estudos franciscanos e a produção de manuais utilizados no processo de transmissão de saberes. Destacaremos o esforço jurídico empreendido pela monarquia papal no quadro dos séculos XIII e XIV, com destaque para os textos dos concílios de Latrão (1123-1215). Daremos destaque à normatização da aplicação dos sacramentos e o esforço por estruturar um quadro hierárquico e administrativo da igreja que se estendesse até os pontos mais remotos da cristandade, no qual se destacam as especificidades das ordens mendicantes surgidas no século XIII. Enfatizando as práticas da confissão auricular privada e da pregação aos leigos, procuraremos abordar as estratégias e técnicas desenvolvidas no quadro do clero medieval para difundir valores e promover a correção dos costumes dos leigos, explorando documentos como a obra de São Boaventura de Bagnoregio Quare fratres praedicent et confesiones audiant, escrito em meados do século XIII e o Libro de las confesiones, manual escrito no contexto da Península Ibérica em 1316, no bojo dos desdobramentos das reformas lateranenses pelos espaços da Europa. Consideraremos o protagonismo das ordens mendicantes e de alguns de seus membros mais ilustres no quadro de organização e aplicação do sacramento da confissão e no exercício da pregação, instrumentos importantes para o ensino da fé e fiscalização das condutas dos fiéis no contexto dos séculos XIII e XIV. Neste sentido, abordando a literatura acerca da educação franciscana, exploraremos os argumentos que estruturam a tese de um percurso histórico e político, o qual teria resultado no estabelecimento das práticas de ensino como um dos critérios fundamentais para a formação dos frades (ROEST, 2000). De modo análogo, procuraremos abordar a atuação das ordens em ambientes universitários dos séculos XIII e XIV, explorando as possíveis relações entre os debates teológicos e filosóficos ocorridos nestas instituições e sua relação com o estabelecimento das normativas para o cuidado das almas e aplicação da doutrina.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Elizandro Chaves de; COSTA, LARISSA MOREIRA DA. A EDUCAÇÃO FRANCISCANA NA IDADE MÉDIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE FONTES E HISTORIOGRAFIA.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841702-A-EDUCACAO-FRANCISCANA-NA-IDADE-MEDIA--ALGUMAS-CONSIDERACOES-SOBRE-FONTES-E-HISTORIOGRAFIA. Acesso em: 30/04/2025

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